Guia do Profissional Digital e Inovador: para crescer na carreira e nos negócios

Desde a chacoalhada global que foi 2020, potencializou-se em todo o mundo o investimento em inovação, com o aumento de desafios, que incluem o crescimento do impacto da digitalização e mudanças devido ao cenário incerto.

Isso é fundamental para o desenvolvimento de profissionais, pois possibilita conhecer novos métodos, tecnologias, contextos para viabilizar processos, produtos e serviços mais rápidos e com maior produtividade.

Por isso, que a busca pelo profissional digital e inovador é cada vez mais alta no mercado de trabalho. Entenda a seguir mais a afundo sobre esse tema, e como usar seu conhecimento na estratégia do seu negócio.

 

A próxima onda de Inovação Digital

Com a pandemia, foi necessário minimizar o contato e transformar as normas de trabalho. Por conta disso, aumentou ainda mais a necessidade de criar novas oportunidades, se adaptar e inovar nos negócios. 

Para isso, a Inovação Digital é a peça fundamental para empresas. Ela é representada pela a combinação de Habilidades Digitais e de Cultura de Inovação:

Reprodução AAA Inovação

Segundo um estudo da Mckinsey , o Japão usou essa estratégia de Inovação Digital que combina talento com tecnologia,  com as prioridades de negócios para ajudar a transformar as operações. Com isso, foi possível acelerar os esforços dos negócios de digitalização ao agir em quatro áreas principais:

  1. Comprometer-se com a Transformação Digital
  2. Desenvolver mais recursos digitais
  3. Estabelecer modelos de estilo de trabalho flexível
  4. Treinar e requalificar a força de trabalho.

 

Profissional Digital e Inovador

Um profissional inovador é altamente impactado pela evolução das capacidades digitais em toda a sociedade. Isso ajuda a compreender as tendências de negócios e tecnológicas, e seu impacto no futuro.

O mais importante ainda, é que instituições reconheçam esses profissionais, os quais tem uma Visão Digital e Inovadora, que impulsiona a transformação do modelo de negócios. Confira a seguir como é a visão desse profissional:

Reprodução AAA Inovação

Resumo dos principais pontos:

 

Estratégia Digital

O que impulsiona a ambição que molda o modelo de negócios é uma compreensão da dinâmica do ecossistema de inovação. Com o equilíbrio da tecnologia e a inovação, é possível superar barreiras culturais, onde as pessoas entendem seus papéis no processo de digitalização para desenvolver e executar este processo. Pergunta para refletir:

O que pode ajudar a impulsionar meu negócio e/ou carreira. E o que preciso envolver no meu planejamento estratégico e na governança?

 

Sistemas administrativos

As organizações devem conceber uma estratégia tecnológica para melhor apoiar fluxos de trabalho otimizados, permitir integração eficaz, engajamento e fornecer um negócio digital satisfatório. Os sistemas administrativos que entregam desta forma podem ajudar no desenvolvimento de estratégias, como partes interessadas em toda a empresa para ter resultados de impacto. Pergunta para refletir:

Como faço para construir um ambiente de tecnologia, que oferece suporte para meu negócio? E como a tecnologia pode apoiar no crescimento de minha carreira?

 

Ambientes de Aprendizagem

As organizações precisam de estratégias e táticas para otimizar, modernizar o negócio e até transformar digitalmente seu ambiente de trabalho. Isso inclui no aprendizado constante de profissionais sobre as principais tecnologias, processos e modelos de suporte necessário para apoiar o desenvolvimento de negócios e de todos envolvidos. Pergunta para refletir:

Como posso inovar meu ambiente de trabalho, para que possa aprender de forma constante para atingir melhores resultados?

 

Tendências Emergentes

É fundamental profissionais entenderem sobre tendências emergentes para se informar e antecipar ao comportamento, aos desejos e às necessidades do consumidor que gera vantagem competitiva e inovação para o seu setor no mercado. É preciso descobrir o que os consumidores querem e a partir disso, criar ou oferecer algo para seus clientes. Pergunta para refletir:

Quais são as tendências emergentes que devem influenciar minha estratégia?

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile