O AAA Inovação trouxe uma relação com base nas fontes CNN, Pharmaceutical Technology, Aljazeera, OGlobo, R7 e UOL, que mostra a linha do tempo do coronavírus, com relatos desde sua descoberta no final de 2019.
Com um primeiro registro em Wuhan, capital da província Hubei, na China, o coronavírus se tornou o tema mais conhecido em todo o mundo, após registrar aumentos surpreendentes de casos confirmados nos países asiáticos, e agora, em todos os continentes do globo.
Afetando a economia mundial através de fronteiras fechadas, importações reduzidas e até mesmo empresas aéreas encarando reduções bilionários de valor de mercado, o coronavírus alcançou o Brasil em 25 de Fevereiro de 2020, após confirmação do Ministério da Saúde.
Casos Confirmados de Coronavírus no Mundo
Desde o primeiro relato do coronavírus, já foram confirmados mais de 80 milhões de casos em todo o mundo, sendo que 0,11% deles foram identificados em território chinês. No final de fevereiro de 2020, a China deixou de ser o epicentro do coronavírus, após apresentar várias medidas preventivas, incluindo a redução em quase 90% do número de vôos em aeroportos de Wuhan.
As informações abaixo foram retiradas do mapa gráfico Coronavirus COVID-19 Global Cases by Johns Hopkins CSSE, apresentado pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins e atualizadas constantemente:
No Mundo: 86.704.216
- Recuperados: 48.622.563
- Óbitos: 1.874.732
No Brasil: 7.810.400
- Recuperados: 6.995.451
- Óbitos: 197.732
- Em Acompanhamento: 649.261
Veja mais informações no site do G1 e Ministério da Saúde.
Na China: 96.335
Nos EUA: 21.074.724
- Recuperados: Indisponível
- Óbitos: 358.107
- Testes Feitos: 256.215.179
Na Índia: 10.374.932
Em Outros Países: 47.347.805
Dados atualizados em 06/01/2021 às 14:10
Compartilhe este artigo no WhatsApp!
Linha do Tempo do Coronavírus no Mundo
As informações serão constantemente atualizadas pela nossa equipe, acompanhando o combate ao coronavírus:
-
31 de Dezembro de 2019
Casos de pneumonia detectados em Wuhan, capital da Província Hubei, na China, foram reportados para a OMS (Organização Mundial da Saúde) ou, em inglês, WHO (World Health Organization). De acordo com o Hospital Municipal de Wuhan, os primeiros casos ocorreram entre 12 e 29 de Dezembro, sem identificação clara do vírus.
-
1 de Janeiro de 2020
Autoridades chinesas de saúde encerram atividades do mercado de frutos do mar de Wuhan, após identificar animais no local que poderiam ser origem do coronavírus.
-
5 de Janeiro de 2020
China anuncia que a pneumonia desconhecida não é referente aos vírus SARS (doença respiratória que matou 770 pessoas entre 2002 e 2003) e MERS (doença aguda que matou 858 pessoas em 2012). Em pronunciamento, o Hospital de Wuhan anuncia investigação retrospectiva referente ao vírus, após notificar 60 casos confirmados, 7 em estado crítico.
-
7 de Janeiro de 2020
Autoridades da China confirmam identificação do vírus como uma nova formação do coronavírus, inicialmente nomeado 2019-nCoV pela OMS. O genoma é divulgado para todo o mundo pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença da China.
-
11 de Janeiro de 2020
Confirmada a primeira morte causada pelo coronavírus. Um homem de 61 anos de idade, exposto ao vírus no mercado de frutos do mar de Wuhan morreu em 9 de Janeiro após uma falha respiratória causada pelo coronavírus.
-
13 de Janeiro de 2020
Autoridades da Tailândia confirmam infecção pelo vírus, originada de um viajante chinês que havia chegado de Wuhan.
-
16 de Janeiro de 2020
Governo do Japão confirma caso em homem japonês que viajou para a capital da província de Hubei.
-
17 de Janeiro de 2020
Segunda morte na China é confirmada e o governo americano anuncia escaneamento de temperatura nos aeroportos de São Francisco, Nova Iorque e Los Angeles, em busca de sintomas do coronavírus.
-
20 de Janeiro de 2020
China registra 139 novos casos da doença, incluindo terceira morte confirmada. Diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas informa que os EUA estariam trabalhando em uma vacina contra o vírus. É confirmado primeiro caso na Coréia do Sul, sendo um viajante vindo da cidade de Wuhan.
-
21 de Janeiro de 2020
Oficiais em Washington confirmam primeiro caso em território norte-americano e Austrália anuncia teste positivo em Brisbane.
-
22 de Janeiro de 2020
Cidade de Wuhan anuncia que irá “temporariamente” fechar aeroportos e estações de trem, após contagem de mortos por coronavírus ter atingido 17 casos. Província de Henan declara banimento de venda de aves vivas, buscando combater o aumento de casos no país. Casos confirmados na China chegam a 547.
-
23 de Janeiro de 2020
Organização Mundial da Saúde convoca comitê para anunciar que coronavírus ainda não representa ameaça de emergência à saúde pública internacional, apensar de Singapura também confirmar primeiro caso.
Secretaria de Cultura e Turismo de Pequim anuncia cancelamento de todas as celebrações do Ano Novo Lunar, buscando retardar o avanço de casos de coronavírus vindos de Wuhan. No mesmo dia, autoridades chineses iniciam bloqueio parcial de transportes dentro e fora do epicentro do vírus. Cidades próximas como Huanggang e Ezhou Huanggang também anunciam medidas provisórias.
-
24 de Janeiro de 2020
China estende restrições de vôo e transporte por trem para outras sete cidades (Chibi, Zhijiang, Huangshi, Xiantao, Enshi, Qianjiang e Xianning). Autoridades chinesas começam construção de hospital temporário com 1.000 novos leitos para o tratamento do coronavírus, com o objetivo de finalizar projeto em 6 dias.
-
25 de Janeiro de 2020
Hong Kong anuncia estado de emergência e novos casos são registrados no Canadá e em Nepal. Royal Caribbean e MSC suspendem cruzeiros para a China.
-
26 de Janeiro de 2020
OMS aumenta nível de risco do coronavírus para Alta, governo norte-americano envia vôo especial para retirar americanos de Wuhan e Associação de Serviços de Viagem da China anuncia que todos os passeios, incluindo internacionais, foram suspensos.
-
27 de Janeiro de 2020
Sri Lanka confirma primeiro caso de vírus, Espanha, Portugal e França também iniciam missões de resgate para retirada de turistas na cidade de Wuhan.
-
28 de Janeiro de 2020
Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, encontra Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom em Pequim, para autorizar o envio de time de experts internacionais, incluindo equipes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, para investir as origens do coronavírus. Novos casos confirmados no Japão, Taiwan e Alemanha.
-
29 de Janeiro de 2020
A Casa Branca anuncia uma nova força-tarefa para auxiliar no monitoramento e contenção do vírus, garantindo dados atualizados da saúde de norte-americanos e informações de viagem. Já são 132 mortos, 5.974 casos confirmados na China e um novo teste positivo é registrado na Finlândia.
-
30 de Janeiro de 2020
Governo norte-americano confirma primeira transmissão direta do vírus, através de contato com primeiro infectado. No mesmo dia, a Organização Mundial da Saúde declara emergência de saúde pública global por surto do coronavírus ou em inglês, PHEIC (Public Health Emergency of International Concern). Número de países afetados chega num total de 23 e são confirmados novos casos únicos na Índia, Filipinas e dois infectados na Itália.
-
31 de Janeiro de 2020
A administração de Donald Trump anuncia que irá barrar a entrada de estrangeiros nacionais que viajaram para a China nos últimos 14 dias. Singapura e Mongólia fecham fronteiras com a China, para impedir contato com novos pacientes. Rússia, Espanha, Suécia e Reino Unido confirmam seus primeiros casos de coronavírus.
-
2 de Fevereiro de 2020
Confirmada morte nas Filipinas de homem chinês com coronavírus, primeira vítima fatal fora da China, após pouco mais de um mês de registros em Wuhan e outros países, com registros de 300 mortes e 14 mil infectados em todo o mundo.
-
3 de Fevereiro de 2020
Hospital Huoshenshan, com 1.000 leitos é construído após 10 dias de operação, pronto para receber pacientes em Wuhan. Funcionários de hospitais em Hong Kong fazem greve, exigindo fechamento de fronteiras com a China, para evitar novos casos.
-
4 de Fevereiro de 2020
Ministro da Saúde do Japão anuncia que dez passageiros do navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado na Baía de Yokohama, com coronavírus. Por conter uma tripulação de 3.700 pessoas, o navio é colocado em quarentena com data limite prevista para 19 de fevereiro de 2020.
-
7 de fevereiro de 2020
Li Wenliang, doutor de Wuhan que foi enquadrado pela polícia após tentar avisar população sobre um vírus “parecido com SARS” em Dezembro de 2019, morre em decorrência do coronavírus. Após seu falecimento, a plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, foi canal para mensagens como “Governo de Wuhan deve desculpas ao Doutor Li Wenliang” e “Queremos liberdade de expressão”, contudo tópicos foram apagados rapidamente pelo sistema de censura da China.
-
8 de Fevereiro de 2020
Embaixada dos EUA, em Pequim, confirma morte de norte-americano em 6 de fevereiro de 2020, sendo a primeira morte de um estrangeiro, devido ao vírus.
-
10 de Fevereiro de 2020
Presidente da China, Xi Jinping, inspeciona os esforços para conter o vírus em Pequim, sendo a primeira vez que apareceu na linha de frente da luta contra o surto. No mesmo dia, uma equipe de especialistas internacionais da OMS chega à China para ajudar no combate ao surto do coronavírus. O navio de cruzeiro Anthem of The Seas, é liberado para Nova Jersey, após passageiros com suspeita apresentarem resultado negativo para a infecção, sendo mais um registro de navio em quarentena.
-
11 de Fevereiro de 2020
Organização Mundial da Saúde nomeia o coronavírus COVID-19.
-
12 de Fevereiro de 2020
Mobile World Congress (MWC), maior evento de tecnologia e smartphones é cancelado, após abandono de Facebook, Sony, LG, Nokia e várias outras grandes empresas de tecnologia. Casos confirmados no Diamond Princess sobem para 174, após início de quarentena.
-
13 de Fevereiro de 2020
Prefeito de Xangai, Jiang Chaoliang e chefe do Partido Comunista de Wuhan, Ma Guoqiang, são substitutídos por Ying Yong e Wang Zhonglin, em meio ao surto. Casos confirmados de coronavírus sobe de 44,7 mil para 59,8 mil, após mudança na metodologia que começou a utilizar radiografia e tomografia em análises médicas para apresentar resultados mais rápidos
-
14 de Fevereiro de 2020
Confirmada primeira morte na Europa, de turista chinês que estava na França e havia apresentado teste positivo para o vírus. Egito anuncia primeiro registro de coronavírus, representando primeiro caso na África, desde o primeiro registro na China. Facebook e IBM cancelam conferências, evitando possível contato com novos casos de coronavírus.
-
15 de Fevereiro de 2020
O jornal oficial de Partido Comunista chinês, Qiushi, publicou transcrição de discurso feito em 3 de fevereiro por Xi Jinping, no qual “emitiu requisitos para a prevenção e controle do novo coronavírus”. Discurso foi feito em 7 de janeiro, revelando que o Presidente da República da China sabia e estava direcionando esforços contra o vírus. quase duas semanas antes de qualquer comentário público.
-
17 de Fevereiro de 2020
Singapura confirma dois novos casos, totalizando 77 infectados pelo vírus. O cruzeiro japonês afirma ter 454 testes positivos para o coronavírus entre 1723 que passaram por processo de verificação médica. Governo chinês literalmente começa a lavar dinheiro, buscando reduzir a transmissão do coronavírus.
