8 regras que ajudam a moldar a cultura de inovação da Apple

Ao pensar em empresas inovadoras é provável que a Apple esteja entre as melhores posicionadas. Foi com o iPhone que tivemos a possibilidade de ter ainda mais acesso fácil e ágil à informações, oferecendo também aos usuários uma câmera, dispositivo GPS, tocador de música, comunicador, planejador de viagem e ferramenta de pagamento, tudo em um único dispositivo.

E também de definir a maneira como as pessoas usam eletrônicos pessoais: também configurou um ecossistema inteiramente novo de cadeias de suprimentos em todo o mundo. Além de atualmente fabricar peças para drones, investir em novas tecnologias,  eletrônicos domésticos inteligentes e muito mais.

Mas como a Apple é inovadora e faz tudo isso? Qual é a estratégia por trás desses impulso para inovação? Continue a leitura e saiba mais!

 

8 regras de inovação da Apple

Durante uma entrevista para a Fast Company em 2018, o CEO da Apple, Tim Cook compartilhou detalhes da empresa sobre como impulsionam a inovação para melhorar seus produtos e serviços de forma constante no mercado. Para isso, há uma forte cultura de inovação e criatividade que ajuda o crescimento do desempenho e principalmente algumas normas seguidas pela empresa:

 

1. People First

A abordagem das pessoas estarem em primeiro lugar está no centro da cultura de inovação da Apple. Em vez das pessoas estarem presas somente aos números de receita e avaliação de mercado por exemplo. A Apple se concentra em tornar a vida das pessoas melhor com produtos inteligentes e intuitivos.

Esse foco constante em tornar as coisas mais fáceis e convenientes para as pessoas é o que impulsiona a abordagem da Apple à inovação e é por isso que seus produtos são tão intuitivos e fáceis de usar.

“Somos um grupo de pessoas tentando mudar o mundo para melhor. Para nós, a tecnologia é uma coisa de fundo. Desenvolvemos produtos de tal forma que infundimos humanidade neles. Levamos nossos valores muito a sério e queremos garantir que todos os nossos produtos reflitam esses valores” – Tim Cook, CEO Apple.

 

2. Alinhar cultura com estratégia

A cultura da empresa e o pensamento inovador são fatores importantes que determinam a competitividade das empresas e o que diferencia uma empresa como a Apple de seus concorrentes. Como diz Tim Cook : “A inovação está profundamente enraizada na cultura da Apple. Abordamos os problemas com ousadia e ambição, e acreditamos que não há limites. A inovação está no DNA da empresa.”

Desde os dias de Steve Jobs, a Apple tem trabalhado para estabelecer uma cultura corporativa de inovação, que emprega recursos humanos para apoiar os objetivos estratégicos da empresa. Se você está tentando aumentar a capacidade de inovação de sua empresa, considere o grau de alinhamento entre sua cultura corporativa e sua estratégia de inovação.

 

3. Capacitar pessoas

Em muitas empresas para inovar é preciso ter as pessoas certas, mas isso não significa ter um processo seletivo super rigoroso para combinar as habilidades, experiências e talentos com conjuntos de tarefas. No entanto, muitas empresas não conseguem utilizar todo o potencial de suas contratações mais talentosas.

Para isso, há um conselho de Steve Jobs que pode ser útil: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Contratamos pessoas inteligentes para que possam nos dizer o que fazer.”

 

4. Equilíbrio de estrutura e qualidade

Produzir grandes inovações é uma questão de equilíbrio entre a estrutura e flexibilidade. Quando uma empresa lança novos produtos pode ser um processo rígido e implacável. Por isso, é importante criar alguma flexibilidade em seus processos. “Até o último minuto, você deseja continuar usando o produto e descobrir mais coisas que deseja fazer. Tem que haver um equilíbrio”, diz Tim Cook.

 

5. Timing

Para inovar de forma constante a cada novo lançamento, a Apple tem um processo de desenvolvimento constante que ajuda a reduzir o risco de falha dos seus produtos e limita a possibilidade de erros. Como diz Cook :

“Iniciamos projetos anos antes de serem lançados. Você poderia pegar todos os nossos produtos, eles não foram os primeiros, mas foram os primeiros modernos . Em cada caso, começamos muito antes de outras pessoas, mas levamos nosso tempo para acertar. Isso porque não acreditamos em usar nossos clientes como laboratório. O que prezamos é a paciência. Temos a paciência de esperar até que algo esteja ótimo antes de enviá-lo.”

 

6. Clientes são ouro

Mesmo para um gigante da inovação como a Apple, é importante prestar atenção ao que os clientes desejam e ao que estão dizendo sobre os produtos e serviços que estão usando no dia-a-dia.

“Os clientes são joias. Todos os dias eu leio um bom número de comentários de clientes. É como verificar a pressão arterial. Eu me importo profundamente com o que nossos usuários pensam”, relata Tim Cook.

 

7. Desligue do barulho

No início, os produtos da Apple foram recebidos com muitas críticas, mas desafiaram as expectativas e tiveram um desempenho incrivelmente bom. Por exemplo, no lançamento do iPhone, muita gente disse que o produto nunca decolaria porque não tinha um teclado físico. Os clientes estavam acostumados a digitar em teclas reais, e os pessimistas até alegaram que o iPhone seria uma negócio ruim para a Apple.

Depois do grande sucesso de vendas, quem será que estava certo no final? Mas qual a chave para produzir ótimos produtos, ano após ano? Ouvir o feedback do cliente, ao mesmo tempo em que desliga o ruído inútil.

 

8. É preciso dizer não as grandes ideias as vezes

É difícil, mas até a Apple precisa dizer não às grandes ideias de vez em quando. Embora isso possa parecer contra-intuitivo, reflete a realidade da inovação moderna. Para a maioria das empresas, o principal desafio da inovação não é a falta de ideias.

Em vez disso, é mais comum que as empresas tenham muitas ideias para avaliar e priorizar de forma eficaz. Para empresas em crescimento, ter a coragem de dizer não a algumas ideias promissoras pode fazer toda a diferença para sua sobrevivência ao longo do tempo.

 

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