Com a saída da pandemia, muitos de nós começamos o ano passado com uma sensação de alívio e renovação, esperando voltar à normalidade ou, pelo menos, estar abertos ao que pode ser o novo normal. Entretanto, um conflito global inesperado e mais incertezas econômicas começaram a tomar forma, gerando grandes mudanças no mercado. Além da forte queda da Web3 e da criptografia são apenas alguns dos eventos que podem fazer você reavaliar seu otimismo.
Porém, vale ressaltar que também estão surgindo aprendizados e insights que podem beneficiar as startups de tecnologia. Aqui está um rápido Guia de tendências tecnológicas que impulsionam a inovação indicados pela Forbes do que podemos esperar para os próximos anos.
1. Períodos beta mais longos
Estamos vendo mais empresas permanecerem na versão beta por mais tempo, criando uma enorme vantagem para as startups e os usuários de seus produtos e serviços. Hoje, as pessoas estão aparentemente mais confortáveis do que nunca usando betas sem questionar, aproveitando o processo de assistir seus novos produtos e serviços favoritos para evoluir. A ideia de esperar que um produto esteja perfeito para ir ao mercado é simplesmente ultrapassada e continuará a sê-lo.
2. Encontros presenciais
Estamos vendo uma mudança de volta ao trabalho presencial, especialmente no mundo das startups. Os investidores estão exigindo isso e as empresas jovens precisam dele para melhorar a produtividade. Podemos pagar as contas com intermináveis chamadas de Zoom, mensagens do Slack e quadros do Notion, mas para startups, o processo de iteração é intenso e requer a fluidez que vem de estar unido em um só lugar.
3. Foco e priorização
A barreira para fazer uma startup decolar é muito maior hoje do que há alguns anos e continuará a subir. A incerteza contínua da economia e as grandes empresas cada vez mais adeptas de fazer o que você faz bem (mesmo que não tão rápido) estão impulsionando a necessidade de foco. Você tem que ser capaz de construir um produto em seu nível de excelência com uma fração dos recursos. A única maneira de fazer isso é manter o hiperfoco e não atirar muito longe. Priorize o que é mais importante e desconsidere o que não é necessário para garantir que você está construindo na direção certa – mais firme, melhor e mais rápido.
4. Software a um preço
Pagar por software vai se tornar a nova norma. As informações que precisamos fornecer para usar o software livre apagaram nossa privacidade. E estamos começando a entender que as experiências podem ser melhores se pagarmos um pouco por elas. Então, a forma como vamos resolver esse problema é escolhendo pagar e pedir para ser pago pelos produtos e serviços que são mais significativos no nosso dia a dia.
Vazamento de dados: Brasil é campeão mundial pelo segundo ano consecutivo
5. Novos começos de Web3
Algo sairá das cinzas da Web3 e da criptografia – a questão é: o quê? Muitos estavam otimistas com as startups neste espaço. Bilhões foram investidos. É inevitável que algo surja para nos levar para o futuro. Os jogadores que navegaram habilmente no tumulto deste ano estarão preparados para o próximo. No momento, não há líderes de mercado – portanto, está aberto para a tomada de decisões.
Metaverso: o que é e quais seus impactos na nova realidade universal
6. Aprendizado contínuo
Continuaremos vendo grandes empresas comprarem pequenas empresas em um esforço para melhorar as experiências. Quando a Figma foi comprada pela Adobe, ela ofereceu o exemplo perfeito do que estava por vir. As grandes empresas provavelmente continuarão a expandir suas ofertas comprando tecnologias adoradas e focadas que aprimoram sua oferta geral e fornecem uma experiência impossível de viver sem ela. Também devemos esperar ver empresas com ideias semelhantes adquirindo e colaborando em setores semelhantes para fortalecer as startups e trazer ofertas mais robustas ao mercado.
Portanto, vamos continuar abraçando a incerteza que está por vir com otimismo, sabendo que encontraremos maneiras mais exclusivas de iterar, inovar e colaborar. O espaço de startups de tecnologia sempre lidera o caminho, com seu ritmo acelerado nos impulsionando.