-
19 de Fevereiro de 2020
Passageiros do Diamond Princess com resultados negativos são liberados para desembarque do cruzeiro, apesar de evidências apresentadas por pesquisadores de doenças infecciosas que mostravam a possibilidade da presença silenciosa do vírus em certos organismos.
-
20 de Fevereiro de 2020
Irã confirma 3 novos casos, após morte de dois idosos acima de 80 anos, decorrente da infecção de coronavírus. Índia limita exportação de medicamentos para a China, devido ao aumento de casos confirmados.
-
21 de Fevereiro de 2020
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) americano muda critérios de registro, separando pacientes repatriados pelo Departamento de Estados dos EUA e identificados pela saúde pública norte-americana. Israel confirma primeiro caso após mulher retornar de cruzeiro e Itália confirma 4 casos ao todo, sendo dois chineses e dois italianos.
Morre Peng Yinhua, doutor que havia atrasado seu casamento para continuar auxiliando no combate ao coronavírus, mas faleceu decorrente da infecção, após ser admitido no hospital em 25 de Janeiro.
-
22 de Fevereiro de 2020
Itália confirma primeira morte, sendo de um homem de Veneto com 78 anos, além de anunciar 16 novos casos, totalizando 20 infectados pelo vírus. Irã confirma mais dois casos fatais, resultando em quatro registros.
-
23 de Fevereiro de 2020
Novamente, Itália registra novos casos, surpreendendo a OMS com um anúncio de 79 infecções confirmadas, encerrando o Carnaval de Veneza, para evitar aumento de testes positivos na região. Mercado de frutos do mar de Wuhan é descartado como origem do coronavírus, após estudo feito por cientistas chineses.
-
24 de Fevereiro de 2020
Cruzeiro Diamond Princess totaliza 691 casos confirmados e três vítimas fatais do coronavírus. Turquia, Iraque, Arábia Saudita, Paquistão, Armênia, Afeganistão e Kuwait criam restrições de viagem e fecham fronteiras com Irã. Itália se torna o país europeu com mais casos confirmados, atingindo 150 registros em menos de três dias.
-
25 de Fevereiro de 2020
Ministério da Saúde divulga primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil, em homem de São Paulo que havia visitado Itália.
Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas anuncia testes de vacina contra o coronavírus no Centro Médico da Universidade de Nebraska, em Ohama. Solução foi produzida pela startup farmacêutica norte-americana Moderna, que após anunciar a produção e envio da vacina para humanos, teve alta de 27% em ações da empresa. O primeiro participante seria um dos americanos evacuados do cruzeiro Diamond Princess, no Japão. Itália confirma 322 casos e 11 mortes, recuperando apenas um infectado após surto no país.
-
26 de Fevereiro de 2020
CDC informa que paciente da California é o primeiro registro de pessoa com o vírus que não teve contato com outros infectados ou fez viagens internacionais. Caso é denominado como “primeira disseminação através de comunidade”. Diamond Princess apresenta 705 testes positivos após fazer teste em 4.061 pessoas. Itália alcança 400 casos e perde mais um civil para o coronavírus. Coréia do Sul anuncia 169 novos casos, totalizando 1.146 infectados e 11 vítimas fatais.
-
27 de Fevereiro de 2020
Governo da Arábia Saudita cancela peregrinação para a Meca, evitando contato com outras regiões próximas. Japonesa é diagnosticada com coronavírus pela segunda vez, após ter contraído vírus no final de Janeiro e se recuperado em 1 de Fevereiro de 2020. Coréia do Sul alcança 1592 casos confirmado e ONU autoriza envio de medicamentos de prevenção para Coréia do Norte, buscando evitar novos casos decorrentes da região sul.
Cidade chinesa Qianjiang oferece US$1.400 para pessoas que possuem sintomas do vírus se entreguem as autoridades e sigam para tratamento.
-
28 de Fevereiro de 2020
No Brasil, número de casos suspeitos chegou em 182 em mais de 6 estados brasileiros, apesar de só possuir um paciente confirmado. Cachorro em Hong Kong é diagnosticado com “positivo fraco” para coronavírus, sendo enviado para quarentena de 14 dias. Líderes de ensino à distância na China registram lucro de US$3,2 bilhões com o surte do vírus no país. Registros na Coréia do Sul chegam a 2.337 e número de vítimas fatais no Irã alcança 34, com 388 casos confirmados. OMS eleva risco de epidemia de coronavírus no mundo para “muito alto”.
-
29 de Fevereiro de 2020
Itália ultrapassa mil casos confirmados, com 1.128 testes positivos e 29 vítimas fatais. Primeira morte é confirmada nos EUA, resultando em novas restrições de viagem para Coréia do Sul, Irã e Itália. É confirmado primeiro caso em Qatar e Coréia do Sul aumenta relatos de casos confirmados para 3.150.
-
1 de Março de 2020
Segundo caso de coronavírus é confirmado no Brasil, sendo ele um funcionário da corretora XP Investimentos. Mais uma vítima fatal com idade acima de 50 anos é confirmada nos EUA, contudo número de casos recuperados ultrapassa 42 mil. Escócia confirma primeiro relato do vírus e França possui 130 testes positivos da pneumonia, 9 em estado grave.
-
2 de Março de 2020
Número de casos suspeitos no Brasil subiu para 433, sendo que 162 foram descartados em todo o país. Dólar atinge nona alta seguida, batendo novo recorde e apresentando valor de R$4,487. LATAM suspende vôos entre São Paulo e Milão, após surto de coronavírus e já são 2,100 testes positivos para o coronavírus em 18 de 27 estados norte-americanos. Mortes totais ultrapassam 3 mil pacientes, com mais casos confirmados pela primeira vez em vários países da Europa e do Oriente Médio.
-
3 de Março de 2020
Governo brasileiro apresentou descontentamento com OMS, por falta de pronunciamento oficial caracterizando coronavírus como pandemia. Tal nomenclatura faz com que tratativa mude de localização de casos, para prevenção de mortes em grupos de risco. Fundação Oswaldo Cruz começou a produzir 30 mil testes para o coronavírus, alimentando todos os Estados brasileiros e mantendo contato constante com cada um. OMS afirmou que vírus pode ser contido, mas apresenta preocupações com Coréia do Sul, Japão, Itália e Irã, com os dois últimos apresentando 77 casos fatais, ambos.
-
4 de Março de 2020
Crescimento no México e Argentina é calculado em menos meio ponto percentual e menos 2%, respectivamente, devido aos impactos do coronavírus, de acordo com OCDE. Especialistas brasileiros afirma que é questão de tempo para que OMS declare pandemia para o vírus.
Casos confirmados na China parecem ter praticamente estagnado na faixa de 80 mil, com um crescimento de apenas 100 testes positivos referentes ao dia 03/03/2020, contudo já são quase 14 mil casos confirmados fora do país asiático. Conferência internacional Google I/O é cancelada pela empresa e número de mortos no Irã sobre para 94, apesar de casos recuperados ultrapassar a marca otimista de 50 mil.
-
5 de Março de 2020
Ministério da Saúde confirma 4º caso de coronavírus no Brasil, em jovem de 13 anos que testou positivo para o vírus, porém sem apresentar os sintomas do COVID-19. Dados relevados pela Unesco mostram que 290 milhões de crianças ficaram sem escola devido à pneumonia, afetando o desempenho educacional de 13 países e outros 9 governos. Especialista em Wuhan afirma que cidade poderá apresentar saldo nulo de pacientes do vírus até o final de Março, visto que número de casos confirmados caiu drasticamente.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo ou International Air Transport Association ( IATA) IATA afirma que aviação comercial deve perder até US$ 113 bi de receita devido ao coronavírus. Cachorro de paciente em Hong Kong apresentou teste positivo para vírus, comprovando transmissão de humano para animal. Mortes na Coréia do Sul chegam a 35 e casos confirmados ultrapassam 5.766 após 46 dias do primeiro relato.
Ao final do dia, o Brasil apresentou um total de 8 casos confirmados, seis sendo de São Paulo e os restantes de Espírito Santo, sendo confirmado pelo Ministério da Saúde um primeiro registro de transmissão dentro do país.
-
6 de Março de 2020
S&P Global afirma que crise do coronavírus poderia causar prejuízo de US$211 bilhões para Ásia-Pacífico. Primeiro caso no Vaticano é confirmado, apresentando infiltração da pneumonia no centro da Itália, onde 148 pessoas faleceram e 3,8 mil casos foram confirmados. Na Coréia do Sul, testes positivos chegam a 6.593 e vítimas fatais, 44. Irã apresenta 4.747 casos confirmados e 124 mortes. Festival SXSW 2020 é cancelado nos EUA por causa do coronavírus.
Secretaria de Saúde da Bahia confirma nono caso no Brasil, sendo uma mulher de 34 anos que havia viajado para a Itália. OMS afirma que notas de dinheiro podem ser um dos meios de transmissão do coronavírus, sendo que governo japonês já havia feito processos de lavagem de dinheiro em 17 de fevereiro, buscando retardar o vírus.
Às 16h, o Ministério da Saúde confirmou uma total atualizado de 13 casos no Brasil, sendo 10 em São Paulo e o restante na Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A Flybe, companhia aérea do Reino Unido, declarou falência decorrente dos impactos do vírus na quantidade de vôos feitos e cancelados.
-
7 de Março de 2020
Homem de 64 anos é o primeiro caso confirmado na Argentina. Casos fatais no Irã atingem 145 infectados, com um registro de 5.823 casos confirmados. Hotel em quarentena desabou em Qhanzhou, China, com 80 pacientes com testes positivos para o coronavírus, sendo que 42 foram retirados dos escombros, inicialmente.
Nova York entra em estado de emergência devido ao vírus, com 76 contaminados nos EUA e 11 deles na cidade mais conhecida do mundo. Coréia do Sul sobe número de casos confirmados para 6.767, sem novos relatos de vítimas fatais.
-
8 de Março de 2020
Primeira fatalidade na América Latina é registrada na Argentina. Casos na Coréia do Sul chegam a 7.134 e na Itália 7.375, fazendo com que exército norte-americano restringisse viagens para os países. Navio de cruzeiro Costa Fortuna iniciou viagem para Cingapura depois de ter sido negada a entrada nos portos da Malásia e da Tailândia, devido a temores de coronavírus.
Brasil atinge 19 casos confirmados, de acordo com Ministério da Saúde. Governo italiano encerra atividades de teatros, museus e cinemas até 3 de abril, colocando regiões norte e leste do país. Dez mortes são confirmadas em desabamento da China e 23 ainda permaneceram soterrados em meio aos escombros.
-
9 de Março de 2020
Casos confirmados nos EUA chegam a 550, atingindo 30 dos 50 estados americanos e apresentando 21 vítimas fatais. Brasil apresenta 25 casos confirmados, com primeiros relatos em Alagoas e Minas Gerais, sendo São Paulo o principal estado afetado.
Um quarto da população da Itália está em quarentena, após apresentar 7.375 testes positivos e 366 mortes, se tornando a região mais afetada do continente europeu. Complexo da Disney em Xangai abriu parcialmente, após redução drástica de casos confirmados na China, mostrando uma melhoria na região que apresentou mais de 80 mil casos desde o início do surto do coronavírus.
Com 25 casos confirmados no Brasil, número de suspeitos sobe para 950, afetando os estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. Já são 65 casos em toda a América Latina. Ao final do dia, governo italiano anunciou que país entraria em isolamento total, com 60 milhões de habitantes proibidos de fazer reuniões púbicas ou quaisquer movimentos pelo país.
-
10 de Março de 2020
Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de coronavírus, sendo o 31º do país, sem afetar a região norte do Brasil. Governo de Portugal irá decidir em 11 de março se irá encerrar atividade de escolas, evitando maiores riscos de caso de covid-19 no país, que já possui 6 testes positivos registrados.
