Durante a crise mundial causada pelo novo coronavírus, muitas empresas estão lutando para manter seus fluxos de caixa, despesas, ROIC (retorno sobre o capital investido) em alta, além de salários e dívidas em dia.
Apesar dos inúmeros cortes em vários cenários do mercado, algumas empresas, graças aos seus negócios, têm conseguido manter presença na vida de muitas pessoas e lucrar mesmo durante previsões de crise econômico e recessão global.
Graças ao isolamento social, pudemos observar mudanças nos hábitos de compras e comportamento das pessoas e serviços de delivery, streaming, medicamentos, jogos, comércio online, entre outros. Cada vez mais incluídos nas rotinas daqueles que quase não saem de casa, esses novos costumes são oportunidades que muitos negócios puderam aproveitar no começo e durante a pandemia.
Quer saber quais as empresas que mais lucraram durante a pandemia? Confira abaixo:
Netflix
Diferente do que muitos pensavam que, em momentos de crise e contenção de gastos, os serviços de streaming seriam um dos primeiros a serem cortados dos orçamentos das pessoas, eles estão apenas crescendo durante esse período.
Com uma tendência que já era de crescimento, ao não contar mais com a possibilidade de cinemas e entretenimento fora de casa, o streaming passa a ser um aliado para passar o tempo durante a quarentena.
Em abril, a Netflix anunciou que ganhou quase 16 milhões de novos clientes entre Janeiro e Abril de 2020, número muito relevante para o crescimento e lucratividade da empresa. O número foi muito mais do que o esperado para o primeiro trimestre do ano, já que no trimestre anterior, de outubro a dezembro de 2019, foram contabilizados 8,76 milhões de pessoas.
O movimento elevou a receita da companhia para US$5,77 bilhões no trimestre e após anúncio, as ações do streaming que já subiram 35% em 2020, avançaram mais 4% no mercado.
Zoom
Com a necessidade de trabalho remoto, interação e comunicação para as pessoas em seus trabalhos mesmo estando em casa, o Zoom, empresa de videoconferência, ganhou mais popularidade e subiu muito em seus lucros.
O aplicativo registrou mais de 131 milhões de downloads em todo mundo no mês de abril, número 60 vezes maior do que o mesmo período no ano passado. Mesmo que muitas pessoas utilizem a versão gratuita do aplicativo, a empresa ainda lucra muito com as aqueles dos recursos premium, sendo contabilizadas US$122 milhões nos três primeiros meses de 2020, dobrando o valor do mesmo período em 2019.
3M
Com a necessidade de proteção e produtos de segurança pessoal e no trabalho, como roupas e máscaras faciais N95 para profissionais de saúde, a empresa 3M viu sua demanda crescer.
A empresa teve aumento de quase 3% de vendas no primeiro trimestre, avaliado em cerca de US$8,08 bilhões, impulsionada pelo crescimento de vendas de produtos médicos e bens de consumo, como as esponjas Scotch-Brite.
Activision Blizzard, Electronic Arts, Nintendo
Os videogames e jogos online também tem sido grande aliados das pessoas em seus tempos livres durante a quarentena e as empresas de videogames tem crescido muito nesse período.
A Activision Blizzard, dona do jogo “Call of Duty: Modern Warfare”, que foi lançado em setembro do ano passado, já registrou vendas muito maiores do que qualquer outro título da série. Com mais de US$1,52 bilhão de receita no primeiro trimestre, a empresa se deparou com um aumento de 21% em comparação com o mesmo período em 2019.
Para a Electronic Arts, de jogos como FIFA, The Sims 4 e Madden NFL, houve aumento de 12% na receita do trimestre comparado ao ano passado. Já a Nintendo revelou que o lucro subiu 41%, o maior em nove anos de empresa.
Centauro
Outro setor que tem feito sucesso durante a quarentena são os exercícios em casa, alongamentos, aulas coletivas online, yoga, entre outros. Por isso, um setor que tem crescido são os de compras online e de equipamentos, roupas e calçados esportivos.
Ao notar o aumento da demanda, a brasileira Centauro anunciou descontos para atrair clientes e teve aumento expressivo de vendas. Entre 20 de março de 13 de abril de ano a venda de apoios para flexão de braço cresceu 12,42%, anilhas em 2,68% e halteres em 2,32% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, no quarto trimestre de 2019, a empresa apresentou um lucro líquido de R$163,6 milhões, sendo 33,1% superior ao mesmo período do ano anterior.
As faixas elásticas e caneleiras também registraram aumento de vendas, de 14 a 16 vezes maiores e as bicicletas ergométricas aumentou mais de 3000% em vendas. A loja não revelou os valores, mas certamente as novas vendas trouxeram ótimos resultados.
As empresas que mais lucraram durante a crise oferecem soluções que fazem todo sentido para as pessoas na situação atual. Mesmo que algumas estejam no lugar certo, na hora certa, outras souberam aproveitar a oportunidade para lançar campanhas que trouxeram ainda mais visibilidade para a marca.
Como está o seu negócio durante esse período?
Como sua empresa está se reinventando para fazer parte da vida das pessoas?
Aproveite essas inspirações e bons negócios!