Do começo da carreira à liderança: como as mulheres fazem a diferença no mercado?

Quando não há diversidade, limitamos as possibilidades de inovação de uma equipe ou empresa, visto que a Inovação surge exatamente da divergência, da variedade de opiniões e backgrounds que formam uma ideia inovadora.

A diversidade impulsiona o desempenho de empresas. Porém, na maioria dos setores incluindo tecnologia, as mulheres são menos representadas na liderança. Isso não é um tópico novo e, embora tenha tido progresso, ele está avançando em um ritmo lento e essa questão se tornará um desafio econômico caso não seja tomado o devido cuidado. 

Confira a seguir um panorama sobre a liderança feminina nas organizações, explicando a importância de contar com elas em cargos de gestão, dados e exemplos inspiradores e práticos.

 

Mulheres que são destaque da Tecnologia no Brasil em 2021

Há mulheres que dedicam a sua vida profissional à tecnologia. Desde as que estão por trás das decisões mais tecnologicamente disruptivas às que são uma referência a nível de liderança. Essas mulheres foram reconhecidas pelo Women in Tech, movimento global de pessoas que lutam pela igualdade de gênero para capacitar mais mulheres na tecnologia.

Confira a seguir as vencedoras de cada categoria:

Reprodução AAA Inovação

 

Mulheres e a Inovação Aberta no Brasil

Vários estudos mostram o impacto positivo de ter mulheres em cargos de liderança dentro das empresas. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company com empresas latinoamericanas, por exemplo, mostrou que as companhias com equipes executivas compostas de forma equilibrada de homens e mulheres têm 14% de ganho de performance em relação à concorrência.

Além disso, foram mapeados pela 100 Open Startups, que hoje 40% dos programas de inovação aberta no Brasil são liderados por mulheres. Por conta disso, a Future Dojo com a B2Mamy, reuniu para selecionar 20 mulheres, que têm ajudado a fomentar a inovação aberta dentro de empresas. Confira a lista completa a seguir:

Clique aqui para acessar o report completo.

 

As melhores empresas para mulheres trabalharem no Brasil em 2021

A nova edição da pesquisa Great Place to Work identifica 70 empresas (35 de porte grande e 35 de porte médio), entre as 641 inscritas, que mais se destacaram pelas políticas e práticas em prol da equidade de gênero. Entre as  melhores empresas para mulheres trabalhar no Brasil estão:

Reprodução AAA Inovação

 

Número de mulheres nas empresas

De acordo com pesquisa do GPTW, entre as 70 empresas selecionadas, a média é de 52% funcionários do gênero feminino e 48% masculino. No comparativo com 2017, o número de mulheres na alta liderança se mantém em 26%. Em outros cargos houve um crescimento e o número de CEOs caiu de 17% para 13%. Já mulheres no conselho de administração, na comparação com 2019 e 2021, caiu de 30% para 28%.

Cargo Presença de mulheres em 2017 Presença de mulheres em 2021
CEO 17% 13%
Alta liderença 26% 26%
Média gestão 49% 44%
Outros cargos 45% 54%

 

Retenção de talentos femininos

O ranking também aponta os fatores de permanência nas empresas, como a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, proporcionar equilíbrio entre a vida profissional e o pessoal, remuneração e benefícios oferecidos pela empresa, alinhamento dos valores pessoais com os valores da empresa e saber que só serão demitidas em último caso.

Fatores de permanência de mulheres em empresas Percentual
Oportunidade de crescimento e desenvolvimento 48%
Equilíbrio entre vida pessoal x profissional 19%
Remuneração e benefícios 16%
Alinhamento de valores pessoais x da empresa 15%
Segurança de só serem demitidas em último caso 2%

 

Como ser uma empresa com maior equidade?

Entre as afirmativas que os colaboradores mais concordaram, destacam que as pessoas são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, idade, gênero e tem orgulho de contar a outras pessoas que trabalham na empresa.

Fatores de destaque entre melhores empresas para mulheres Percentual
Bom tratamento independentemente de cor ou etnia 98%
Bom tratamento independentemente de orientação sexual e idade 96%
Bom tratamento independentemente de gênero 95%
Orgulho de contar aos outros que faz parte da empresa 90%

 

Guia do CEO: Como se tornar um(a) líder ainda mais relevante

 

Diversidade é um bom negócio

Imagem via Atlas Studio/iStock]

De acordo com uma pesquisa da BCG, uma coisa acima de tudo fará a diferença bos negócios: cultura de trabalho inclusiva. As mulheres prosperam em ambientes inclusivos onde se sentem encorajadas, seguras e livres para serem criativas.

Empresas com liderança diversificada superam aquelas com equipes menos diversificadas. Para isso, é preciso notar alguns dados importantes a seguir:

1. Adicionar mais uma mulher ao conselho de administração ou à equipe de gerenciamento sênior de uma empresa, mantendo o tamanho geral do conselho inalterado, está relacionado a um aumento no retorno sobre os ativos da empresa.

2. Empresas com pelo menos três conselheiras mulheres tiveram um aumento médio no retorno sobre o patrimônio em cinco anos.

3. As empresas em que 30% dos líderes são mulheres têm um aumento de 15% na margem de lucratividade em comparação com empresas sem líderes mulheres.

 

Como mulheres chegaram em cargos de liderança?

Saiba de algumas ações que as mulheres realizam em todas as fases de sua carreira para aumentar as chances de chegar ao topo no setor que atuam a seguir:

Reprodução AAA Inovação

 

Lições de Mulheres Líderes

As mulheres ainda são sub-representadas. Enquanto as mulheres representam quase metade (47%) da força de trabalho dos EUA, elas ocupam menos de um terço (28%) dos cargos de liderança em tecnologia, e esse baixo nível de representação é anterior ao COVID-19, de acordo com pesquisa da BCG.

Por isso, é fundamental ter um olhar sobre a trajetória de mulheres líderes na tecnologia para entender como ajudar a impulsionar o crescimento e o que pode estar impedindo algumas delas.

 

Proficiência Técnica

Mais mulheres do que homens relataram na pesquisa que habilidades técnicas avançadas eram o fator mais importante para receber promoções. Isso ressalta a necessidade de mulheres se sentirem mais à vontade para divulgar suas realizações técnicas.

Dentre as principais habilidades que os entrevistados disseram ser a mais importante para alcançar sua função de nível sênior estão:

 

Assista a aula completa de Paula Bellizia & Allan Costa sobre Cultura de Inovação e a Importância da Diversidade clicando aqui!

Sair da versão mobile