Lean Startup (A Startup Enxuta)
Um dos mais populares livros sobre desenvolvimento de startup já escrito, “The Lean Startup” – em português: A Startup Enxuta – descreve a trajetória de Eric Ries (autor do livro) na criação de sua Startup IMVU, detalhando seus erros e acertos.
As lições aprendidas por Eric Ries serviram como base para a criação da mais popular metodologia de desenvolvimento de startups: a Lean. A premissa central do livro parte do total desconhecimento, por parte dos empreendedores, sobre o desejo e as necessidades de seus clientes. Neste contexto de incerteza, Eric Ries estimula a criação de MVPs – Produto Mínimo Viável, em português – para testar importantes premissas relacionadas ao seu produto. Adicionalmente, é apresentado o modelo Construir – Medir – Aprender, como uma importante ferramenta de aprendizagem e apoio na tomada de decisão.
Organizado de forma cronológica ao desenvolvimento de uma startup, o livro traz ferramentas e conceitos para ajudar empreendedores a terem uma metodologia no desenvolvimento de seus negócios, aumentando suas chances de sucesso.
Startup: Manual do Empreendedor
Principal livro sobre conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento de produto já escrito, o livro “Startup: Manual do Empreendedor” traz importantes teorias e ferramentas para startups de qualquer estágio de maturidade, sejam elas startups digitais ou hardtech.
O livro – de autoria de uma principais referências do Vale do Silício e também professor da Faculdade de Stanford, Steve Blank (em cooperação com Bob Dorf – Professor de Columbia Business School) – age como um verdadeiro guia, mostrando caminhos, riscos e objetivos para startups em cada etapa de sua evolução. Como se não fosse suficiente, o livro também aborta diversos assuntos relacionados a negócio.
O livro tem como tese central a teoria de que Startups devem perseguir clientes e não investidores. Clientes são os principais validadores de todas as premissas relevantes para uma startup.
Vale ressaltar que este livro tornou conhecida a metodologia “Desenvolvimento de Cliente”, usualmente utilizada por startups ao redor do mundo.
A Arte do Começo 2.0
Não é mais um livro de desenvolvimento de startups! Criado pelo brilhante Guy Kawashaki (Ex- Apple e Google, Empreendedor e Investidor), “A Arte do Começo 2.0” aborda o tema de uma forma mais abrangente, trazendo conceitos e discussões que permeiam a criação de uma empresa.
São discutidos aspectos de Marketing, Produto, Posicionamento, Apresentação de Ideais, Mentalidade Empreendedora, Mercado, Investidores, Pessoas etc.
Com leitura fácil e descontraída, rodeado de exemplos e sugestões, este livro é uma excelente opção para empreendedores em início de trajetória ou que querem apenas se aproximar do tema.
Quer receber os nossos melhores conteúdos no seu email?
Ótimos artigos. Sem spam.
Deixe seu email abaixo! 👇
Nação Empreendedora
O livro aborda a perspectiva de uma sociedade que, apesar de todas as dificuldades territoriais, demográficas, geográficas e históricas, usa o pragmatismo como forma de criar soluções para os desafios que enfrenta. Segundo o livro “fica mais fácil para Israel exportar pequenos componentes e software, elementos mais difíceis de serem boicotados.” Essa é somente uma das razões para o destaque, fato é que o empreendedorismo está na essência da formação dos cidadãos de Israel. As pessoas que lá vivem são estimuladas a pensar de forma inovadora e a ganhar dinheiro.
Alguns pontos importantes são destacados no livro, todos na sociedade estimulam o empreendedorismo, e isso reforça a importância de um ecossistema alinhado com a inovação. O governo age de forma a estimulá-la e os pesquisadores de universidades são estimulados a empreender, isso vai contra o senso comum nos demais países. Além disso, ressalta-se que Israel oferece educação de qualidade para todos, do básico ao ensino superior.
Os autores ainda reforçam que a disposição para empreender vem de características culturais e filosóficas da população, e ainda demonstram como o comportamento pode ser replicado em outras culturas.
De Zero a Um
Em “De Zero a Um”, Peter Thiel por meio da experiência adquirida no desenvolvimento do PayPal e Palantir e dos anos de investidor anjo, oferece discussões, cases e sugestões para startups de base tecnológica.
Desbloquear o potencial da inovação é o objetivo principal do diálogo proposto no livro. O autor enfatiza a necessidade do pioneirismo para o atingimento de soluções de grande impacto que dominem seus respectivos mercados, destacando a importância dos primeiros passos de uma startup (daí o nome do livro).
Para atingir esse objetivo, o empreendedor precisará questionar o conhecimento convencional e entender como atrair valor para o seu novo negócio.