Presidente Xi Jinping visitou a cidade de Wuhan pela primeira vez, para conhecer profissionais que trabalharam nas operações contra o coronavírus. A Província de Hubei anunciou estar preparando código de saúde que permite retorno ao trabalho. Índia evacuou cidadãos que ainda estavam no Irã, auxiliando 58 indianos em retorno ao seu país. Casal de italianos infectados pelo vírus receberam doses de dois medicamentos (lopinavir e ritonavir) utilizados para o controle de HIV, após autorização do DCGI (Drug Controller General of India), buscando reduzir desconforto do casal, que estava com grandes dificuldades respiratórias.
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, afirmou que não existe crise econômica internacional e que posicionamento da mídia passa uma idéia fantasiosa dos impactos do coronavírus.
-
11 de Março de 2020
Organização Mundial da Saúde declara coronavírus como pandemia, após número de casos ultrapassar 118 mil em todo o mundo. No Brasil, já são 52 casos confirmados em oito estados (30 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo), sendo que 935 suspeitas foram descartadas e 907 ainda em análise. Suspeita de dois casos do vírus em Curitiba são anunciados, porém ainda em processo de confirmação.
Bolsa de valores tomba 7,64% , com temor da nova pandemia, derrubando em mais de 9% as ações de Petrobras e Vale, além de trazer prejuízos de 15% para as companhias aéreas Azul e Gol.
São 114 países com relatos de coronavírus e mais de 65 mil infectados recuperados, com a situação da China quase estabilizada. NBA suspendeu temporada por causa do vírus, até segunda ordem.
-
12 de Março de 2020
Dólar abre cima de R$5 pela primeira vez na história, após Donald Trump proibir viagens para a Europa, à partir do território norte-americano. China anunciou fim do pico do coronavírus no país, com apenas 8 novos casos no epicentro da pandemia, permitindo que a cidade de Wuhan, na província de Hubei, pudesse iniciar retorno em atividades.
Primeira transmissão local no Brasil é registrada, totalizando 15 casos no estado do Rio de Janeiro. Chega a 78 o número de infectados em todo o Brasil, com 46 sendo de São Paulo (44 na capital) e novos casos sendo registrados no Paraná e Pernambuco. Secretário da Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que viajou com o Presidente Bolsonaro e integrantes da comitiva para os Estados Unidos, testou positivo para o coronavírus e segue aguardando contraprova.
Tom Hanks e esposa testaram positivo na Austrália, durante gravações de novo filme do ator no país. Ministra da Igualdade da Espanha, Irene Monteiro, confirmou infecção e informou estar realizando reuniões através de videoconferência e Coréia do Sul apresenta 7.869 casos confirmados e 66 vítimas fatais. Casos no Brasil chegam a 84 registros.
-
13 de Março de 2020
Bolsa brasileira abre em alta de 15% após queda histórica, decorrente do Banco Central de vários países injetando bilhões na economia mundial, buscando estabilizar quedas e evitar novo circuit-breaker. Hospital Albert Einstein, em São Paulo, afirma ter confirmado 98 casos de coronavírus, informação que vai contra as estimativas do Ministério da Saúde. Dados ainda estão sendo avaliados. Governo do Rio de Janeiro planeja suspender aulas e aplicar home office em servidores.
Espanha informou estar se preparando para declarar estado de emergência, sendo a terceira região com esse pronunciamento. Irã apresentou 11.364 casos confirmados e 516 mortes, iniciando processo de esvaziamento de ruas para prevenção contra o coronavírus.
EUA liberou autorização emergencial de desenvolvedora de produtos farmacêuticos Roche Holding AG, sendo capaz de apresentar resultados até 10 vezes mais rápido que métodos utilizados, analisando 4.128 pacientes por dia e podendo ser replicado para todos os países. Método também já está disponível na Europa e em países que autorizam aplicação de medicamentos da empresa, incluindo o Brasil.
Startup curitibana desenvolveu teste rápido para o coronavírus, capaz de apresentar resultado em aproximadamente 10 minutos, através de aparelho localizado em farmácias, pelo valor inicial de R$130…
-
14 de Março de 2020
Brasil tem 121 casos confirmados em todo o país, com Salvador, Recife e São Paulo anunciando o cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas presentes. Redes públicas e privadas do Rio Janeiro decretam encerramento para o dia 16 de março, na segunda-feira. Governo da Paraíba decreta estado de emergência. após apresentar 25 casos suspeitos do coronavírus.
Austrália baniu eventos públicos com mais de 500 civis, após país ter 197 casos confirmados e 3 vítimas fatais. Donald Trump declara emergência nacional, disponibilizando US$50 bilhões para auxílio no combate ao coronavírus. Europa se torna epicentro da pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
-
15 de Março de 2020
Ministério da Saúde apresenta relatório com 200 casos confirmados de coronavírus em todo o Brasil, totalizando 1.913 casos suspeitos em 25 estados e Distrito Federal, além de 68% dos testes positivos terem sido registrados em São Paulo, com 136 infectados. Presidente Donald Trump comprova resultado negativo para o vírus, após suspeita resultante de encontro com Jair Bolsonaro e Fabio Wajngarten em Miami. EUA apresentou 2.900 casos confirmados e 57 vítimas fatais.
Mortes na Itália chegam a 1.809 e casos confirmados ultrapassam a marca de 24 mil e governo do Reino Unido anuncia estar colocando idosos com idade superior a 70 anos em quarentena, aumentando a produção de ventiladores e construção de novos hospitais, para tratamento do coronavírus.
Bolsonaro quebra quarentena e participa de manifestação de partidários, recebendo críticas de presidentes da Câmara e afirmando que não deve haver histeria referente ao virus.
-
16 de Março de 2020
Bolsa cai quase 10% após suspender negociações e dólar sobe para R$4,92, registrando quinto circuit breaker em Março de2020. Brasil ainda apresentou registro de 200 casos confirmados do covid-19 e, de acordo com as últimas notícias do coronavírus no El País, na América do Sul a Argentina, Perú e Colombia restringiram entrada de turistas no país, assim como Portugal fechou fronteiras com a Espanha, segundo país europeu com maior número de casos registrados.
Casos de coronavírus na China já são menores que em todo o mundo, em uma comparação de 81 mil para 93 mil, invertendo a balança da pandemia em todo o mundo. Irã registrou 853 mortes, com 14.991 casos confirmados, assim como Espanha apresentou 8.744 infectados e 297 vítimas fatais.
Informando que não basta deixar os cuidados aos Ministérios da Saúde ou liderança principal, OMS pede “compromisso político” contra o vírus e fim de manifestações. Plataforma de serviços clínicas Clinicarx, disponibilizou página com informações técnicas e orientações para pessoas e empresas, referente ao coronavírus.
Ver essa foto no Instagram
Ministério da Saúde atualizou informações durante a tarde, confirmando 234 infectados no Brasil e 2.064 casos suspeitos, além de já terem sido descartados pelo menos 1.624 testes com resultado negativo. São Paulo continua sendo o maior estado afetado, com 152 registros, seguido de Rio de Janeiro (31) e Distrito Federal (13).
-
17 de Março de 2020
Estado de SP teve o primeiro caso de morte provocada pelo coronavírus no Brasil, homem de 62 anos que foi atendido no hospital Albert Einstein. Notícia foi divulgada logo após o prefeito Bruno Covas decretar situação de emergência da capital de São Paulo. Presidente da República, Jair Bolsonaro, é submetido a segundo teste do coronavírus, após furar isolamento durante manifestação do dia 15 de março.
OMS solicitou que todos os países acelerassem fase de testes para prevenção do vírus em todo o mundo. Primeiros testes de vacina para o covid-19 foram iniciados nos EUA, nomeando o processo Moderna’s mRNA-1273.
Número total de infectados no Irã subiu para 16.169 com 988 vítimas fatais, resultando na libertação de 85 mil prisioneiros, evitando aglomerações e maiores impactos do coronavírus no país. Casos na Espanha ultrapassam 10 mil, enquanto governo enviou mil tropas em 14 cidades, para auxiliar na quarentena da região.
Casos confirmados no Brasil sobem para 291,
-
18 de Março de 2020
Ministro do Gabinete de Segurança do Brasil, Augusto Heleno, é diagnosticado com coronavírus, sendo o décimo quinta registro dentre os participantes da comitiva de Jair Bolsonaro para Miami. Segundo teste de Jair Bolsonaro apresenta resultado negativo, após presidente participar de manifestação em 15 de março. De acordo com Unesco, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes estão sem aula, sendo metade do número de estudantes em todo o mundo.
Presidente do Santander em Portugal faleceu decorrente do COVID-19, António Vieira Monteiro estava em quarentena em Lisboa. Dólar dispara e supera R$5,19, mesmo após pacote de estímulos de Banco Central dos EUA.
Em quarentena total desde 9 de março, gabinete da Itália apresentou documento que alega recusar atendimento para infectados pelo coronavírus com idade acima de 80 anos. Casos na Espanha ultrapassam 13 mil com vítimas fatais sendo 558 e no Irã, aumento de 1.192 casos em 24 horas alcança marca de 17.361 casos confirmados e 1.135 fatalidades.
Mais duas mortes são confirmadas pela operadora de saúde Prevent Senior, totalizando 3 vítimas fatais por coronavírus no Brasil. Todas apresentavam comorbidade, que é a existência de duas ou mais doenças no mesmo paciente. Presidente Jair Bolsonaro enviou pedido ao Congresso, para que seja decretado estado de calamidade pública no Brasil, devido ao coronavírus. Alteração permite que custos com o combate ao COVID-19 sejam maiores, oferecendo maior suporte para a saúde do Brasil.
Ao final do dia, foram registradas 4 mortes no Brasil, todas na região de São Paulo, com vítimas possuindo mais de 60 anos de idade. O Ministério da Saúde compartilhou detalhes sobre os relatos, apresentando 426 casos confirmados:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil, em 18/03, às 20h:
??11.278 casos suspeitos
??1.841 casos descartados
??428 casos confirmados
??4 óbitosSaiba mais em https://t.co/UYm3jliCGA#COVID19
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 18, 2020
-
19 de Março de 2020
Prevent Senior confirma quinta vítima fatal de coronavírus no Brasil, em São Paulo. Ao todo, são 7 casos registrados em todo país, com dois falecimentos no Rio de Janeiro. Governo paulista informou que irá restringir contas de luz e água por 90 dias para famílias carentes. Benefício irá impactar mais de 500 mil famílias. Com 23 casos confirmados, estado do Paraná entra em estado de emergência, após declaração do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Luiz Mandetta e Sérgio Moro assinaram documento para fechar fronteiras do Brasil por 15 dias, suspende acesso estrangeiro pelas fronteiras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.
Casos de coronavírus na Espanha crescem 25%, com mais de 17 mil infectados e registro de 767 fatalidades. EUA solicitou aprovação da FDA (Foods and Drugs Administration) para efetuar testes com hidroxicloroquina, medicamento utilizado para tratar malária, após pesquisa feita na China apresentar resultados positivos. Teste também estão sendo feitos na França.
Transmissão comunitária aumenta e Ministério da Saúde divulga 621 casos confirmados, com registros em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Maioria dos testes positivos são na região Sudeste, com 391.
-
20 de Março de 2020
Governo brasileiro restringiu entrada aérea de país, incluindo toda a União Européia, China e Japão, porém deixando EUA de fora, apesar de país estar em sexto na lista de mais afetados pelo coronavírus. Anvisa pretende liberar empresas de medicamentos e cosméticos para produção de álcool em gel e derivados (álcool etílico 70%, álcool etílico glicerinado 80%, álcool isopropiílico glicerinado 75% e digliconato de clorexidina 0,5%.).
Presidente Jair Bolsonaro informou que faria novo teste para o coronavírus, por ter ficado em contato com vários outros infectados. Telemedicina é provisoriamente aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, buscando esforços no combate ao coronavírus.
