Em 1899, o gigante industrial Henry Ford deixou sua posição como engenheiro-chefe na sede da Edison Illuminating Company para se concentrar na produção de automóveis.
Ford sabia que precisava deixar a segurança de sua posição para explorar a vida como empresário em seus próprios termos. Embora conheçamos Ford como um dos grandes inventores da América, se você já estudou suas habilidades de liderança, elas também são verdadeiramente surpreendentes.
A liderança requer um equilíbrio de autoridade e compaixão, coragem, suavidade, direção e um senso de recompensa. Talvez seja a função mais difícil que profissionais assumem quando começarem a contratar funcionários e levar adiante a empresa sua visão. Para isso, é fundamental saber desenvolver características que os grandes líderes possuem, realizando pequenas ações diárias.
O que líderes devem fazer todos os dias, segundo Henry Ford?
Henry Ford é sempre citado como um dos maiores exemplos de empreendedores da história, após deixar o cargo de chefe de engenharia na Edison Illuminating Company’s para focar na produção automobilística.
Não somente um empreendedor, Ford também tinha habilidades surpreendentes de liderança. Ser líder demanda características como autoridade e compaixão, força e suavidade e senso de recompensa. Pensando nisso, podemos analisar por meio das citações de Henry Ford, as principais dicas para líderes fazerem todos os dia.
O que é Liderança?
Um dos primeiros a definir o conceito de liderança foi o psicólogo Kurt Lewin em 1939, para que o assunto fosse melhor abordado sob a ótica comportamental, se originou a Teoria da Liderança.
A forma mais fácil de se tornar um bom líder é estudar os perfis de liderança que existem. Assim, fica muito mais claro visualizar que tipo de perfil é o seu e como você pode reduzir os erros e melhorar a sua capacidade de liderança. De acordo com Kurt Lewin, existem 3 tipos principais de líderes:
1. Autoritário
O líder autoritário detém todo o poder da tomada de decisão. Esse tipo de líder centraliza as orientações sobre as ações do grupo de maneira individual, reduzindo a participação dos outros membros do grupo. Fornece expectativas claras sobre quando, onde e como as ações devem ser realizadas.
2. Participativo
O líder participativo é considerado por Lewin como a mais eficiente. Ele é marcado pela orientação do líder do grupo, mas com sua própria participação nas atividades. Neste tipo de liderança, é comum que todos os membros do grupo contribuam para a tomada de decisões a partir das orientações do líder.
3. Delega
O líder que delega é caracterizado pelo estilo “deixe fazer”. Ele oferece pouca ou nenhuma orientação, de maneira que os membros do grupo têm mais autonomia para a execução de ações e projetos. É útil em casos que envolvem especialistas altamente qualificados que trabalham de maneira independente dentro de algum projeto.
Liderança em tempos de Pós-Pandemia
Na primeira onda da pandemia, diante de todas as novidades surgindo, foi preciso buscar agir rápido em um ambiente em que ninguém parecia ter certeza do que estava acontecendo. Foi o instinto de sobrevivência reagindo com prontidão, dilatando nossas pupilas, disparando ondas de adrenalina que nos prepararam para os dias duros que viriam.
O problema é que os dias viraram semanas, as semanas viraram meses e, no fim das contas, quando começamos a crer que o fim estava perto, veio a segunda onda. Agora, doses maiores de resiliência são necessárias. Ao invés de termos que necessariamente agir rápido por não conhecermos a pandemia, temos que buscar outras estratégias para criar capacidade de transformar a exceção em regra.
Em um estudo liderado por Timothy Wilson, David Reinhard e Erin Westgate, foi descoberto que soldados, ficam mais estressados em momentos de espera e de tédio do que durante combates. E o momento atual já não é mais caracterizado pela postura de guerra, mas por uma necessidade de aguardar o desenrolar de situações que não estão exatamente sob nosso controle.
Quer entender mais do assunto? Confira a aula completa sobre Liderança no Pós Pandemia, clicando aqui!