A famosa frase “deve fazer até café” logo deixará de ser piada, para se tornar apenas mais uma funcionalidade de serviços multiplataforma e super aplicativos. A crescente tendência que integra soluções financeiras, de logística, comunicação, entretenimento e até mesmo saúde, em um só aplicativo, está tomando conta do mercado.
Nascida do século da inovação, praticidade, foco na experiência do usuário e análise constante de dados, essa tendência busca unificar todas as principais atividades tecnológicas do usuário, em um só ambiente, permitindo que usuários possam organizar seus gastos, fazer investimentos, assistir filmes em HD e pedir delivery, tudo ao mesmo tempo.
Resultado de bons samaritanos ou uma nova estratégia para dominar todos os mercados ao mesmo tempo?
Entenda mais sobre o benefício de super aplicativos e quais os impactos da nova tendência, que já é projeto milionário das maiores empresas do mundo: Uber, WeChat, Meituan Dianping, Grab, Rappi e Banco Inter.
Qual o benefício de serviços multiplataforma?
Apesar da forte tendência Customer Centric, que coloca a experiência e necessidade do usuário em primeiro lugar, estar realmente reformulando todo os setores através de tecnologia, sabemos que essa crescente de serviços multiplataforma não é apenas uma boa ação de grandes empresas. A utilização de super aplicativos possui dois benefícios, um sendo para usuários e outro para as empresas, respectivamente:
- Praticidade na execução de tarefas diárias que envolvem serviços financeiros, alimentação, logística e outros;
- Acumulo de dados de comportamento do consumidor, resultando em maior análise, acumulo e impacto de usuários;
Basicamente, se uma empresa detém todos os seus comportamentos financeiros, alimentícios, de transporte, saúde e entretenimento, será possível traçar seu perfil, comparar com outros usuários através de idade e região, aumentando a compreensão de comportamento e produzindo novos serviços ou gerando vendas através dessa análise de dados. Para os usuários, essa estratégia não fará diferença, visto que irá resultar em mais praticidade, acesso e descontos em inúmeros serviços espalhados em suas cidades e logo, no mundo todo.
Assim como foi a chegada dos smartphones, que só no Brasil fez com que o número de compradores através de celulares fosse de 15% para 50%, de 2013 para 2019, a nova tendência de serviços multiplataformas irá mudar completamente o comportamento de usuários, afetando os modelos tradicionais de bancos, lojas de conveniência e pressionando outros mercados.
Já é o caso de empresas focadas apenas em serviços de streaming, como a Netflix, cada vez mais ofuscada pela concorrência, que já replicou seu modelo de negócio.
Principais super aplicativos e serviços multiplataforma
Não sendo uma tendência exclusiva de gigantes do mercado, várias novas empresas e startups de serviços financeiros tem agregado novos serviços em seus aplicativos. Até mesmo empresas de entrega ou transporte tem inserido opções de operações financeiras, como é o caso da Grin, aplicativo de compartilhamento de bicicletas e patinetes, que criou sua própria carteira digital para pagamento de contas de luz, água, internet, gás e recarga de créditos de celular, dentro do próprio aplicativo.
Conheça grandes empresas que estão na guerra de plataformas com vários serviços, começando pelas menores.
Banco Inter lançou Super App com opções financeiras, de transporte e delivery
Um dos mais recentes competidores da tendência de serviços multiplataforma, foi o Banco Inter, que em 7 de novembro de 2019, lançou seu Super App com opções de investimento, serviços financeiros, transporte, entretenimento de cinemas e teatros, compras em marketplaces e e-commerces nacionais e um dos mais impressionantes: Reserva de hotéis.
Aproximadamente 15% da empresa de operações financeiras foi vendida para o Softbank, após segundo aporte bilionário feito em 2019, pelo fundo de investimentos japonês. Parte desse valor foi direcionado para a oferta de novos serviços dentro do aplicativo, buscando atrair novos usuários e atenção de novos investidores.
De acordo com o CEO João Victor Menin, já existe uma segunda etapa programada para Janeiro de 2020, onde uma empresa de processamento de cartões fará parte da estratégia de expansão do antigo Banco Intermedium.
Rappi lançou compras em mercado, carteira digital e pré-venda da BMW
Outra grande nome do mercado de serviços multiplataforma é a Rappi, que também recebeu investimento bilionário do Softbank e surpreendeu o mercado de aplicativos de entrega, ao fazer grandes parcerias como foi a junção de serviços com o mercado Carrefour em 2019.
Dentro do aplicativo, é possível solicitar as entregas padrões de restaurantes e supermercados, mas também solicitar entregas (envio em espécie de dinheiro, documentos de cartório e pequenos pacotes) serviços de limpeza, pesquisa de hotéis, conserto de carro, compra de cartuchos de impressora HP, pré-venda de carros BWM por taxa de R$1.000 e até mesmo doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Essa são apenas algumas das parcerias da Rappi, que oferece conexão direta com grandes marcas em seu portfólio: Ri Happy, Grin, Parafuzo, Pátio Batel, Kalunga e outros serviços locais.
WeChat é o primeiro serviço multiplataforma do mundo
Obviamente, existem nomes que superam outros e já estão muito na frente na oferta de super aplicativos e praticidade para inúmeros serviços. Apesar do primeiro indício dessa tendência ter começado na China, quando a gigante de comércio eletrônico Alibaba criou o AliPay, sua própria carteira digital para compras on-line de atacado e varejo, quem realmente elevou o nível do jogo, foi a gigante chinesa Tencent, ao criar um dos principais aplicativos de serviços multiplataforma.
O aplicativo engloba funcionalidades do Facebook, WhatsApp, PayPal,, Tinder, Google Maps, Amazon. e vários outros pequenos serviços que agregaram tanto valor, que resultaram na marca de mais de 1,1 bilhão de usuários e 34% da retenção de dados transmitidos em toda a China.
Em uma estratégia ousada de expansão a WeChat liberou seus métodos de pagamentos para todo o mundo em 7 de novembro de 2019, batendo de frente com a mesma ação do Alibaba e buscando aumentar o número de usuários, avançando agressivamente para outros continentes.
Uber possui serviços de carona, delivery, logística e compartilhamento de patinetes
Não só lançando várias novas opções de serviços, a Uber também tem feito testes de pacotes de assinatura em São Francisco e Chicago, disponibilizando várias soluções através de seus aplicativos. Além de ter anunciado o novo serviço Uber Pay, carteira digital que permite inclusão de saldo por cartão de débito e boleto bancário, em parceria com a fintech curitibana EBANX.
Apesar de inúmeros projetos que envolvem logística de entregas com drones e até mesmo locação de patinetes elétricos e bicicletas, dentro do mesmo grupo de aplicativos, a Uber se mantém com foco na praticidade na locomoção de pessoas e carros, sendo um dos serviços multiplataforma com uma proposta mais focada no setor de transporte.
Parte da estratégia segura da empresa é devido a grandes polêmicas nos EUA, resultando na demissão de 1% dos funcionários da Uber e vários casos judiciais envolvendo a relação contratual da empresa com os motoristas.
Através de serviços multiplataforma e super aplicativos, grandes empresas como Banco Inter, WeChat, Uber e Rappi buscam aumentar sua oferta para receber um maior número de usuários e atender mais necessidades, garantindo sucesso no mercado, oferecendo soluções de vários setores.