Mercados europeus se recuperam pelo segundo dia seguido, após estímulos fiscais feitos para atrair investidores. Casos da Coréia do Sul continuam crescimento, com 8.652 testes positivos e 94 falecimentos. Na Itália, vítimas fatais ultrapassam China, relatando 3.405 fatalidades e 41.035 casos confirmados.
Hospital Santa Catarina, em São Paulo, confirmou oitava morte por coronavírus no Brasil. Estado apresenta 286 casos confirmados do COVID-19. Senado aprovou solicitação de Bolsonaro para decreto de calamidade pública, aprovado em unanimidade por 75 senadores. Decreto se tornou efetivo até 31 de Dezembro de 2020, permitindo maior acesso ao orçamento público para combate ao vírus.
Segundo dia sem novos casos confirmados em Wuhan, epicentro inicial do vírus. Na Alemanha, casos sobem de 2.958 para 13.957, ainda sem explicações para o salto extremo dos relatos no país.
-
21 de Março de 2020
Casos confirmados no Brasil chegaram a 1.178, de acordo com Ministério da Saúde, impactando todos os estados e Distrito Federal. De acordo com organização, 5 milhões de testes rápidos serão distribuídos para todo o país. Foi decretada quarentena obrigatório no estado de São Paulo, encerrando atividades de serviços não-essenciais até o dia 7 de abril de 2020.
Mortes na Itália ultrapassam China, com registro de 793 vítimas fatais em 24 horas, alcançando a marca de 4.825 fatalidades. Cidade de Wuhan registrou 41 novos casos, após neutralização do coronavírus ter sido anunciada horas antes. Séries médicas dos EUA e Canadá como Grey’s Anatomy e The Good Doctor doaram equipamentos médicos que seriam utilizados em gravações, após regiões apresentarem mais de 20 mil casos confirmados e 300 fatalidades.
-
22 de Março de 2020
Ministério da Saúde confirmou 1.604 testes positivos para coronavírus no Brasil, com 25 mortes registradas (3 no RJ e 22 em SP). Todos os estados apresentam transmissão comunitária, de acordo com Luiz Henrique Mandetta.
Número de mortes na Espanha sobem 30%, totalizando 1.772 vítimas fatais do COVID-19, com mais de 28 mil infectados, sendo 3.500 profissionais de saúde. Itália recebe auxílio da Rússia, após envio de 100 médicos ao país, veículos de limpeza e especialistas para regiões mais afetadas.
-
23 de Março de 2020
Medida Provisória foi editada por Jair Bolsonaro, permitindo que empresas fiquem 4 meses sem pagar salário, através de acordo entre contratante e contratado, para suspensão de obrigações contratuais. Empresa deverá oferecer qualificação online para colaboradores e poderá oferecer ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial. Pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria, informou que rede pública de SP fará 2 mil testes de coronavírus por dia.
Pressão sobre Tóquio cresceu, após pedidos de cancelamento das Olimpíadas e participações canceladas por Canadá, podendo ser o começo de uma sequência de abandonos. É revogada a MP apresentada por Bolsonaro, após grande onda de críticas de representantes e deboche por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Dados atualizados pelo Ministério da Saúde mostram 1.891 casos confirmados no Brasil, com aumento de vítimas fatais chegando em 34:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil ?? em 23/03 às 17h10
?1.891 casos confirmados
?34 óbitos
Saiba mais em https://t.co/UYm3jliCGA#Covid19
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 23, 2020
-
24 de Março de 2020
Devido ao aumento de casos confirmados no Brasil, Ministério da Saúde afirmou que irá ampliar testes do COVID-19 para 22,9 milhões de avaliações. Taxa de recuperação mundial alcança 45.33% e mortalidade fica em 3,83%. João Doria e Prefeito Bruno Covas testam negativo para o vírus, após Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip, testar positivo em 23 de março de 2020.
De acordo com a OMS, EUA pode se tornar novo epicentro da pandemia, após casos ultrapassarem 42 mil e governo registrar 100 casos fatais no mesmo dia, pela primeira vez. Após pressão de vários países, Olimpíada de Tóquio foi adiada por até um ano, devido ao coronavírus.
No Brasil, vendas online de álcool gel cresceram 4.700%, de acordo com levantamento da Compre&Confie mostrar 13 milhões de pedidos realizados em plataformas de compra através da internet. Exatamente quatro semanas após o primeiro infectado, dados foram atualizados pelo Ministério, apresentando 46 óbitos no Brasil e 2.210 casos confirmados, sendo 810 de São Paulo, assim como 4o vítimas fatais.
Presidente Jair Bolsonaro fez pronunciamento no período da noite, apresentando orientação contrárias aos procedimentos adotados em todo o mundo. De acordo com o presidente, foi causada uma histeria por parte da mídia, que agora mudou postura, pedindo calma e tranquilidade. A orientação de Bolsonaro foi o retorno aos trabalhos e aulas, exceto para pessoas acima de 60 anos de idade, evitando impactos na economia do Brasil, sugerindo que governadores abandonassem conceito de terra arrasada. Pronunciamento do Presidente da República trouxe revolta brasileira em redes sociais e em todo o mundo.
-
25 de Março de 2020
Roger Federer, Fundação de Michael Jackson e Outback fizeram doações locais de dinheiro para o combate ao COVID-19. Espanha se torna segundo país a ultrapassar óbitos registrados na China, com casos registrados em 3.434, sendo 738 deles nas últimas 24 horas.
No Brasil, duas novas fatalidades são registradas em Amazon e Rio Grande do Sul, sendo as primeiras mortes fora do território paulista e carioca. Paciente de Porto Alegre (RS) possuía 91 anos e a de Manaus (AM) tinha 49 anos de idade. Após atualizações do Ministério da Saúde, casos confirmados no Brasil sobrem para 2.433, com 57 óbitos, sendo um deles o primeiro no Nordeste:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil ?? – 25/03
? 2.433 casos confirmados
? 57 óbitosSaiba mais em https://t.co/UYm3jliCGA#Covid19 pic.twitter.com/gnIdXKY4jF
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 25, 2020
-
26 de Março de 2020
Cerca de 1.000 pessoas farão teste com hidroxicloroquina, de acordo com Hospital Albert Einstein. Dividido em 3 etapas, o estudo busca confirmar resultados positivos com eficácia da droga que vem sido testada em diversos países. Secretário de Saúde do Estado de São Paulo afirmou que quarentena da região ainda está em primeira etapa, podendo ser evoluída para isolamento domiciliar, visto que ainda possui autorização de comércios abertos.
Após atualização do Ministério da Saúde, casos no Brasil tem maior aumento em 24h, com 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Com um mês do primeiro relato de coronavírus no Brasil, país registrou 11,7% de infectados evoluindo para estado grave.
EUA ultrapassou Itália e China em casos confirmados, com 82.404 testes positivos para COVID-19. Itália segue sendo o país com o maior número de vítimas fatais, com 8.215 registros.
Câmara do Brasil aprovou auxílio emergencial para trabalhadores autônomos, sem carteira assinada. Benefício será oferecido por três meses para trabalhadores acima de 18 anos e cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos (R$3.135) ou de até R$519,50 por pessoa. Poderão ser pagos até dois benefícios por família.
-
27 de Março de 2020
Primeiro-ministro do Reino Unido anunciou teste positivo para coronavírus, iniciando quarentena, porém mantendo esforços no combate à pandemia.
Rio Grande do Sul confirma segunda morte decorrente do COVID-19, sendo o paciente um senhor de 88 anos, com diabetes e hipertensão. Governos de MT, RO e SC anunciam reabertura de comércio, incluindo bares, cafés e supermercados. Governo anunciou pacote de US$40 bilhões para pequenas e médias empresas, oferecendo benefício por até 2 meses para pagamento de salários de funcionários. Com valores limitados em até 2 salários mínimos por colaborador, atendendo até 1,4 milhões de empresas e 12,2 milhões de trabalhadores.
Nova atualização do Ministério da Saúde apresenta 92 óbitos no Brasil e 3.417 casos confirmados de coronavírus. São Paulo continua sendo o estado com maior registro de infectados, 1.233, seguido de RJ, com 493.
-
28 de Março de 2020
Óbitos por coronavírus na Itália ultrapassaram 10 mil, com registros de 700 vítimas fatais por dia, na última semana. África do Sul iniciou bloqueio de 21 dias aos seus 57 milhões de habitantes, após registrar 1 mil casos confirmados e 2 falecimentos.
Casos confirmados no Brasil foram atualizados para 3.904 e 114 óbitos, resultando em reuniões do Ministério com secretarias estaduais e municipais para orientações referentes ao combate da pandemia. Estados Unidos ultrapassam 100 mil casos de coronavírus e Trump afirmou estar cogitando quarentena obrigatória em Nova York, New Jersey e regiões de Connecticut.
-
29 de Março de 2020
Número de infectados ultrapassa 700 mil, após série de testes nos EUA que colocaram o país no topo da lista, com mais de 140 mil testes positivos. Quarentena norte-americana foi estendida até 30 de abril.
Dados atualizados através do Twitter do Ministério da Saúde mostra aumento de casos confirmados do coronavírus no Brasil:
ATUALIZAÇÃO – o @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil ?? – 29/03
??4.256 casos
?? 136 óbitosSaiba mais em https://t.co/UYm3jliCGA#COVID19 pic.twitter.com/24P5Wy2Es7
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 29, 2020
-
30 de Março de 2020
Anvisa liberou uso de cloroquina para pacientes infectados em estado grave. De acordo com o Ministério, substância é utilizada para tratamentos de artrite, lúpus e malária, sendo considerado efetivo em pessoas diagnosticadas com o COVID-19, porém possuindo efeitos colaterais que podem trazer problemas cardíacos.
Easyjet anunciou estar interrompendo toda sua frota de aviões frente ao surto do coronavírus. Empresa auxiliou em 650 vôos de repatriamento, oferecendo apoio para autoridades que foram capazes de trazer 45 mil pessoas para seus países natais. Príncipe Charles foi liberado de isolamento após uma semana se deu diagnóstico com o vírus, tendo se colocado em quarentena com sua esposa, Camilla Parker.
Mortes por COVID-19 no Brasil alcançam 159 e casos confirmados chegam em 4.579, de acordo com atualizações do Ministério da Saúde. Foram recebidos 500 mil testes para o COVID-19, no Brasil:
Os 500 mil testes rápidos para o diagnóstico do #coronavírus acabam de chegar no Brasil??! Este primeiro lote faz parte da doação feita pela @valenobrasil. Ao total, já foram comprados 5 milhões de testes que atenderão aos brasileiros nos próximos meses. #CorrentedoBem pic.twitter.com/o95fpb1dag
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 30, 2020
-
31 de Março de 2020
Completam 3 meses desde o primeiro relato de coronavírus na China e no mundo. Presidente Jair Bolsonaro informou que iria sancionar auxílio de R$600 para trabalhadores informais, oferecendo benefício por três meses. Será disponibilizado para famílias com renda mensal de meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total da família, desde que não estejam participando de nenhum outro programa social.
Governo também avalia liberação de seguro-desemprego de trabalhadores formais e R$1.000 por FGTS, visto que após nova MP, empregadores poderão suspender o contrato por até dois meses, ou reduzir jornada e salário em 25%, 50% e 70% por até três meses. Edmar Santos, Secretário da Saúde do Estado do Rio de Janeiro afirmou para BandNews que quarentena evitou mil mortes no estado, após análise de projeção se mostrar menor taxa de crescimento de casos.
Casos confirmados no mundo ultrapassam 800 mil, com Itália sendo o país com maior número de óbitos, 11.591 e os EUA, com o maior número de infectados, 164.785.
Casos confirmados no Brasil sobem para 5.171, com óbitos subindo para 201, seguindo uma taxa de letalidade de 3,5%, sendo a média global de 4,89%
-
01 de Abril de 2020
Dólar opera em alta de 0,99%, sendo vendido perto de R$5,25, apesar de medidas globais para reduzir impacto do coronavírus na economia. Produção industrial brasileira tem segunda alta consecutiva, com 0,5% de crescimento em fevereiro, com relação ao mês anterior, resultado da produção de veículos automotores, reboques, carrocerias e outros produtos químicos.
