Considerada a maior premiação do atendimento brasileiro, o Prêmio Reclame Aqui é o ápice para as empresas que valorizam seus clientes e fazem de tudo para entregar o melhor atendimento. Em 07 de Dezembro de 2020, aconteceu a 10ª edição do evento, pela primeira vez de forma online seguindo à risca as recomendações de saúde e segurança devido a pandemia.
O Prêmio surgiu há 10 anos, a partir de uma iniciativa do Reclame Aqui para reconhecer as empresas que fazem um bom atendimento. Ao passar dos anos, o evento cresceu e se consolidou como a maior premiação de atendimento do Brasil, almejada por empresas de todos os segmentos de atuação que lidam diretamente com o consumidor.
Em 2020, no ano em que o Reclame Aqui completa seus 20 anos de história, elegeu através de dados de desempenho da plataforma HugMe e um júri especial, 134 empresas com o melhor atendimento para o consumidor em mais de 100 categorias de atuação foram anunciadas vencedoras Além disso, foram premiadas em 6 categorias especiais as empresas e os profissionais que merecem ter o bom trabalho reconhecido.
“O prêmio foi o maior desafio deste ano para nós. Tivemos de mudar tudo, toda a estrutura de som, imagem, toda a comunicação da festa em apenas uma semana, quando os casos de Covid-19 voltaram a subir e a passamos para a fase amarela”, conta o fundador e CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas.
As principais empresas premiadas por categoria
O iFood é o campeão da décima edição do Prêmio Reclame Aqui, promovido pelo portal de mesmo nome para reconhecer as empresas que melhor atendem aos consumidores. Em segundo lugar, aparece a Netflix e, em terceiro, a Lorenzetti. O prêmio CEO Reclame Aqui foi para o empresário Sérgio Zimerman, da Petz. A equipe campeã de atendimento foi a da Americanas.com. O prêmio de empresa que mais evoluiu foi para a Asaas Gestão Financeira. A Fuel Eyewear Óculos levou o de experiência do cliente.
Como destaque no contact center: a Sercom, em primeiro lugar, a Teleperformance, em segundo, e a Algar, em terceiro. Os profissionais de atendimento vencedores foram Geovane Fabio Miranda Salviano, da Riachuelo e Midway Financeira, Leonardo Simões Silva do Centro de Integração Empresa Escola, CIEE e Giovanna Almeida Guedes da Ame Digital. O Prêmio Reclame Aqui 20 Anos foi dado para quem sempre apostou no projeto: Timótheo de Barros, diretor superintendente das Lojas Americanas, e Davi André, colaborador interno do Reclame Aqui. A outra homenagem especial foi o lançamento do Prêmio Dedicação ao Cliente, cuja vencedora foi a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.
Grande Prêmio da Noite
1. iFood
A categoria Grande Prêmio da Noite representa as empresas que mais promovem um melhor atendimento para o consumidor. A campeã desta categoria em 2020 foi o iFood, que é um dos unicórnios brasileiros, fundada em 2011, que se tornou líder em delivery de refeições na América Latina, com presença na Argentina, no México e na Colômbia. Trata-se de um aplicativo para smartphone que oferece um marketplace com centenas de restaurantes que trabalham com entrega de comida.
Em 2014, recebeu investimentos de capital de risco, incluindo grupos de Jorge Paulo Lemann, sendo adquirida em 2014 pela Movile.
2. Netflix
Ocupando o segundo lugar de empresa com o melhor atendimento para o consumidor de 2020, está a Netflix, que no ano de 2019 e 2018 conquistava o primeiro lugar. Criado em 1998, a Netflix revolucionou a indústria de locadoras de vídeos no mundo todo ao oferecer conteúdos no modelo tipo All You Can Eat em vídeo (filmes, séries, shows, documentários, etc.) ilimitado por um valor fixo mensal.
Hoje a Netflix é uma plataforma de streaming de sucesso e a maior do mundo. Em setembro, já contava com 195,15 milhões de assinantes no mundo inteiro e com o aumento do consumo de streaming esse número só tende a crescer.
3. Lorenzetti
Em terceiro lugar no geral de todas empresas, a empresa Lorenzetti é homenageada por ter o melhor atendimento do consumidor em 2020. Com mais de 95 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, a Lorenzetti é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás.
Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. A Lorenzetti tem como principal objetivo oferecer produtos de qualidade e com design inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.