Modelo de Negócios Inovador: o que é e como desenvolver em empresas?

A inovação do modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva mais duradoura, especialmente em tempos de disrupção. Esse modelo é um recurso essencial para organizações que buscam impulsionar o crescimento, revigorar um modelo antiquado ou se defender contra as disrupções ou declínios do setor.

Isso é fundamental para a transformação do negócio que compartilham um conjunto comum de preocupações: que tipo de inovação do modelo de negócios nos ajudará a alcançar um desempenho inovador? Como construímos a capacidade de desenvolver, testar rapidamente e escalar novos modelos?

Saiba as respostas dessas questões e como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador lendo a seguir.

 

Como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador?

Imagem via estingnef/iStock

Um Modelo de Negócios Inovador é o processo de reinventar a forma como você transforma sua organização para competir com mais eficácia no mercado. No centro da inovação do modelo de negócios está a necessidade de criar novos produtos, serviços ou modelos organizacionais que melhorem sua proposta de valor.

Isso tudo está relacionado principalmente com a criação de valor de alterações simultâneas e de suporte tanto na proposta de uma organização para os clientes, que pode definir o segmento, a oferta de produto ou serviço e o modelo de receita. E também no modelo operacional, que o foco está em como gerar lucratividade e vantagem competitiva.

Para isso, é fundamental se fazer as seguintes perguntas para estruturar seu modelo de negócios inovador:

Para impulsionar o crescimento exponencial nos negócios por meio da inovação é necessário entender o esforço necessário, nível do risco e a capacidade contínua usada. Para isso, é importante perceber que nem todos os esforços de inovação do modelo de negócios são iguais.

A compreensão dessas abordagens distintas podem ajudar os líderes fazerem escolhas efetivas para crescer os negócios, que é exemplificado no modelo a seguir:

Reprodução AAA Inovação

Receita vs Lucro

A receita é gerada com a venda de um produto. Já os lucros são a quantia líquida de dinheiro ganho após o pagamento das vendas, marketing e custos operacionais.

Recursos vs Ativos

Um recurso é algo que você usa para atingir um objetivo, enquanto um ativo é algo de valor – um ativo é um termo contábil para algo de valor.

Criação de Valor vs Captura de Valor

Criar valor é como você produz algo que os clientes desejam comprar. Capturar valor envolve o preço, o método de cobrança e como você ganha dinheiro – o lucro que você obtém quando os clientes compram de você.

Canais de distribuição vs Canais de comunicação

Os canais de distribuição são como você leva seu produto ou serviço até o ponto onde os clientes podem comprar. Os canais de comunicação são como você alcança seus clientes para informá-los sobre seu produto e influenciá-los a compra.

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Outro modelo utilizado é o Innovation Canvas, que foi desenvolvido pela Rose-Hulma Institue of Technology, demonstra o processo pelo qual uma organização ajusta ao seu modelo de negócios. 

1. Explorar

 

2. Idealizar

 

3. Design

 

4. Mercado

 

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