Falecimento de jovem de 13 anos no Reino Unido liga alerta para os riscos do COVID-19 em pacientes fora do grupo de risco. Casos nos EUA ultrapassam número de recuperados em todo o mundo, Itália e Espanha ultrapassam marca de 100 mil infectados. Itália registra menor número de óbitos nos últimos 6 dias, desde 28 de fevereiro, apresentando ainda números elevados no número total de casos fatais (13.155), porém oferecendo um cenário otimista para o combate ao coronavírus.
Informações atualizadas pelo Ministério da Saúde mostram mais de 6 mil casos confirmados no Brasil e 241 óbitos:
ATUALIZAÇÃO – O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 01/04
??6.836 casos
??241 óbitos
Confira na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/KKkHk6o1SB
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 1, 2020
-
02 de Abril de 2020
Seguindo o exemplo da China, após 10 dias de obras, Hospital de Campanha no Pacaembu será entregue nesta quarta-feira. Casos suspeitos são relatados por secretarias municipais e estaduais, subindo casos para 7.011 e fatalidades para 251, números diferentes dos informados pelo Ministério da Saúde. São mais de 23 mil novos testes de coronavírus aguardando resultado, sendo 3,4 vezes maior que o número de casos confirmados no Brasil.
Pagamento de R$600 deve começar na próxima semana, para microempreendedores individuais e profissionais informais, sendo categoria menos protegida frente aos impactos do COVID-19. Número de vítimas fatais no Brasil sobe para 299 e casos confirmados são 7.910, após novo levantamento feito pelo Ministério da Saúde.
ATUALIZAÇÃO – O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 02/04
??7.910 casos
??299 óbitosConfira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/QsqPm074Li
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 2, 2020
De acordo com CNN, mais de 6 milhões de americanos solicitaram auxílio para desempregados em menos de uma semana, registrando um aumento de 6.000% no cadastramento do benefício.
-
03 de Abril de 2020
Busca por registro no Conselho de Enfermagem de SP cresceu 46% no mês de março. Atendimento online permitiu que 5 mil novos registros fossem solicitados e 105 reaberturas de processo entrassem para a lista de autorizações. Câmara dos Deputados informou que irá votar orçamento de guerra em dois turnos, oferecendo maior liberdade e segurança para governo brasileiro nos custos envolvidos para o combate ao coronavírus.
Pesquisa feita pelo Datafolha apresenta aprovação de 76% para Ministério da Saúde e 33% para Presidente Jair Bolsonaro. Resultado veio à partir de 1511 participantes entrevistados por telefone, que avaliaram condução de governadores e demais autoridades frente os impactos do COVID-19 no Brasil.
País com mais mortes pelo coronavírus, Itália prorrogou quarentena até 2 de maio de 2020, após apresentar diminuição de casos confirmados e uma queda na taxa de fatalidade em 24h.
-
04 de Abril de 2020
Casos no Brasil ultrapassam 10 mil, após novo levantamento do Ministério da Saúde, publicado no Twitter:
ATUALIZAÇÃO – O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 04/04
??10.278 casos
??432 óbitos
Confira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/wbKJScQ5rm— Ministério da Saúde (@minsaude) April 4, 2020
Estados Unidos registrou quase 1,5 mil mortos em 24h, sendo maior número de fatalidades registradas, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins. Espanha ultrapassou casos na Itália, anterior epicentro da pandemia que apresenta cenário otimista para número de novos infectados.
-
05 de Abril de 2020
Pernambuco, Bahia e Amazonas registram novos óbitos devido ao coronavírus em pessoas com mais de 50 anos.
Número de mortes na Espanha cai pelo terceiro dia seguido, apesar de ainda estar acima de 600 registros por dia, número foi o menor nos últimos 10 dias.
-
06 de Abril de 2020
Novo levantamento do Datafolha apresenta 76% de votos favoráveis para o isolamento social no Brasil. Após entrevistar 1.511 pessoas, dado apresentou maioria em apoio à quarentena, sendo 18% contra o isolamento e 6% sem opinião definida.
Após achatamento de casos, países europeus começam a avaliar abertura de setores e redução do tempo de isolamento social. Dinamarca e Áustria já preparam projetos de retorno gradual e estratégico, evitando maiores impactos do COVID-19.
Governo de SP estima que estado terá cerca de 1.250 mortes por coronavírus em uma semana, fazendo com que governador João Dória prorroga-se quarentena até 22 de abril, adicionando duas semanas ao prazo de isolamento anterior. Hospitais brasileiros iniciam testes com plasma de paciente curados, após infecção de coronavírus. No sábado anterior, hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês receberam autorização da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para iniciar triagem de doadores e aplicar em pacientes em estado grave.
Casos confirmados no Brasil foram atualizados pelo Ministério da Saúde, após Luiz Henrique Mandetta afirmar que não iria deixar o cargo de Ministro:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 06/04:
?? 12.056 casos
?? 553 óbitos
Confira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/oeULmR1J51— Ministério da Saúde (@minsaude) April 6, 2020
-
07 de Abril de 2020
China teve 1º dia sem mortes pela COVID-19 desde o início do surto, apesar de número de casos ter voltado a crescer após estabilização no final de fevereiro de 2020. País teve primeiro óbito em 11 de janeiro e 3.331 falecimentos ao todo.
Governo Brasileiro lançou aplicativo para efetuar pagamento de R$600 para trabalhadores informais, disponibilizando valor em até 48 horas após cadastro efetuado. Benefício busca trazer apoio para mais de 15 milhões de trabalhadores. Sistema teve falha e CAIXA se desculpou, informando correções para que atendimento pudesse ser feito sem problemas no cadastro.
Ministério da Saúde informou atualização de casos em 7 de abril, com 13.717 infectados e 667 óbitos registrados, sendo 55% dos falecimentos no estado de São Paulo. De acordo com organização, mais de 470 mil pessoas foram avaliadas à distância, no combate ao coronavírus.
-
08 de Abril de 2020
Governo extinguiu PIS-Pasep e liberou R$1.045 para saque de FGTS, com medida provisória permitindo valor à partir de 15 de junho. Ainda não existe cura, mas médicos brasileiros já sabem como o corpo humano combate ao COVID-19. De acordo com relatos médicos sobre o coronavírus, profissionais da saúde conseguiram identificar formas que o sistema imunológico busca para combater ao vírus.
EUA alcançou quase 400 mil casos, sendo o maior epicentro da pandemia desde a aceleração de infectados na Itália, apresentando mais de 12 mil mortos. Governo de Nova York planeja enterrar vítimas em parques públicos, por falta de espaço em cemitérios.
Transmissão diária do Ministério da Saúde trouxe novos levantamentos, com 15.927 casos confirmados e 800 óbitos, mantendo uma taxa de 5% de letalidade. Levantamentos apresentados em pronunciamento apresentaram imagens detalhadas do Coronavírus no Brasil:

-
09 de Abril de 2020
STF proibiu Presidente Jair Bolsonaro e governo federal de intervir em decisões de estados e municípios sobre isolamento, após analisar ação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Primeira parcela do auxílio de R$600 para trabalhadores informais começou a ser paga, sendo dividido em três parcelas do mesmo valor citado, até 29 de maio.
Quarentena em São Paulo é de 49% da população, quando deveria ser de 70%, de acordo com governador João Dória.
EUA, Espanha e Itália seguem sendo os países mais impactados pelo coronavírus, com 432.438, 152.446 e 139.422 casos confirmados, além de 14.829, 15.238 e 17.669 óbitos registrados, respectivamente.
-
10 de Abril de 2020
Ministério da Saúde atualizou a situação do coronavírus no Brasil, sendo São Paulo o estado mais afetado desde o início da pandemia no país:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 10/04*:
??19.638 casos
??1.056 óbitosConfira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19
*os dados foram retificados pic.twitter.com/ABOA1Hfi2c
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 10, 2020
Semana Santa em Roma e Jerusalém é realizada sem a presença da peregrinos, reduzindo impactos de aglomeração e mudando localidade de Coliseu de Roma para o átrio da basílica. Imagens de fiéis foram utilizadas em bancos de igrejas, adaptando tradição mesmo frente aos impactos do COVID-19 no mundo.
-
12 de Abril de 2020
Mulher de 97 anos tem alta após combater ao COVID-19 em São Paulo, depois de ficar 12 dias na UTI com gripe influenza e o novo coronavírus. Ministério da Saúde atualizou casos confirmados para 22.169 e 1.223 óbitos, além de informar a construção de hospitais especializados no combate à pandemia em Manaus e outros estados:
???O presidente @jairBolsonaro e o ministro @lhmandetta conferiram as obras do primeiro hospital de campanha financiado pelo @govbr exclusivo para o atendimento de pessoas com #coronavírus. A unidade ficará pronta em 15 dias e será o modelo para Manaus (AM) e outras cidades. pic.twitter.com/QPJvu53ZOK
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 12, 2020
Já são mais de 2,5 milhões de pessoas testadas para o COVID-19 nos EUA, sendo que 550 mil apresentaram teste positivo e 20 mil se tornaram vítimas fatais do vírus. Reino Unido enfrente uma das maiores taxas de mortalidade da pandemia, com 80 mil infectados e 12 mil óbitos.
-
13 de Abril de 2020
Além de oportunidades na área de saúde, outros setores apresentam aumento de demanda e criação de vagas de emprego, como é o caso de redes de supermercados, e-commerce, segurança, informática e TI. Apesar da imposição de quarentena, 40 cidades paulistas mantém baixo nível de isolamento. Taxa ideal de pessoas em casa seria de 70%, porém ficou entre 47% e 55% entre quinta-feira e sábado.
Casos atualizados pelo Ministério da Saúde apresentam novo levantamento de infectados por coronavírus no Brasil, mostrando 23.430 casos confirmados e 1.328 óbitos:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 13/04:
??23.430 casos
??1.328 óbitosConfira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/382b2fGeNH
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 13, 2020
-
14 de Abril de 2020
Governo começou a pagar nova rodada de auxílio para trabalhadores informais, disponibilizando R$600 por três meses para cadastrados no Auxílio Emergencial da Caixa. Carregamento importado da Coréia do Sul chegou ao Brasil, com 726 mil novos testes para o coronavírus, permitindo maior fase de testes em São Paulo, que possui fila de espera para verificação e 15 mil avaliações com resultados pendentes.
China teve 3º dia sem registro de novas mortes desde Janeiro, apresentando novos casos de COVID-19 importados de outros países, mas uma redução considerável em casos no país. Queda abrupta de casos na África do Sul intrigou especialistas, caindo de 243 novos casos em um dia, para apenas 17. País teve registro de 2.173 infectados e 25 óbitos até o dia 13 de abril de 2020.
G1 lançou Mapa do Coronavírus no Brasil, com detalhamento diário da pandemia no país. Mais de 50% dos pacientes com coronavírus no Brasil estão curados, segundo levantamento apresentado pelo Ministério, com 14.026 dos infectados apresentando falta de sintomas do vírus.
Casos atualizados pelo Ministério de Saúde mostram 204 falecimentos em 24 horas, além de novos dados do coronavírus no Brasil:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 14/04:
??25.262 casos
??1.532 óbitosConfira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/jLWE6juZBi
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 14, 2020
-
15 de Abril de 2020
Prefeitura do Rio de Janeiro utilizou drones com alto-falantes para “espantar” aglomerações, através de áudio que orientava população a permanecer em casa ou evitar frequentar ambientes cheios. Mais de 500 mil pessoas no mundo estão recuperadas do coronavírus, sendo 14 mil no Brasil e 78 mil na China, que ainda apresenta novos casos confirmados de coronavírus.
Tensão no Ministério da Saúde aumenta devido a possível demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta, resultando no pedido de desligamento de seu secretário Wanderson de Oliveira, responsável pela formulação de medidas contra o COVID-19. Pedido foi recusado pelo ministro, que seguiu aguardando substituição.
Casos confirmados no Brasil são atualizados, apresentando 28.320 infectados, 1.736 falecimentos e com maior impacto nos estados de SP, RJ e CE, representando 59,8% de todos os registros de coronavírus no país.
-
16 de Abril de 2020
Presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que autoriza telemedicina durante pandemia do COVID–19, orientando médicos a informar pacientes sobre as limitações do modelo de atendimento. Tribunal Regional Federal barrou a necessidade de CPF para retirada de Auxílio Emergencial, devido aglomerações se formando em filas para resgate do benefício.
Aproximadamente 140 pacientes da Coréia do Sul que haviam se curado do coronavírus, apresentam nova infecção, após liberação de quarentena. EUA ultrapassa 30 mil mortos e quase 11 mil falecidos são de Nova Iorque, decorrente do novo coronvírus. Reino Unido prorrogou quarentena por mais três semanas, após verificar redução de casos confirmados.
Mandetta anunciou através de sua conta pessoal do Twitter que foi demitido, agradecendo a parceria de seus colaboradores durante sua campanha no SUS. Logo em seguida, fontes do Ministério da Saúde informam que Nelson Teich, oncologista carioca, aceitou convite de presidente Jair Bolsonaro para assumir cargo de Ministro da Saúde:
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
Casos no Brasil foram atualizados pelo Ministério, totalizando 30.425 testes positivos e 1.924 óbitos, 853 deles sendo de São Paulo e apresentando um crescimento 82,4% em 7 dias.
-
17 de Abril de 2020
China revisa números em Wuhan, mortes disparam de 3 mil para 4.632 no país. PIB da China recuou 6,8% no primeiro trimestre do ano, apesar de encerramento da quarentena apresentar faturamento recorde em lojas físicas no país.
Donald Trump, presidente norte-americano, propõe plano de três fases para reabertura da economia dos EUA, sendo a primeira o distanciamento social em público, evitando eventos e reuniões de mais de 10 pessoas, permitindo a abertura de grandes restaurantes, cinemas e academias que seguirem as normas de restrição. A segunda fase permite abertura de escolas, bares e creches e aglomeração máxima de 50 pessoas. Na fase final permite que pessoas do grupo de riscos possam voltar a circular em público, seguindo restrições.
Brasil tem 2.141 mortes e 33.682 casos confirmados de COVID-19, com 217 novos óbitos registrados em 24h e um índice de letalidade de 6,4%. Quarentena em São Paulo é prorrogada para 10 de maio, após pronunciamento de João Dória, estendendo prazo de isolamento que foi iniciado em 24 de março.
-
22 de Abril de 2020
João Dória anuncia plano de retomada econômica para 11 de maio de 2020, separando por regiões afetadas e permitindo retorno gradual de atividades. Mais detalhes serão disponibilizados apenas três dias antes do retorno. Amazonas passa por dificuldades de leitos de UTI, com 96% de ocupação, sendo que a capital Manaus apresentou 100% de capacidade ocupada.
Alemanha aprovou testes de candidatas a vacina para COVID-19, iniciando efeitos em humanos através de vacinas desenvolvidas pela BioNTech. Teste será feito com 200 pessoas saudáveis e cobaias do grupo de risco.
Ministério da Saúde anunciou novo levantamento de casos confirmados de coronavírus no Brasil, com 55,3% dos infectados apresentando recuperação do vírus:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 22/04:
?? 45.757 casos confirmados
?? 2.906 óbitos
?? 17.533 casos em acompanhamento
?? 25.318 recuperadosConfira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/JM5qaSy2uC
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 22, 2020
-
23 de Abril de 2020
superando média de 10 anos (3,9 mil) com um relato de 33,5 internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Governo cancelou adiantamento de segunda parcela de auxílio emergencial de R$600 por falta de recursos, visto que para cada uma das 3 parcelas foi reservado o valor de R$32,7 bilhões, sendo que para a primeira já foram consumidos R$31,3 bilhões e ainda faltam 12 milhões de solicitações da primeira parcela.
Espanha mantém tendência estável de casos confirmados de coronavírus, saindo de um aumento diário de 25% para apenas 2%. Itália registrou mais curados do que novos casos de COVID-19 pela primeira vez, apresentando 3.033 pessoas liberadas após contrair o novo coronavírus, contra 2.646 casos confirmados. País teve quase 190 mil testes positivos, contudo 81.710 estão em isolamento domiciliar, sem sintomas ou com sintomas leves, reconfortando o segundo epicentro da pandemia.
Casos atualizados pelo Ministério da Saúde apresentam 49.492 infectados, 26.573 recuperados e 3.313 óbitos.
-
24 de Abril de 2020
Dólar bate R$5,71 e renova recorde histórico com demissão de Moro, ex-ministro da justiça que deixou o cargo após mudança repentina do cargo de Diretor-Geral da Polícia. Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel decide manter isolamento social no estado, sem apresentar prazo para o fim da quarentena.
Presidente Donald Trump fez novos pronunciamentos com sugestões arriscadas de tratamento, como banho de sol e injeção de desinfetante para matar o vírus. Óbitos nos EUA ultrapassam 50 mil e casos confirmados de coronavírus são quase 900 mil.
Brasil tem 3.670 mortes e 52.995 casos de coronavírus, um crescimento de 7,1% com relação ao dia anterior.
-
25 de Abril de 2020
Mortes por coronavírus no mundo chegam a 200 mil, de acordo com Universidade Johns Hopkins. Itália apresentou maior redução de óbitos desde 17 de março, com 415 falecimentos registrados em um dos países com a maior taxa de fatalidade por coronavírus no mundo, com 26.364 registros Na Espanha, casos confirmados chegam a 223 mil, com 22 mil óbitos registrados, porém com previsão de retorno à atividades físicas (exercícios) nas ruas a partir de 2 de maio.
No Brasil, são 58,5 mil casos confirmados e 4 mil mortes, segundo Ministério. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que atualmente “não há evidências” de que recuperados da Covid-19 tenham anticorpos estejam protegidos contra uma segunda infecção por coronavírus.
-
26 de Abril de 2020
Crianças da Espanha puderam sair de casa pela primeira vez em 6 semanas, após país ter se tornado um dos epicentros da pandemia, logo após o crescimento de casos na Itália.
Isolamento social em São Paulo cai para 52%, após índice levantado por operadoras de telefonia Oi, Claro, TIM e Vivo ter atingido 56% de habitantes em suas casa. Estado é o mais impactado pelo COVID-19, com mais de 20 mil registros do vírus e 1.700 óbitos.
Ministério da Saúde atualizou casos confirmados e óbitos no Brasil, ultrapassando 60 mil infectados em todo o país:
ATUALIZAÇÃO – Situação do #coronavirus no Brasil – 26/04/2020
?? 61.888 diagnosticados com COVID-19
?? 4.205 óbitos (7%)
?? 27.531 em acompanhamento* (44%)
?? 30.152 recuperados* (49%)
?? 1.322 óbitos em investigação*estimativas sujeitas a revisão. pic.twitter.com/Lhogwc7QLu
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 26, 2020
-
27 de Abril de 2020
Mundo se aproxima dos 3 milhões de infectados e tem 206 mil óbitos, com o Brasil ocupando a 11ª posição entre os países com o maior número de casos confirmados de coronavírus. EUA registram 928.691 casos confirmados e 52.549 mortes, sendo que país já testou mais de 5 milhões de habitantes desde que o país se tornou o epicentro da pandemia.
Em São Paulo, 3,5 milhões de alunos da rede estadual retomam aulas na segunda-feira, através de aplicativos e transmissão por TV. Planejamento do estado avalia retorno com rodízio à partir de julho. Brasil teve 4.543 mortes por coronavírus e 66.501 casos confirmados, apresentando um crescimento de óbitos maior que o da Itália:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 27/04:
?? 66.501 casos confirmados
?? 4.543 óbitos
?? 30.816 em acompanhamento
?? 31.142 recuperados
?? 1.136 óbitos em investigação
Confira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx #COVID19 pic.twitter.com/hvOpHuQU00— Ministério da Saúde (@minsaude) April 27, 2020
-
28 de Abril de 2020
Prévia da inflação atinge menor patamar para abril desde Plano Real, com uma média de 6% na queda do preço do combustível, impactando serviços de seguro, transporte compartilhado e aluguel de veículos. Levantamento do G1 mostra que 74% dos empregados da indústria automotiva têm contrato suspenso ou jornada reduzida temporariamente, afetando 79,2 mil funcionários de 13 fabricantes de carros, ônibus e caminhões.
Governo autoriza contratação de mais de 8,2 mil temporários para reduzir fila do INSS, destinando vagas para aposentados e militares, abrindo áreas no prazo total de 6 meses. Anvisa libera farmácias para aplicarem teste rápido de COVID-19, apesar de resultados não deverem ser vistos como absolutos, sendo necessária nova fase de testes.
EUA chegam em 1 milhão de casos confirmados, sendo um terço do registro total de casos de coronavírus no mundo. No Brasil, país registra aumento em casos de óbito, com 474 novos falecimentos, totalizando 5.017. São 71.886 testes positivos no país, de acordo com Ministério da Saúde, ultrapassando a China em casos fatais e quase alcançando casos confirmados no primeiro epicentro da pandemia.
-
29 de Abril de 2020
Nova pesquisa do Datafolha apresenta 52% de apoio ao isolamento social amplo e 46% a favor da volta ao trabalho de pessoas fora do grupo de risco, após ouvir 1.503 pessoas em todos os estados. Jair Bolsonaro amplia atividades essenciais e inclui serviços para caminhoneiros em rodovias, permitindo a reabertura de “atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotiva”, totalizando 13 novos grupos de atividade.
Cinemas da China devem reabrir à partir de junho, de acordo com oficial em Pequim, informando que país deverá sair de isolamento de alto nível no dia 30 de abril de 2020. Coronavírus atinge em cheio PIB norte-americano, com uma retração de 4,8%, pior ritmo de desaceleração desde o final de 2008, com a bolha imobiliária.
Brasil acumula 5.466 mortes por COVID-19 e 78.162 casos, com o maior número de infectados registrados de um dia para o outro:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 29/04:
?? 78.162 casos confirmados
?? 5.466 óbitos
?? 38.564 em acompanhamento
?? 34.132 recuperados
?? 1.452 óbitos em investigação
Confira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx #COVID19 pic.twitter.com/4wOVHJbJhz— Ministério da Saúde (@minsaude) April 29, 2020
-
30 de Abril de 2020
Desemprego no país sobe para 12,2% e atinge 12,9 milhões de pessoas, com 1,2 milhões a mais do que o mesmo período de 2019 (janeiro a março), sem relação comprovada com os impactos do coronavírus. Estado do Rio amplia isolamento até 11 de maio e capital até 15 de maio, liberando a abertura de serviços de tecidos e artigos que permitam confecção e venda de máscaras de proteção.
Seguindo a mesma estratégia, quarentena na cidade de SP vai ser prorrogada com restrições mais rígidas, diz secretário, ampliado isolamento até 10 de maio, após estado registrar 1.456 óbitos por COVID-19.
CDC dos EUA, equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil, atualizou sintomas decorrentes do vírus. Além de tosse seca persistente, febre e cansaço, infectados agora apresentam tremores e calafrios que não somem, dor de cabeça, garganta e muscular e por fim, perda recente de olfato ou paladar.
Brasil tem 5.901 mortes e 85,380 casos confirmados por coronavírus, ultrapassando casos totais da China e com segundo pior dia consecutivo em registro de novos infectados. AGU entrega relatório de exame negativo de Jair Bolsonaro para COVID-19, após justiça exigir apresentação de documento em até 48 horas.
-
03 de Maio de 2020
Rio de Janeiro e Pernambuco apresentam acima de 90% dos leitos de UTI ocupados, sendo Ceará o próximo a ultrapassaro nível referente a capacidade de atendimento. Ministério da Saúde atualizou registros de coronavírus no Brasil, apresentando mais de 100 mil casos no país:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 03/05:
?? 101.147 casos confirmados
?? 7.025 óbitos
?? 51.131 em acompanhamento
?? 42.991 recuperados
?? 1.364 óbitos em investigação
Confira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/fKM6FXVRRn— Ministério da Saúde (@minsaude) May 3, 2020
-
04 de Maio de 2020
São Paulo bloqueia vias a partir desta segunda-feira para estimular isolamento social, ocorrendo somente entre 7h e 9h da manhã, no horário de pico, afetando Zona Sul, Norte, Leste e Oeste. Economia brasileira deve encolher 3,76% em 2020, diz mercado, com previsões 0,2% melhores do que análise anterior para o ano de 2021, sendo o crescimento avaliado em 3,2%.
Casos no mundo passam de 3,5 milhões e subnotificação preocupa, fazendo com que especialistas acreditem que situação possa estar em outro patamar de risco. Instituto Butantan desenvolve vacina contra o coronavírus com bactérias editadas, ao serem injetadas no organismo, essas vacinas celulares, como são chamadas, desenvolvem uma resposta imune contra o microrganismo, a partir da produção de anticorpos específicos.
Dados atualizados do Ministério apresentam 105.222 casos confirmados e 7.228 óbitos.
-
05 de Maio de 2020
Governador do Ceará prorroga decreto de isolamento até o dia 20 de maio e torna obrigatório uso de máscara, seguindo mesma medida de proteção adotada por São Paulo e Paraná. Estado já apresenta 11.2 mil casos e 700 óbitos registrados. Hospitais militares começam a treinar profissionais para COVID-19, recebendo instruções para intubação, tratamento e uso de ventilação de arritmias mecânicas.
OMS pede que governos olhem para possíveis casos antes de dezembro, após caso na França ter sido relatado antes mesmo da China se tornar epicentro da pandemia do novo coronavírus.
Com dados atualizados pelo Ministério da Saúde, situação do coronavírus no Brasil apresenta alta em óbitos nas últimas 24h:
Ver essa foto no Instagram
-
06 de Maio de 2020
Cariocas desrespeitam medidas de isolamento social durante a pandemia, mesmo com estado apresentando segundo pior índice no país, com 1.123 mortos e 12.391 casos confirmados no RJ. Pará decreta ‘lockdown’ em dez cidades a partir de quinta-feira, utilizando critério que separou os municípios com número de infectados 50% acima da média do estado, sendo ela 75 casos para cada 100.000 habitantes.
Belo Horizonte irá aplicar multa de R$80 para pedestres circulando sem máscara de proteção. As medidas valem para quem circular por todos espaços públicos, sistemas do transporte público, comércios, indústrias e serviços ofertados na cidade.
EUA passam de 70 mil mortes pela COVID-19 e número de casos chega a 1,19 milhão, levando uma taxa de letalidade de 5,9% e tendo o maior pico de casos confirmados no dia 5 de abril. Dólar sobe forte, vai a R$5,70 e bate novo recorde de fechamento, com alta de 1,96%. Europa aposta na utilização de bicicletas para retomada pós-quarentena, evitando aglomerações em transportes públicos.
No Brasil, levantamento oficial apresenta 125.218 casos confirmados, sendo SP, RJ, CE, PE e AM os estados mais afetados. Óbitos totais chegam a 8.536, com um aumento de 615 em 24h. BC corta taxa básica de juros pela sétima vez seguida, a 3% ao ano, buscando estimular a economia nacional, visto que crédito tende a incentivar produtividade e impulsionar consumo das famílias.
-
07 de Maio de 2020
Covas anuncia rodízio de carros mais restritivo em SP para ‘evitar ter que decretar lockdown’ na cidade, mesmo com estado apresentando somente 47% de isolamento social e 48 cidades terem flexibilizado quarentena, resultando em novos casos e fazendo com 30 municípios voltassem atrás na decisão. Minas só testa uma em cada 10 notificações por covid-19, com 102 mil casos suspeitos e apenas 11% tendo sido testados para o novo coronavírus.
Levantamento da CNN mostrou que 57 mil pessoas ainda estão a bordo de 74 navios de cruzeiro, sem poder pisar em terra firme, devido a preocupações com o COVID-19. Dólar engata 5ª alta consecutiva, vale R$5,84 e bate recorde nominal, como consequência de mais um corte de taxa básica do BC atingir menor valor da história, dessa vez com apenas 3% ao ano.
Presidente Jair Bolsonaro incluiu construção civil e indústrias em lista de atividades essenciais na pandemia, fazendo com sejam mais de 50 serviços elencados como aptos para abertura. Brasil tem quase 10% das mortes diárias do COVID-19 registradas em boletim da OMS, ficando atrás somente de Estados Unidos e Reino Unido.
Atualização de registros de coronavírus no Brasil foram publicados pelo Ministério:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 07/05
??135.106 casos confirmados
??70.610 em acompanhamento
??55.350 recuperados
??9.146 óbitos
*?227 óbitos ocorreram nos últimos 3 dias
??1.782 óbitos em investigação
Saiba mais https://t.co/fIH1TQXSoX#COVID19 pic.twitter.com/CqqQZXrJB7— Ministério da Saúde (@minsaude) May 7, 2020
-
08 de Maio de 2020
Lockdown contra coronavírus começa em Fortaleza, 3ª capital do país a adotar a medida, além de Belém (PA) e São Luís (MA). Câmara pode votar nesta sexta uso obrigatório de máscara no país, exigindo uso de proteção em ruas, edifícios ou áreas de acessos públicos em todo o território nacional. Governo de São Paulo prorroga quarentena até 31 de maio, após analisar grande aumento de casos, óbitos e baixa taxa de isolamento social (abaixo de 50%, sendo pelo menos 70% o ideal).
EUA perdem 20,5 milhões de postos de trabalho em abril, e desemprego vai a 14,7%, com índices piores do que o pós-Segunda Guerra Mundial de 10,8% em novembro de 1982.
-
09 de Maio de 2020
Brasil ultrapassou barreira dos 10 mil mortos por COVID-19, sendo um dos 6 países que atingiram número, superando até mesmo a China, primeiro país com epicentro da pandemia. Espanha, Itália e França apresentaram redução de casos de coronavírus e óbitos, sendo acumulo abaixo de 700 falecimentos por coronavírus.
-
10 de Maio de 2020
Coronavírus: Brasil tem 11.123 mortes e 162.699 casos confirmados, diz Ministério da Saúde, com favelas do RJ apresentando 81 óbitos e 422 casos de COVID-19. Brasil foi considerado o epicentro do vírus na América do Sul.
Wuhan, primeiro epicentro da pandemia no mundo, apresentou novo caso de coronavírus, após um mês sem novos registros. Paciente apresentou estado grave no país que teve um número total de casos confirmados de 82.901, enquanto o número total de mortes pelo vírus foi de 4.633.
-
11 de Maio de 2020
Economistas do mercado financeiro passam a estimar tombo de 4,11% para o PIB em 2020, sendo que a inflação avaliada pelo BC caiu de 1,97% para 1,76%. No Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo iniciam lockdown, com multas de R$180 para quem desrespeitar o isolamento frente ao aumento de casos de coronavírus no Brasil. Primeiro dia de rodízio em SP reduz número de carros, mas aumenta transporte público, com descumprimento de medida para regiões distantes do centro da cidade.
Presidente Jair Bolsonaro incluiu salão, barbearia e academia como atividades essenciais, surpreendendo Ministro da Saúde, Nelson Teich, que foi questionado em coletiva e não estava ciente da nova medida.
Disney reabre na China com ingressos esgotados, funcionando com 30% da capacidade e recebendo aproximadamente 24 mil pessoas por dia, aplicando uso obrigatório de máscara e compra de ingressos online, sem abertura de restaurantes e formação de filas.
Casos atualizados de COVID-19 no Brasil apresentam redução de óbitos, porém aumento constante de casos confirmados:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 11/05
??168.331 casos confirmados
??89.429 em acompanhamento
??67.384 recuperados
??11.519 óbitos
??162 apresentam data do óbito nos últimos 3 dias
??1.897 óbitos em investigação
Saiba mais https://t.co/fIH1TRftNx pic.twitter.com/GcQ6GcSZWl— Ministério da Saúde (@minsaude) May 11, 2020
-
12 de Maio de 2020
Bloqueios de circulação em bairros do Rio começaram na terça-feira, afetando os bairros cariocas abaixo:
- Santa Cruz;
- Madureira;
- Freguesia;
- Taquara;
- Realengo;
- Guaratiba;
- Tijuca (Praça Saens Peña);
- Grajaú;
- Méier;
- Pavuna;
- Cascadura.
Bares e restaurantes demitem 1 milhão e fecham 20% de estabelecimentos, de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ANR (Asscociação Nacional dos Restaurantes). Para efetuar os pagamentos de maio, a maioria dos donos de restaurantes e bares afirmou recorrer a acordo previsto pela MP dos Salários, que autoriza suspensão de contratos ou redução de jornada e salários.
Casos atualizados no Brasil apresentam 177.589 infectados, dentre eles 72.597 foram curados e 12.400 faleceram. Ministério da Saúde apresentou levantamento de 83 milhões de equipamentos de proteção para todo o país (36 milhões de luvas e 28 milhões de máscaras cirúrgicas).
-
13 de Maio de 2020
Brasil supera Alemanha em número de casos e fica em 7º em balanço de universidade, que apresentou 173 mil casos até o momento. Além disso, Brasil é o 6º do ranking dos países com mais mortes por COVID-19, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, França e Itália. Vendas do comércio caem 2,5% e setor tem pior março desde 2003, recuando 1,2% referente ao ano anterior e sendo 0,2% pior do que o menor índice registrado em 2003.
Danos do coronavírus à economia dos EUA podem ser ‘duradouros’, diz FED, equivalente ao Banco Central do país, que desde Abril de 2019, apresenta comportamentos e quedas de taxas característicos de crise econômica.
Resultados de testes de Bolsonaro para COVID-19 são negativos, após STF solicitar apresentação de resultados do Presidente da República.
-
14 de Maio de 2020
Banco Central antecipa produção de R$ 9 bilhões em cédulas devido a redução de dinheiro em circulação, devido a possível ‘entesouramento’ da população. De acordo com nota do BC, menor rotatividade de cédulas pode ser “consequência de três fatores: saques por pessoas e empresas para formação de reservas, diminuição do volume de compras no comércio em geral e porque parcela considerável dos valores pagos em espécie aos beneficiários dos auxílios [como o auxílio emergencial] ainda não retornou ao sistema bancário”.
Vacina será possível em cerca de um ano, diz agência europeia, com a União Européia temendo não receber recursos suficientes caso ela seja produzida nos EUA ou China. Óbitos por coronavírus ultrapassam 300 mil em todo o mundo, com quase 85 mil falecimentos nos Estados Unidos e 33,6 mil no Reino Unido.
Governo não libera novos pagamentos do auxílio de R$ 600 há duas semanas, após dados oficias liberados pelo banco apresentarem mesmos valores em 30 de abril e 14 de maio. Dados atualizados pelo Ministério da Saúde mostram mais de 200 mil casos confirmados de coronavírus no Brasil, além de Ceará ultrapassando estado do Rio de Janeiro:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 14/05
??202.918 casos confirmados
??109.446 em acompanhamento
??79.479 recuperados
??13.993 óbitos
??2.000 óbitos em investigação
Saiba mais https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/r1PAxQhXWW— Ministério da Saúde (@minsaude) May 14, 2020
-
15 de Maio de 2020
Governo publica calendário de pagamento da 2ª parcela do auxílio, com valores sendo pagos aos beneficiários a partir da próxima segunda-feira (18), seguindo até 13 de junho de 2020, dessa vez vez incluindo mães solteiras adolescentes como beneficiárias. Avanço da pandemia é mais veloz no interior de SP do que na capital, aponta estudo, sendo que em 183 cidades das regiões de Sorocaba, Jundiaí, Bauru, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba e Itapetininga, são mais de 3,5 mil casos positivos, segundo boletins divulgados pelas prefeituras.
