Óculos da Microsoft está salvando a vida de médicos britânicos em contato com COVID-19

Aparentemente incansáveis, porém não invencíveis, os heróis de jaleco permanecem mais de 24 horas sem descansar, sentar e às vezes até mesmo ir ao banheiro, seja no dia a dia ou durante o combate à pandemia do COVID-19.

Auxiliares de enfermagem, enfermeiros, cirurgiões, especialistas, infectologistas e médicos em geral ocupam a principal função que lida diretamente com o novo coronavírus, cuidando pacientes, confortando familiares e colocando em risco sua própria saúde.

De acordo com dados preliminares do Ministério da Saúde, Brasil registrou 31,7 mil profissionais de saúde infectados pela Covid-19, em uma lista de 199.768 casos suspeitos que ainda estavam sendo avaliados em 14 de maio de 2020. Segundo levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), entre 5 de abril e 5 de maio, foram registrados 98 óbitos em um mês, com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking.

Em outros países, a situação não é diferente, preocupando profissionais de saúde e autoridades, que buscam reduzir os impactos da pandemia naqueles que realmente não podem aderir ao isolamento social e nem a tranquilidade em casa, perto de suas famílias.

Tecnologia da Microsoft está salvando a vida de médicos em Londres

Imagem: Business Insider

No Reino Unido, quarto país mais afetado pelo coronavírus, com 260 mil casos confirmados e 36 mil óbitos, o jornal britânico The Guardian levantou mais de 198 falecimentos de médicos por COVID-19, criando uma página memorial aos profissionais de saúde que lutaram até o fim contra a pandemia. Este levantamento foi um alerta para hospitais da nação composta por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Como adaptação inovadora através da tecnologia, um pequeno número de hospitais em Londres começou a utilizar os óculos de Realidade Aumentada da Microsoft, conhecidos por HoloLens 2. Os headsets permitem que médicos compartilhem sua visão em primeira pessoa com os colegas, remotamente, além de mostrarem projeções holográficas para o médico utilizando o aparelho.

“Em vez de você ver meu rosto, você veria minha visão em primeira pessoa e surgiria como uma imagem holográfica e eu a veria projetada no espaço clínico. Para que eu pudesse ter uma conversa cara-a-cara com você enquanto eu estou realizando uma tarefa cirúrgica “, disse o doutor James Kinross ao Business Insider, após 3 anos de prática com o HoloLens em cirurgias e aulas para novos profissionais de saúde.

Médicos britânicos tiram foto utilizando óculos da Microsoft para reduzir contato de vários profissionais com pacientes de COVID-19 | Imagem: Business Insider

Reduzindo a presença física de médicos, mas mantendo a atenção aos pacientes, os hospitais britânicos perceberam que “isso era bastante útil, porque o que conseguimos fazer rapidamente é que, em vez de enviar seis ou sete médicos em uma equipe para uma ala positiva do COVID-19, poderíamos enviar um voluntário e os demais médicos poderiam ser mantidos em segurança”.

Médicos podem participar de atendimento, acelerando diagnóstico e prognóstico

Enquanto um médico com o óculos fica na enfermaria, outros médicos podem assistir e se comunicar com eles a partir de uma sala isolada | Imagem: Microsoft

Segundo Kinross, após adaptar máscaras e escudos em volta dos óculos da Microsoft, foi possível manter médicos em áreas sem risco de infecção, coletando informações em tempo real e apresentando novas pesquisas ao voluntário, não só agilizando processo (após paramentação e esterilização, médicos não podem acessar computadores ou dispositivos para coletar novas informações), mas também reduzindo custos para hospitais.

A economia de EPIs médicos (equipamentos de proteção individual) que inclui máscaras, aventais, luvas, toucas e outros paramentos, foi de 700 kits por ala e por semana.

À medida que a pandemia diminui, o cirurgião afirmou que novas tecnologias de comunicação serão vitais para médicos, quando retornarem à prática normal. “O que você verá na área da saúde é que teremos redes distribuídas de atendimento”, disse ele, apontando que sua própria cirurgia contra o câncer teve que sair de seu hospital habitual, por não possuir a tecnologia que seria necessária para o procedimento.

Realidade Mista e Tecnologia na Medicina já é, de fato, uma realidade

No exemplo acima, o cirurgião Shafi Ahmed está usando a tecnologia HoloLens de realidade mista para realizar cirurgia de câncer de intestino. Através do recurso, ele é capaz de consultar cirurgiões em outras partes do mundo, mesmo estando dentro de uma sala de operações. O vídeo foi produzido pela BBC em Outubro de 2017, mostrando como a tecnologia tem sido testada por médicos de várias partes do mundo.

Sendo mais uma das possíveis aplicações de realidade estendida na Medicina, o par de óculos é capaz de projetar hologramas em ambientes reais, auxiliando em estudos médicos, sendo inclusive utilizado em cirurgias de risco, reconstruções de ossos e identificação de veias e artérias durante o procedimento cirúrgico.

No Brasil, o Hospital Oswaldo Cruz utiliza técnicas de Realidade Virtual em parceria com a startup paulistana Medroom, como método prático de ensino para novos profissionais. Em nossa série Tecnologia & Saúde no Brasil, mostramos 5 tecnologias que tem revolucionado os principais hospitais do país, através de Realidade Aumentada, Internet das Coisas e até mesmo Armazenamento na Nuvem, com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No vídeo acima, o Dr. Philip Pratt e o próprio James Kinross, citado como médico no combate ao COVID-19, utilizam o HoloLens no Hospital St. Mary’s para avaliar uma tomografia computadorizada real em uma perna falsa, demostrando como o dispositivo de realidade mista pode ser utilizado durante a cirurgia.

Kinross afirmou ao Business Insider que a resposta do paciente aos óculos da Microsoft tem sido positiva. “Eles geralmente estão interessados ??e realmente não se importam com os médicos que cuidam deles usando um fone de ouvido bobo”, disse ele. “A vantagem do HoloLens é que ele não substitui a interação humana (…) Com essas tecnologias, você ainda pode segurar a mão de alguém e ainda pode olhá-la nos olhos e quando está realmente doente – às vezes você quer que alguém segure sua mão”, finalizou.

Em busca de menos casos confirmados do novo coronavírus entre profissionais da saúde, médicos britânicos tem utilizado o HoloLens, óculos da Microsoft que permite interação segura de médicos e pacientes, através da tecnologia.

____________________________________________________________________________________

Acompanhe as perspectivas do AAA Inovação para os impactos do Coronavírus no mundo da InovaçãoTecnologia e Negócios, utilizando o cupom BLOGAAA25 para 25% de desconto em todos os planos de nossa plataforma:

Ricardo Amorim comentou sobre as Lideranças em tempos de COVID-19

Aula: 631
Mentor: Ricardo Amorim
 Trilha: Inovando na prática
 Duração: 4m28s

AULA COMPLETA NO AAA INOVAÇÃO

Sair da versão mobile