A revista americana Fast Company divulgou a lista de 50 empresas mais inovadoras de 2019. Dentre elas, negócios dos mais diversos segmentos: entretenimento, alimentação, vestuário e super aplicativos.
O ponto em comum entre elas mostra como empresas inovadoras sabem como usar tecnologia para melhorar a experiência dos seus usuários: A tecnologia é um meio, nunca um fim.
Vamos à lista das 10 empresas mais inovadoras de 2019!
10 Empresas Mais Inovadoras de 2019 e o que você pode aprender com elas
10. Twitch
👉 Segmento: Entretenimento
Empresa de streaming de jogos e esportes comprada pela Amazon em 2014. Apesar de ser conhecida pelos streamers de jogos, a Twitch vem se transformando cada vez mais em uma plataforma para “entretenimento multiplayer“, criando canais específicos para programas de culinária, fitness, talk shows e música.
Especialistas apontam que a Twitch pode significar o futuro dos programas ao vivo.
Insight para o seu negócio: Não defina seu negócio pela tecnologia. Se a Twitch se definisse apenas como uma plataforma de streaming de jogos, estaria perdendo uma grande oportunidade. Ao se definir como uma plataforma de “entretenimento multiplayer“, ela abre espaço para novas experiências e novos produtores de conteúdos além dos gamers.
9. Oatly
👉 Segmento: Alimentação
Fundada em 1994, a Oatly é uma empresa sueca que produz leite de aveia que desembarcou nos Estados Unidos em 2016. Começou a ser comercializada em cafeterias especiais, antes que fosse introduzida nas grandes varejistas.
A empresa se tornou a queridinha de fabricantes de cafés especiais e ganhou o gosto do público pelo gosto de seu leite, suas embalagens chamativas e seu produto 100% vegano.
Insight para o seu negócio: Qual nicho de mercado você pode atacar para introduzir seu produto/serviço, antes de tentar atacar todas as frentes?
8. Square
👉 Segmento: Pagamentos
Fundada por um dos fundadores do Twitter, a Square fornece diversos dispositivos para que comerciantes possam aceitar pagamentos em cartão de crédito.
A empresa tem buscado se tornar um ecossistema para pequenas empresas, incluindo serviços como folha de pagamento e empréstimos. Ano passado, lançou a Square Terminal, uma maquininha que aceita pagamentos por cartão (de forma ultrarrápida) e smartphones.
Insight para o seu negócio: Quais serviços complementares você pode fornecer para os seus clientes? A criação de um ecossistema em torno de seu negócio pode gerar mais valor para ele e trazer novas oportunidades.
7. Apeel Sciences
👉 Segmento: Alimentação
Fundada em 2012, a Apeel Sciences produz um revestimento comestível sem sabor, feito de vegetais, que faz com que abacates, frutas cítricas e outras frutas durem o dobro do tempo, o que diminui o desperdício.
A missão da companhia é combater o desperdício de comida. Segundo a própria empresa, hoje, 40% de toda a comida produzida acaba desperdiçada.
Insight para o seu negócio: Qual o seu grande propósito e como o seu negócio está ligado a ele?
6. Sweetgreen
👉 Segmento: Alimentação
A Sweetgreen é uma rede de restaurantes de comida saudável, seguindo o gênero fast–casual (um tipo de restaurante que fica entre um fast-food e um restaurante casual, ou seja, não fornece serviço de mesa, mas visa uma alta qualidade de comida e uma boa atmosfera).
A empresa possui 91 restaurantes nos EUA e tem crescido sua rede de produtores parceiros. Além disso, atende a pedidos através de seu aplicativo e usa blockchain para otimizar sua cadeia de fornecimento.
Insight para o seu negócio: Qual lacuna de mercado não está sendo atendida e como você pode aproveitar essa oportunidade?
5. Stitch Fix
👉 Segmento: Vestuário
Fundada em 2011, a Stitch Fix é um serviço de personal stylist online no qual seus clientes informam o tamanho desejado e o estilo que mais gostam e recebem roupas enviadas pela empresa. O cliente paga apenas pelas que gostar e a devolução do restante é gratuita.
A Stitch Fix tem usado uma cultura orientada a dados para entender melhor seus clientes, enviando a eles o melhor conjunto de roupas possível.
