Diversas empresas fecharam as portas em 2020, por conta na crise do coronavírus. Porém, para quem não foi obrigado a fechar a empresa, este é um ano de reinvenção. Afinal, a inovação se tornou uma questão de sobrevivência e uma exigência do mercado.
Hoje, as empresas estão procurando cada vez mais hubs de inovação ou centros de inovação, que são ambientes para formentar novas ideias, parcerias e colaborações para resolver os desafios mais urgentes do setor, seja de melhorias na cadeia de suprimentos e estoque a novos métodos de pagamento.
Veja a seguir quais são os centros de inovação de algumas das principais empresas do mundo por setor:
Tecnologia
HP
- Hub de Inovação: HP Labs
- Fundação: 1966
HP Labs é uma instalação de pesquisa premiada com foco em tecnologias como impressão 3D, microfluídica e imagem, segurança de endpoint e manufatura digital.
Alphabet
- Hub de Inovação: X
- Fundação: 2010
Criado em 2010 para trabalhar em “moonshots” – ou tecnologias de tiro longo que visam tornar o mundo um lugar melhor. O Google X é um laboratório de inovação onde acontecem alguns dos maiores projetos da Alphabet, como os projetos de graduação do Google Glass e a empresa de automóveis autônomos Waymo.
Microsoft
- Hub de Inovação: Microsoft Research Lab
- Fundação: 1991
A Microsoft possui vários laboratórios, cada um com seu próprio foco, voltados para a aplicação de pesquisas independentes dos ciclos de desenvolvimento de produtos. Os projetos incluem tradução do Skype, transcrição de texto falado, rastreamento manual em tempo real para câmeras de profundidade única e muito mais.
Oracle
- Hub de Inovação: Oracle Labs
- Fundação: 1990
Os especialistas dos laboratórios da Oracle usam abordagens como de pesquisa exploratória, dirigida, consultoria e incubação de produtos. Os projetos feitos anteriormente pela Oracle, cresceram a partir da pesquisa do Oracle Labs incluem chip multithreading e a linguagem de programação Java.
IBM
- Hub de Inovação: IBM Research
- Fundação: 1945
IBM Research foi o primeiro laboratório corporativo dos Estados Unidos focado exclusivamente em pesquisa científica. Hoje, existem 12 laboratórios com um total de 3.000 cientistas trabalhando para produzir tecnologias disruptivas.
Phillips
- Hub de Inovação: Phillips Design
- Fundação: 1925
A Phillips Design concentra novas idéias e tecnologias para melhorar a vida de seus clientes. Este laboratório dá a seus inovadores, que vêm de uma ampla gama de disciplinas, a liberdade de explorar e encontrar novas soluções. Essas soluções renderam a eles Red Dot Awards, Webbies, Singapore Good Design Marks e muito mais.
Amazon
- Hub de Inovação: Lab 126
- Fundação: 2004
Fundado em 2004, o Laboratório 126 da Amazon é responsável por inovações como Kindle, Fire e Echo. Os laboratórios estão presentes em Palo Alto e em seus escritórios mais atuais em Sunnyvale, Cupertino, Seattle e Boston. Eles escalaram para atacar novos projetos, mas mantêm o mesmo foco na experimentação e inovação que os ajudou a construir o primeiro Kindle.
Cisco
- Hub de Inovação: Cisco Hyper Innovation Living Labs (CHILL)
- Fundação: 2014
O centro de inovação da Cisco, reúne clientes, fornecedores, designers selecionados para se concentrar nos desafios generalizados da indústria. Cada laboratório concentra-se em um tópico diferente e dá aos colaboradores 48 horas para encontrar soluções.
SAP
- Hub de Inovação: SAP Co-Innovation Lab (COIL)
- Fundação: 2006
O SAP Co-Innovation Lab (COIL) é composto por uma rede de laboratórios de produtos e inovação SAP em 15 locais ao redor do mundo. O portfólio de projetos da COIL se concentra em IoT e aprendizado de máquina, mas também inclui IA, cibersegurança, mobilidade e análise de big data, entre outros.
