Se você acha que Inteligência Artificial (I.A.) é algo futurista, embrionário ou encontrado apenas nas histórias de ficção científica, é hora de repensar. Ela já é uma realidade muito mais presente em nossas vidas do que você, provavelmente, já se deu conta. A 4ª revolução industrial chegou. E veio para redefinir nosso jeito de pensar, fazer, comunicar e viver.
A 4ª Revolução Industrial está aqui
Há uma década, vivemos a era dos telefones inteligentes?—?os smartphones?—?e seus aplicativos. Waze, WhatsApp, Uber, redes sociais, e aplicativos de jornais, revistas, bancos e tantos outros passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Há uma nova (r)evolução tecnológica em curso, que vai colocar a anterior no bolso, com o perdão do trocadilho.
Segundo estudo do Bank Of America Merril Lynch, sistemas dotados de Inteligência Artificial movimentarão US$70 bilhões já nos próximos quatro anos, começando pelo próprio setor bancário, com redução de custos, ganhos de eficiência, automatização de processos e sistemas antifraude.
Até 2025, 75% das equipes de desenvolvedores devem incluir inteligência artificial em um ou mais serviços e o mercado de computação cognitiva deverá representar mais de US$ 2 trilhões.
De acordo com uma pesquisa recente da IBM com 525 líderes de marketing e 389 líderes de vendas de empresas globais, 64% dos executivos acreditam que suas empresas usarão Inteligência Artificial nos próximos três anos e 91% acreditam que a computação cognitiva ajudará suas organizações.
Ginni Rometty, CEO global IBM, afirmou que o Watson, plataforma de solução cognitiva da empresa, já é usada por cerca de 1 bilhão de pessoas. Sim, 1 bilhão de pessoas!
Você provavelmente já interage com uma Inteligência Artificial
Sabendo ou não, você já deve ter sido atendido ou ter conversado com um sistema de computador que simula um ser humano?—?como ChatBots, Siris ou Google Assistente?—?mas Inteligência Artificial é muito mais do que isso. Ela veio para revolucionar nossas vidas e os negócios.
O Bradesco, por exemplo, já usa o IBM Watson em seu call center e em todas as suas 5.650 agências no país para ajudar os atendentes e gerentes a responderem mais de 200 mil perguntas sobre os produtos e serviços do banco.
Outra realidade já presente são empresas, organizações e marcas investindo em uma comunicação personalizada com seus clientes. Hoje, já é possível responder de forma específica às necessidades das pessoas e de pequenos grupos e não apenas de forma genérica à grande massa.
A consultoria de soluções cognitivas Nexo, parceira da IBM no país, já faz isso para empresas como Whirlpool, Vertiv, Smiles e até mesmo o Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo.
Recentemente, em uma feira de lançamento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, a Nexo implementou uma solução de Inteligência Artificial para que o público pudesse conversar com o novo modelo da montadora. Isso mesmo, conversar com o caminhão.
E você e o seu negócio, estão prontos para a revolução?
Acesse https://aaainovacao.com.br e não seja atropelado pela mudança!
Gosta de conteúdos sobre futuro, inovação e negócios inovadores? Aqui estão alguns em destaque!
👉 Yuval Noah Harari, Inteligência Artificial, Educação e Futuro
👉 Tecnologia, Futuro, Trabalho e Educação
👉 Os 4 Tipos de Inovação (+ cases Apple, Netflix, Tesla e Globo)