Saiba pivotar e expandir os negócios como Samsung, Nokia e Nintendo

Para uma empresa ter sucesso como as Big Techs, foi necessário ao longo dos anos se reinventarem, falharem e aprenderem repetidamente para crescer os negócios. Essas empresas tiveram que abraçar as incertezas e fazer pivots (mudar a estrutura do modelo de negócios), os quais foram a chave para trilhar uma jornada de sucesso e se tornar umas das organizações mais influentes e valiosas do mundo. Vamos dar uma olhada mais de perto a seguir em alguns dos inícios intrigantes e lucrativos pivots de empresas de tecnologia.

 

A evolução da Samsung

A Samsung passou grande parte das décadas de 1950 e 1960 testando as águas do mercado. Desde a sua fundação, a empresa sul-coreana tentou de tudo, de seguros a têxteis até comercializar peixe desidratado.

Hoje, a Samsung vale mais de US $ 275 bilhões e tem a segunda maior fatia de mercado de vendas de smartphones na América do Norte, atrás da Apple. Mas como foi sua mudança para o mercado de produtos eletrônicos? Confira mais sobre sua evolução a seguir:

A evolução da Nokia

Nas décadas de 1970 e 1980, a Nokia fabricava um tipo de produto muito diferente – botas de borracha. A linha de produtos foi bem-sucedida, mas no início da década de 1990, a empresa focou em conectividade móvel e hardware.

Hoje, mesmo que o Android e o iPhone tenham ultrapassado a Nokia como fabricantes de smartphones, a Nokia ainda vale cerca de US $ 24 bilhões. Confira a seguir como foi esse incrível pivô.

 

A evolução da Nintendo

Quando se trata de jogos, a Nintendo tem mais de 130 anos de experiência. Começando com os cartões pintados à mão em 1899, a Nintendo vendeu cartões para vários jogos, incluindo jogos de azar.

Como outras empresas de tecnologia, a Nintendo se aventurou em alguns mercados incomuns até se tornar um dos videogames mais popular do mundo com milhões de cópias em todo o mundo. Veja mais detalhes sobre sua evolução a seguir:

Sair da versão mobile