Telecomunicações
Verizon
- Hub de Inovação: Verizon 5G Labs
- Fundação: 2016
Os centros de inovação da Verizon reúnem empreendedores para pesquisar a tecnologia 5G. Nos laboratórios, os especialistas podem colaborar em novos conceitos 5G e testá-los na rede 5G da Verizon. Os laboratórios estão localizados em Nova York, Washington DC, Cambridge, Los Angeles, Londres e Palo Alto.
Nokia
- Hub de Inovação: Nokia Bell Labs
- Fundação: 1925
O laboratório de inovação da Nokia foi fundado em 1925. Seus pesquisadores trabalharam em invenções como lasers, a linguagem de programação C, UNIX, reconhecimento de voz e muito mais. Possui prêmios que incluem Prêmio Nobel, Medalhas Nacionais da Ciência dos Estados Unidos, Prêmios Turing, Prêmios de Kyoto e outros.
Huawei
- Hub de Inovação: Wireless X Labs
- Fundação: 2016
O Wireless X Labs da Huawei concentra-se no desenvolvimento de novos aplicativos para a indústria de comunicação sem fio. O Wireless X é composto por 3 laboratórios com foco em tecnologia para consumidores, residências e indústrias verticais. Também inclui 1 centro de inovação que colabora com parceiros da indústria.
Finanças
Visa
- Hub de Inovação: Visa Innovation Centers
- Fundação: 2013
Os Centros de Inovação da Visa se concentram em tecnologias em áreas como autenticação, digital, segurança e nuvem. Os centros estão localizados em São Francisco, Dubai, Cingapura, Miami e Londres e oferecem espaços colaborativos para prototipar ideias com clientes, bem como galerias de experiência para mostrar novas soluções.
JP Morgan Chase
- Hub de Inovação: Financial Solutions Lab
- Fundação: 2015
Fundado pelo JPMorgan, o Financial Solutions Lab é um laboratório, que foi projetado para estimular inovações que ajudem a apoiar americanos de renda baixa a moderada a economizar mais e melhorar seu crédito. As equipes trabalham em grupos colaborativos para desenvolver novos aplicativos e ferramentas financeiras.
Citi
- Hub de Inovação: D10X
- Fundação: 2011
Instalado no braço de capital de risco do Citi, o D10X se concentra na inovação interna e no apoio ao empreendedorismo dentro do banco. Seu programa para empreendedores, visa ajudar os funcionários do banco a identificar as necessidades dos clientes e desenvolver soluções competitivas em resposta.
Mastercard
- Hub de Inovação: Mastercard Labs
- Fundação: 2010
A Mastercard Labs quer transformar a maneira como as pessoas pagam e são pagas. Ao investir em tecnologia e inovação, visa alavancar os avanços nos pagamentos para ajudar as empresas a crescer e melhorar as experiências de compra do consumidor.
Alimentos & Bebidas
Coca-Cola
- Hub de Inovação: KOLab Collaboration Center
- Fundação: 2019
A Coca-Cola cria inovações em alimentos e bebidas em sua sede em Atlanta, mas usa suas instalações KOlab recentemente reveladas para colaborar com clientes de varejo e restaurantes para inovar novas maneiras de alcançar os clientes. O laboratório pretende ser um espaço onde a Coca Cola pode construir relacionamentos com seus restaurantes e clientes de varejo para descobrir novas ideias.
PepsiCo
- Hub de Inovação: Design & Innovation
- Fundação: 2012
O centro de Design e Inovação da PepsiCo em Nova York olha para nutricionistas, caçadores de tendências, futuristas, artistas culinários e todos os tipos de influenciadores culturais como potenciais parceiros e colaboradores em inovação. A marca busca atingir mais pessoas e tornar seus produtos mais acessíveis em todo o mundo.
Nestle
- Hub de Inovação: HENRi@Nestle
- Fundação: 2015
Por meio do HENRi, a Nestlé busca encontrar oportunidades para causar impacto na saúde, bem-estar e sustentabilidade de pessoas em todo o mundo. O programa de inovação faz parceria com startups em projetos que tocam as linhas de produtos da Nestlé, solicitando propostas e oferecendo financiamento para startups.
