História da Samsung: de um exportador de peixe para um dos gigantes da tecnologia

Muitas pessoas olham para a Apple, Meta, Tesla, Microsoft, Amazon e Google como algumas das empresas de tecnologia mais importantes no momento, mas como a Samsung chegou onde está?

Reprodução de 2021 AAA Inovação

Se você tem um smartphone, tablet ou dispositivo eletrônico, com certeza já ouviu falar da Samsung. Ela é uma empresa sul-coreana que que fabrica de tudo, desde uma máquina de lava-louças a smartphones. A empresa tornou-se um dos nomes mais poderosos e reconhecíveis da tecnologia. Confira a seguir como começou a história da Samsung em 1938, quando era uma empresa que exportava peixes para a China até os dias de hoje.

 

Samsung: Quando tudo começou

Após o fim da Guerra da Coréia em 1953, uma das principais empresas que contribuíram para a ascensão da Coreia do Sul à industrialização e à estabilidade econômica foi a Samsung. Traduzido do coreano, “Samsung” significa “três estrelas” – um nome que gera esperança, pois as estrelas eram consideradas um símbolo de algo duradouro.

Fundada por Byung-Chull Lee em 1938 em Taegu, Coréia. A empresa começou como exportadora de alimentos na Coréia e enviou itens como peixe e farinha para a China. Eventualmente, tornou-se tão próspera que seu escritório principal foi transferido para Seul. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa começou a diversificar para outras linhas de negócios, como varejo e seguros.

Primeira sede da samsung em 1938.

 

A força dos eletrônicos

Imagem via site oficial Samsung

A Samsung entrou no setor de eletrônicos no final da década de 1960, criando divisões como:

Na década de 1970, a Samsung abraçou mais áreas e ajudou até na fabricação de navios, além de entrar na indústria de semicondutores, também entrou no mercado da computação do jeito dela, chegando com tudo. Ela se tornou em 1992 a maior fabricante de chips de memória e discos de armazenamento pra PCs.

E em 1980, começou a fabricar hardware de telecomunicações. O primeiro produto foi um televisor preto e branco que foi um sucesso e lançou também vários eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar e fornos de micro-ondas.

O legado de Lee Kun-Hee

Imagem via Chung Sung-Jun/Getty Images

Quando Lee morreu em 1987, seu filho Lee Kun-Hee tornou-se o segundo presidente da empresa. As pessoas creditam a Lee Kun-Hee o forte esforço da empresa em pesquisa e desenvolvimento. Ele foi agressivo em tornar a marca internacional, ordenando reformas radicais que rejeitavam a gestão tradicional. Sob sua liderança, a Samsung também foi uma das poucas empresas coreanas que promoveu mulheres para cargos executivos seniores.

Essa reforma de liderança ajudou a empresa a ganhar destaque internacional na década de 1990, tornando-se a maior produtora mundial de chips de memória em 1992. Até se expandiu para a fabricação de turbinas a gás e motores de aeronaves, com a fusão da Samsung Aerospace com a Daewoo Heavy Industries e a Hyundai Space para se tornar a Korea Aerospace Industries.

.

Quando a empresa se tornou a que conhecemos hoje?

Quando o setor de telecomunicações nasceu na década de 1970, a empresa agiu com calma no começo, fazendo pesquisas e criando componentes e lançando o telefone SH-100. Ele surgiu em 1988, depois que engenheiros da Samsung compraram celulares da Motorola para estudar como ele funcionava. Não foi um sucesso comercial, mas se tornou histórico por ser o primeiro criado e fabricado inteiramente na Coreia do Sul.

O primeiro telefone celular da Coréia, este glorioso SH-100 da Samsung

Na década seguinte trouxe crescimento e realizações adicionais. A Samsung logo se tornou líder mundial na produção de chips, formou a Samsung Motors e começou a produzir TVs digitais. A empresa também começou a investir fortemente no projeto e fabricação de componentes para outras empresas. Ela procurou se tornar a maior fabricante de eletrônicos de consumo do mundo.

A empresa fez aquisições adicionais nos anos seguintes, incluindo organizações que a ajudariam a expandir suas ofertas em tecnologia médica, TVs inteligentes, telas OLED , automação residencial, soluções de impressão, soluções em nuvem, soluções de pagamento e inteligência artificial.  Assim, com outras empresas, ela ajudou a Coreia do Sul a virar uma potência mundial no setor e continua relevante até hoje por lá e em todas as partes do mundo.

.

O império atual da Samsung

Hoje a Samsung é a maior fabricante de smartphones do mundo. No quarto trimestre de 2021, a empresa foi impulsionada por vendas recordes no trimestre, estimadas em 76 trilhões de wons (US $64 trilhões) , um aumento de 23,5% no ano, segundo o comunicado, que acrescentou que a previsão reflete um pagamento único de bônus aos funcionários. Uma porta-voz disse à AFP que as vendas anuais em 2021 também devem ser as mais altas de todos os tempos.

 

As principais estratégias de inovação da Samsung

Ao longo dos anos a estratégia de inovação da Samsung tradicionalmente teve foco em inovação incremental, trazendo melhorias a um determinado produto já existente, buscando satisfazer os clientes que a empresa já possui. Contudo, nos últimos anos, a estratégia da organização tem sido diversificar seu portfólio, com fundos de investimento com o Samsung NEXT e o Samsung Venture Investment Corporation, que investem em startups inovadoras e a Samsung Uventure que recompensa estudantes promissores com prêmios e estágios.

Além de programas de incubação de startups por meio da C.LAB Outside. E também criou a “Not a School”, uma instituição de ensino com sede em Londres para o próxima geração de inovadores e para solucionar problemas que beneficiam a Samsung.

Com isso, aprendemos que nem sempre a ideia inicial, será a que fará nosso negócio ter sucesso. A sua ideia inicial deu errado? Aprenda rápido, recalcule a rota e jamais desista!

 

Quer mudar o futuro do seu negócio?

Confira o Streaming de Inovação, onde você encontra aulas ágeis, palestras e webséries sobre:

Inovação, Liderança, Economia, Saúde Mental, Planejamento estratégico e muito mais!

Sair da versão mobile