Defendido pela Saúde, lockdown é questão de tempo em São Paulo, sendo provável tema de nova coletiva, seguindo discussão durante o final de semana. Além de Maranhão, Pará, Ceará e Rio de Janeiro (Niterói e São Gonçalo), o estado de Pernambuco também aderiu ao bloqueio total em Recife e quatro outras cidades. Lockdown foi recomendado para todo o estado de SP e RJ.
Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo, após discordar de pedidos de Presidente Jair Bolsonaro referente a utilização de cloroquina e medidas de isolamento social. Nelson Teich assumiu como Ministro da Saúde em 17 de Abril de 2020 e deixa o cargo após assumir posição anteriormente ocupada por Luiz Henrique Mandetta.
-
17 de Maio de 2020
Autoridades de saúde da Itália confirmaram 145 mortes nas últimas 24 horas, sendo o menor aumento diário desde 4 de março, País apresentou 31,9 mil baixas desde o começo da pandemia do coronavírus. Espanha também apresentou menor índice desde 16 de março, com 87 óbitos no mesmo prazo. Ao todo, foram 27,6 mil falecimentos.
Dados atualizados pelo Ministério da Saúde apresentam quase 100 mil casos recuperados no Brasil:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil – 17/05
??241.080 casos confirmados
??130.840 em acompanhamento
??94.122 recuperados
??16.118 óbitos
?? 298 óbitos nos últimos 3 dias
??2.450 óbitos em investigação
Saiba mais: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/7Y9wL67z85— Ministério da Saúde (@minsaude) May 17, 2020
-
18 de Maio de 2020
Governo começa a pagar a segunda parcela do benefício de Auxílio Emergencial, começando por beneficiários do Bolsa Família. Para outros cadastrados, pagamentos começam à partir de quarta-feira, valendo somente para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril.
À partir de quarta também, SP deve ter feriadão de 6 dias para aumentar isolamento, após João Doria e Bruno Covas anunciarem projeto que antecipa os feriados. Votação deverá ocorrer até o final da segunda-feira, buscando aumentar taxa de isolamento, que está abaixo de 50%.
Empresa anuncia vacina de COVID-19 com resultados promissores, após 8 pacientes apresentarem anticorpos semelhantes aos de pessoas curadas do novo coronavírus. Ibovespa sobe 4,7% com possível vacina e Petrobras dispara quase 10%, sendo a maior pontuação de ambas em três semanas.
-
19 de Maio de 2020
Estado de SP registra recorde de 324 novas mortes por coronavírus em um dia e ultrapassa 5 mil óbitos, com quase 66 mil casos confirmados na região. Novas regras preveem cloroquina a crianças, grávidas e pacientes leves, com público e dose estabelecidos em protocolo publicado pelo Ministério da Saúde.
Recuperados de COVID-19 com teste positivo podem não contagiar, de acordo com Cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul. Após testar 285 pacientes que foram curados do novo coronavírus e contraíram a doença novamente, indicando que pacientes curados poderiam estar eliminando partículas virais não infecciosas ou mortas.
Na Itália, novos casos de coronavírus voltam a subir em 24h, saindo de 451 para 813. Segundo a Defesa Civil, além do afrouxamento das medidas de restrição, um maior número de testes efetuados pode explicar a alta. Autoridades de Wuhan afirmam ter testado 1,3 milhões de pessoas em uma semana, apresentando dados contados à partir de 12 de maio de 2020.
O balanço do Ministério da Saúde divulgado na terça-feira informa 17.971 mortos e 271.628 casos. Foram 1.179 mortes em apenas um dia. Brasil está em terceiro entre os países com mais casos confirmados, atrás de EUA e Rússia.
-
20 de Maio de 2020
Protocolo do Ministério da Saúde sugere cloroquina em casos leves, somando medicamento à hidroxicloroquina e azitromicina para tratar todos os casos. Autoridades da OMS, Fundação Oswaldo Cruz, UPS e Sociedade Brasileiro de Infectologia apresentaram críticas ao protocolo e ao uso inconclusivo do medicamento para pacientes com COVID-19. Paciente deverá autorizar o uso do medicamento, com assinatura própria em termo obrigatório.
Após superar pandemia, China tenta combater desemprego, com um índice de 6,2% em fevereiro, superando o pior índice em 2019, de 5,3%. De acordo com a consultoria Capital Economics, o nível deve ser o dobro do apresentado, visto que um quinto dos trabalhadores migrantes (de um total de cerca de 300 milhões na China) não retornaram às cidades.
-
21 de Maio de 2020
Mundo ultrapassa o registro total de 5 milhões de casos confirmados do novo coronavírus. Na América do Sul, Uruguai se torna exemplo de tratativa contra a pandemia do COVID-19, estabilizando casos em 738 e óbitos em 20.
Isolamento social sobe para 51% na cidade de SP no feriado de quarta; taxa no estado é de 49%, após os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) terem sido antecipados para quarta (20) e quinta (21). Na sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade. Presidente Jair Bolsonaro anuncia sanção de projeto e discute ajuda a Estados, solicitando que salários de serviços sejam congelados até o final de 2021. Reunião com governadores estaduais foi transmitida ao vivo e apresentou cordialidade e sintonia na decisão entre todas as partes.
Ministério da Saúde adotou novo modelo de divulgação de dados sobre o coronavírus no Brasil:
Os esforços do Governo Federal e dos profissionais de saúde dedicados continuam e já são 125.960 brasileiros recuperados da Covid-19. Até 19h desta quinta-feira (21), foram registrados 164.080 casos em tratamento. pic.twitter.com/JfzDxVnHRD
— SecomVc (@secomvc) May 22, 2020
-
22 de Maio de 2020
América do Sul se tornou o novo epicentro da COVID-19 e Brasil é o país mais afetado, diz OMS, informando que taxa de ataque no Amazonas (490 infectados para cada 100 mil habitantes) está bem alta, sendo a região de maior preocupação. Em Assembléia, maioria dos deputados estaduais vota contra o lockdown em SP, Foram 72 votos contrários, 4 a favor e 1 abstenção. Para aprovação, eram necessários, ao menos, 48 votos.
Após instabilidades no sistema, Ministério da Educação e Inep adiaram inscrição do ENEM para 29 de maio de 2020. Além disso, prova deverá ter data alterada para 30 ou 60 dias depois do previsto.
Cloroquina aumenta risco de morte e não é eficaz contra covid, diz estudo publicado na revista médica The Lancet. Foram avaliados 96 mil pacientes que podem comprovar aumento de falecimentos por arritmia cardíaca. Do número total, 14.888 foram medicados com hidroxicloroquina ou cloroquina e apresentaram maiores riscos de óbito do que os outros 81.144 que não passaram pelo mesmo tratamento.
-
26 de Maio de 2020
País mantém mortes diárias acima de EUA com 1.039 óbitos confirmados em 24h, após revelação de novos dados do Ministério da Saúde:
Com mais de 158,5 mil brasileiros curados da #Covid19 e 208.117 em tratamento, o Brasil avança no enfrentamento. Até 19h desta terça, são 391.222 casos confirmados.
Acesse o Painel Coronavírus e confira o balanço completo da situação da #covid19 no Brasil https://t.co/LoLV1dKRLx https://t.co/HkCqpyL6RV
— Ministério da Saúde (@minsaude) May 27, 2020
-
27 de Maio de 2020
‘Lockdown’ tem apoio de 60% dos brasileiros, diz Datafolha, após conversar com 2.069 adultos via telefone. Dos entrevistados, 36% são contra o isolamento, 2% não souberam responder e 1% se dizem indiferentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Governo de SP autoriza reabertura de shoppings com restrições na capital, com data agendada para 1º de junho. Liberação faz parte do protocolo de tomada separada em cinco fases, com priorização de setores que empregam mais, tem maior risco de falência e que criam menos risco de transmissão da COVID-19 .
Com pandemia, Brasil fecha 860 mil postos formais de trabalho em abril, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O saldo é resultado de 598.596 contratações frente a 1.459.099 demissões no quarto mês do ano. O salário médio real de admissão no Brasil ficou em R$ 1.814,62 em abril.
Mortes pelo novo coronavírus passam de 100 mil nos EUA, apesar de apresentar leve redução no número de óbitos e casos confirmados do novo coronavírus, totalizando 1.684.173 de infectados e 391.508 recuperados. Brasil tem mais de 25 mil mortos e 414 mil casos totais confirmados de COVID-19, apresentando uma relação de 190 mil curados e ficando atrás somente do país norte-americano.
-
28 de Maio de 2020
Desemprego sobe para 12,6% em abril com queda recorde no número de ocupados, revelando fechamento de quase 5 milhões de postos de trabalho no primeiro trimestre de 2020, após IBGE divulgar resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua).
Pontos turísticos pelo mundo reabrem aos poucos, com Itália, Grécia, Espanha, França e Montenegro recuperando movimento em um dos setores mais impactados pela pandemia do COVID-19.
Dados atualizados pelo Ministério da Saúde mostram relação de casos confirmados, recuperados e em tratamento. A informação relacionada aos óbitos não tem sido apresentada na divulgação diária, somente no site oficial do COVID-19 no Brasil. Já são 26.754 óbitos registrados no país:
Ver essa foto no Instagram
-
29 de Maio de 2020
Economia do país encolhe 1,5% no 1º trimestre devido à pandemia, após grande impacto no setor de serviços, interrompido para combater a pandemia do COVID-19. É o pior resultado para um período de três meses desde o segundo trimestre de 2015, quando as riquezas encolheram 2,1%. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central diz que PIB pode cair mais de 5% em 2020, colocando o país à beira de uma recessão.
-
03 de Julho de 2020
Região de Campinas retrocede para fase vermelha e poderá abrir só serviços essenciais a partir da próxima semana, conforme mapa do Plano São Paulo para fases da quarentena na atualização desta sexta-feira, por parte do Governo de São Paulo. Com isso, nos 42 municípios que compõem a regional, poderão funcionar apenas os serviços essenciais a partir da próxima segunda-feira.
As regiões amarelas garantem novas medidas de relaxamento, com a capital São Paulo liberando reabertura de bares, restaurantes e salões à partir de 06 de Julho, permitindo funcionamento de 6 horas diárias, com horário limite para 17h e capacidade máxima de 40% dos espaços.

EUA superam marca de 50 mil novos casos de coronavírus pela 1ª vez, reforçando a necessidade de várias regiões retomarem medidas de isolamento social. No país, levantamento de óbitos atinge 128.651, com estimativas para 175 mil mortes até o mês de Outubro.
-
07 de Julho de 2020
Resultado de teste de Bolsonaro dá positivo para COVID-19, com presidente afirmando estar melhor que no dia anterior, onde apresentou febre de 38ºC. Já haviam sido feitos três testes para coronavírus em Março, com resultados negativos. Dessa vez, Jair Bolsonaro deverá se manter em isolamento, trabalhando do Palácio da Alvorada por teleconferência.
Com pandemia, planos de saúde perdem 283 mil clientes em 2 meses, em comparação a uma perda total de 60,4 milhões no ano de 2019. A perda de beneficiários tem sido puxada pela diminuição dos planos individuais. Em maio, essa modalidade de contratação tinha 8,95 milhões de clientes, ante 9,04 milhões em igual mês de 2019.
Dados atualizados em 07/07/2020 às 14:34
Se espalhou tão rápido que até assusta.
Elegância em Quadro de Vidro Colorido, Sao Paulo – SP