Varejo
Ikea
- Hub de Inovação: SPACE10
- Fundação: 2015
Localizado no centro de Copenhagen está o SPACE10, o laboratório de pesquisa e design da Ikea. O SPACE10 convida pessoas do mundo da arte, design e tecnologia para trabalhar em projetos de pesquisa que resultam em uma variedade de protótipos, exposições, eventos e workshops da Ikea.
Walmart
- Hub de Inovação: Walmart Labs
- Fundação: 2005
O laboratório de inovação do Walmart foi projetado para ajudar a empresa a se manter competitiva no mundo cada vez mais online e móvel. As equipes se concentram em inovações que tornarão a experiência de compra do Walmart mais perfeita, tanto online quanto na loja.
Sephora
- Hub de Inovação: Sephora Innovation Lab
- Fundação: 2015
O laboratório de inovação da Sephora está localizado no distrito de Mission Bay, em São Francisco. O primeiro uso da instalação foi construir e testar monitores na loja, mas em 2015, seu foco se expandiu para incluir digital, refletindo a natureza cada vez mais online de qualquer tipo de experiência de compra.
Nike
- Hub de Inovação: Innovation Kitchen
Quando a Nike surge com um novo sapato ou peça de tecnologia, isso é figurativamente preparado na Cozinha de Inovação da empresa. A equipe criativa da Kitchen explora tudo, desde sapatos descalços a rastreadores de atividades e muito mais, em um espaço aberto e descontraído que leva ao pensamento livre, à experimentação e à autoexpressão.
Unilever
- Centro de Inovação: Unilever Foundry
- Fundação: 2014
Em seus centros de inovação em Cingapura e Dublin, startups, marcas da Unilever e parceiros corporativos podem colaborar e inovar em um ambiente de coworking. Suas áreas de foco incluem bem-estar, personalização, marketing digital, sustentabilidade, cadeia de suprimentos e tecnologia empresarial.
L’Oréal
- Hub de Inovação: Open Innovation
- Fundação: 2018
A L’Oréal fez parceria com a Station F, Founders Factory e Partech Ventures para criar uma nova geração de produtos, dispositivos e serviços digitais de beleza inovadores. As startups selecionadas em seu programa de Open Innovationm, passam por um processo de integração e recebem orientações e constroem junto com a marca.
Procter & Gamble
- Hub de Inovação: Connect + Develop
- Fundação: 2006
O programa Connect + Develop da P&G anuncia os problemas de que precisa para ajudar a resolver em todas as linhas de negócios, desde a cadeia de suprimentos até as linhas de produtos. A P&G usa essa convocação de ideias para atrair as mentes mais inovadoras do mundo a fim de entregar as oportunidades mais desafiadoras da empresa.
Consultoria
Accenture
- Hub de Inovação: Accenture Innovation Centers
O centro de inovação da Accenture é composto por 6 ramos: Accenture Research, Accenture Ventures, Accenture Labs, Accenture Studios, Accenture Innovation Centres e Accenture Delivery Centers. Esses centros de inovação estão localizados em vários locais ao redor do mundo, incluindo Zurique, Tóquio, Bengaluru e Nova York.
Deloitte
- Hub de Inovação: Deloitte Analytics
O laboratório de inovação da Deloitte se concentra em alavancar análises e tecnologia. Uma incubadora, o laboratório Insight Studio da Deloitte permite que os clientes apresentem suas necessidades exclusivas para equipes altamente eficientes e aprendam rapidamente os principais argumentos.
McKinsey
- Hub de Inovação: Digital Labs
O McKinsey Digital Labs usa ferramentas digitais e pensamento de design centrado no usuário para fornecer produtos, experiências e sistemas para seus clientes com base em suas necessidades específicas. Sua equipe de engenheiros, designers, cientistas de dados, especialistas em software e outros especialistas ajudam a expandir os recursos digitais dos clientes.
Boston Consulting Group
- Hub de Inovação: BCG Innovation Center for Operations
- Fundação: 2016
O Centro de Inovação da BCG possui fábricas modelo na França, Alemanha, Cingapura e nos EUA, que se concentram em automação e troca de dados em tecnologias de manufatura, também conhecidas como Indústria 4.0. Os projetos incluem a criação de uma estratégia para a entrada de um fabricante de bens industriais no mercado de impressão 3D.