Insight para o seu negócio: Como você pode adicionar personalização à experiência do cliente, para que ele perceba mais valor no seu negócio?
4. Disney
👉 Segmento: Mídia e entretenimento
Gigante do entretenimento fundada há quase 100 anos, a Disney tem feito investimentos massivos para atingir consumidores em todos os locais e das mais variadas formas.
Hoje, a empresa é dona de companhias como ABC, Fox, Pixar, Marvel, ESPN e Lucasfilm.
Ainda esse ano, a Disney deve lançar o seu próprio serviço de streaming, que já de cara contará com 500 filmes e 7000 episódios de séries de TV: Disney+
Insight para o seu negócio: Você pode diversificar o seu portfólio de serviços/produtos para atingir mais consumidores?
3. NBA
👉 Segmento: Entretenimento
A maior liga de basquete do mundo tem buscado, cada vez mais, se tornar uma marca global e altamente tecnológica.
Nos últimos anos, a NBA lançou iniciativas incluindo tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, além de adicionar elementos mais interativos para os fãs que acompanham os jogos através do aplicativo oficial, o NBA League Pass.
Além disso, a empresa lançou oficialmente seu campeonato de esportes, que já conta com 21 times oficiais da liga.
Insight para o seu negócio: Como você pode utilizar tecnologia para melhorar a experiência de seus clientes? Lembre-se que a pergunta aqui é “Como você pode utilizar tecnologia”, e não “Qual tecnologia você pode utilizar”. Parta sempre do pressuposto da experiência do cliente para então pensar na tecnologia, ao invés de partir da tecnologia em si.
2. Grab 🚗
👉 Segmento: Super Aplicativo
A Grab foi fundada em 2012 por Anthony Tan, como uma espécie de “Uber do Sudeste Asiático”. Contudo, a empresa hoje se tornou muito mais do que isso.
Além de fornecer um aplicativo com serviços de modalidade (englobando motoristas particulares, táxis, ônibus, patinetes e compartilhamento de veículos) a companhia hoje pode ser definida como um “super aplicativo”, fornecendo serviços de transporte, entrega de comida e soluções financeiras, tudo em um só lugar.
A Grab é uma das empresas investidas por Masayoshi Son, a pessoa mais poderosa do Vale do Silício. Não sabe quem ele é? Então conheça o maior investidor em negócios inovadores do mundo.
Insight para o seu negócio: Quais serviços complementares você pode centralizar para tornar a vida de seus clientes mais fácil e mais prática?
1. Meituan Dianping
👉 Segmento: Super Aplicativo
Fundada em 2010, na China, a Meituan Dianping é uma plataforma que facilita a reserva e a entrega de serviços como alimentos, estadias em hotéis e ingressos de cinema. Ela pretende ser a “Amazon dos serviços”, sendo a principal entre as empresas mais inovadores de 2019.
Pode-se dizer que ela é a “mãe” dos super aplicativos que vem bombando por aqui, como a Rappi (super aplicativos são apps que concentram diversos serviços diferentes dentro de uma mesma plataforma).
A empresa aprende os dados de consumo de seus usuários e, com isso em mãos, oferece a eles novas coisas que eles poderão gostar. Em 2018, a empresa teve quase 34 bilhões de dólares transacionados no seu aplicativo.
Insight para o seu negócio: A Meituan é uma plataforma gigantesca para com milhares de serviços diferentes, disponibilizados por milhões de fornecedores diferentes. Embora a Meituan tenha uma escala gigantesca, pergunte-se sempre: “O que posso fazer para que meus usuários se ajudem?”. Quais atitudes você pode tomar para que seus usuários criem uma comunidade em torno do seu negócio?
O que as Empresas Mais Inovadoras de 2019 podem te ensinar?
Se você gosta de inovação e quer saber como aplicá-la no seu negócio, mesmo não sendo uma multinacional ou uma empresa de tecnologia, Allan Costa gravou um vídeo especial explicando como você pode fazer isso hoje mesmo, dando a você um passo a passo para desenvolver empresas mais inovadoras. 👇
Aqui estão alguns tópicos que podem te interessar!
👉 Futuro
👉 Negócios
👉 Tecnologia