Robô brasileiro vai ajudar hospitais no combate ao novo Coronavírus

A crise mundial gerada pelo novo Coronavírus têm despertado em pessoas e empresas diversas iniciativas que buscam controlar e diminuir o impacto da pandemia

Uma das principais preocupações das autoridades é o risco de um eventual colapso do sistema de saúde, como o que vem ocorrendo na Itália. 

Se muitas pessoas são acometidas de uma vez com o novo Coronavírus, o resultado é o superlotamento do sistema de saúde. 

 

Por isso é tão fundamental o uso de dados como aliados no combate à pandemia do Covid-19. Segundo Ricardo Cappra, Cientista Chefe do Cappra Institute, que participou ativamente do combate à epidemia do Ebola em 2014, na África:

“O que precisamos é ter mais qualidade de informação para que as pessoas lidem melhor com a doença. Tem muita informação por aí e as pessoas não sabem lidar com isso. Quando a situação ficar crítica aqui no Brasil, vamos precisar de dados qualificados para nos proteger.”

Dessa forma, não apenas ter dados disponíveis, mas saber como trabalhar com esses dados é fundamental para o controle de uma pandemia como a do novo Coronavírus. 

E é aí onde entra a nova plataforma do Robô Laura. 

O que é o Robô Laura?

Laura é o primeiro robô cognitivo de gestão de risco. A Laura utiliza Inteligência Artificial para detectar situações anormais em pacientes em hospitais e, com isso, salva vidas. Ela já está presente em muitos centros médicos e tem entregado importantes resultados na área de Saúde. Já são mais de 1.200.000 de pacientes conectados, um número que tende a crescer cada vez mais.

Segundo Jacson Fressatto, fundador do Laura:

“O robô Laura é uma tecnologia de inteligência artificial que minera os dados dos pacientes dentro do sistemas do hospital (…). A cada 3.8 segundos ele faz uma varredura dessas informações para detectar qual é o paciente que está com deterioração clínica. A partir desse score de risco, ela dá um alerta em um painel, que pode ser visto por toda a equipe médica (…) Isso aumenta monstruosamente a chance de sobrevida do paciente, por que ele é atendido no momento que ele precisa, e não quando a situação se torna grave”

________________________________________________________________________________

Entrevista com Jacson Fressatto | Founder [Robô Laura]

📝 Aula: 238
🔑 Mentor: Allan Costa
📌
Trilha: Inovando na prática
Duração: 11m17s

Aula completa no AAA Inovação

 

________________________________________________________________________________

Como o Robô Laura vai ajudar contra o Covid-19?

No último dia 20, a empresa divulgou o lançamento da plataforma LAURA PA digital, que visa auxiliar hospitais na previsão e preparação da demanda de pacientes com suspeita do novo Coronavírus. 

Uma triagem inicial feita online irá orientar a ida do paciente ao hospital. Essa triagem será totalmente baseada segundo os parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde. 

Os hospitais terão então acesso a uma plataforma que irá disponibilizar esses dados, dando a eles muito mais previsibilidade de demanda do Covid-19. 

 

Como vimos, a falta de previsibilidade, dados desencontrados e alta demanda são três variáveis que podem comprometer países inteiros, como vem acontecendo na Itália. Tecnologias como a plataforma do robô Laura podem ser fundamentais para o combate e controle da pandemia do novo Coronavírus. 

 

Sair da versão mobile