Ernst & Young
- Hub de Inovação: Wavespace Centers
A EY opera uma rede de 25 centros espaciais e 19 centros satélites. Os centros se concentram em recursos digitais como IoT, IA, blockchain e análise de dados, onde equipes especializadas trabalham com os clientes para ajudá-los a adotar tecnologia e escalar seus programas de inovação
KPMG
- Hub de Inovação: Innovation Labs
As equipes dos Laboratórios de Inovação da KPMG ajudam os clientes a identificar oportunidades de inovação. As capacidades variam de ajudar a redesenhar modelos de negócios a conectar empresas com startups para avaliar oportunidades de investimento.
PwC
- Hub de Inovação: Center for Technology and Innovation
O Centro de Tecnologia e Inovação da PwC é focado em tendências de TI empresarial e tecnologias emergentes para diretores de informação e outros executivos. Ela publica previsões trimestrais e white papers que enfocam a mudança da função dos CIOs.
Automobilismo
Volkswagen
- Hub de Inovação: Volkswagen Automotive Innovation Lab (VAIL)
- Fundação: 2010
O Volkswagen Automotive Innovation Lab (VAIL) reúne equipes interdisciplinares para trabalhar em projetos de mudança do setor. Localizados no campus da Stanford University, eles fazem parceria com a escola em projetos como sistemas de assistência ao motorista com o Stanford Solar Car Project e muito mais.
Ford
- Hub de Inovação: Ford Greenfield Labs
- Fundação: 2012
O laboratório de inovação da Ford em Palo Alto, Califórnia, é o lar de uma equipe de mais de 300 pesquisadores, cientistas, engenheiros e designers. A instalação de 182.000 pés quadrados possui espaços abertos para incentivar a colaboração enquanto a equipe trabalha em projetos em áreas como mobilidade urbana e veículos elétricos.
Volvo
- Hub de Inovação: Innovation
- Fundação: 2012
O grupo de inovação da Volvo opera uma série de iniciativas, incluindo CampX, iLabX e MobilityXlab. Cada um deles fornece a parceiros internos e externos, bem como startups selecionadas, oportunidades para desenvolver ideias que seguem três áreas principais: conectividade, eletrificação e direção automatizada.
Media
The New York Times
- Hub de Inovação: Research & Development
O grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do New York Times visa criar novos produtos usando tecnologias emergentes que mudarão a forma como as pessoas interagem com a mídia. Os projetos incluem a aplicação de visão computacional durante eventos a tecnologia blockchain para armazenar metadados do editor em fotos de notícias
The Walt Disney Studios
- Hub de Inovação: The Walt Disney Studios StudioLab
- Fundação: 2018
O StudioLab da Disney é um espaço criativo destinado a aprimorar a colaboração entre cineastas dos estúdios de cinema da Disney, como Pixar Animation e Lucasfilms. O laboratório também pretende ajudar os cineastas a explorar e experimentar novas tecnologias como VR, IA e experiências de realidade mista.
WarnerMedia
- Hub de Inovação: WarnerMedia Innovation Lab
- Fundação: 2019
Anunciado em 2019, o WarnerMedia Innovation Lab foi concebido como um espaço para combinar tecnologias emergentes, como IA, VR e ML, com conteúdo para criar experiências de consumo novas e inovadoras.
Viagem
Delta
- Hub de Inovação: The Hangar
- Fundação: 2016
O centro de inovação da Delta localiza na Tech Square em Atlanta, e está a procura de oportunidades reais para resolver problemas de negócios.
Hilton
- Hub de Inovação: Innovation Gallery
- Fundação: 2017
A galeria de inovação do Hilton apresenta as mais recentes inovações do grupo de hospitalidade. Também se destina a criar espaços para conversas entre seus especialistas em design e outros líderes do setor.
Airbnb
- Hub de Inovação: Disruption & Growth
- Fundação: 2016
A primeira iniciativa da equipe do Airbnb, foi um projeto de habitação comunitária no Japão. Seu projeto atual, Backyard, é uma iniciativa para criar protótipos de novas maneiras de construir e compartilhar casas.
Para se aprofundar no tema, confira o ebook completo do AAA Inovação sobre Inovação aberta, clicando aqui!