Mercado Digital: como se tornar um profissional mais qualificado e preparado?

Apesar de todos os desafios em 2020, as perspectivas para o ecossistema de inovação do Brasil continuam otimistas. A aceleração da digitalização do processo é uma das forças motrizes para que as startups inovadoras se destaquem e alcancem um bom desempenho durante a pandemia.

À medida que o cenário se expande, a contratação de profissionais qualificados torna-se uma necessidade. A fim de compreender melhor os requisitos e compreender totalmente o mercado de trabalho, a Gama Academy mapeou 31.524 empregos existentes em mais de 10.354 inicializações.

Para entender mais do assunto, confira os principais insights do report lendo o artigo a seguir:

 

Desafios na hora de contratar profissionais para o mercado digital

Para quem está no mercado digital, é evidente que se reinventar todos os dias é fundamental, pois todos os conteúdos que estudamos na universidade tem um prazo de validade curto.

Há um contraste muito grande entre o crescimento do número de oportunidades no mercado de tecnologia versus profissionais realmente preparados e qualificados. Segundo a Gama Academy, dentre os principais desafios para contratar esses profissionais estão:

Reprodução AAA Inovação

Segundo a BRASSCOM e a Softex, o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de de 750 mil profissionais qualificados para atuar na área de tecnologia, caso o país não reforce programas para reverter esse quadro.

A preocupação fica ainda maior quando lembramos que, segundo o IBGE, o Brasil acumula em 2018 mais de  13 milhões de desempregados. Além disso, até 2020 mais de 70% das empresas que figuram no relatório da revista Fortune das 500 SMB serão compostas por startups.

Dentro do mercado de tecnologia, mais de 90% das vagas são distribuídas entre 4 áreas: Desenvolvimento/Programação, Vendas/Negócios, Marketing Digital/Growth e Design/UX

 

Soft skills: habilidades para funcionários remotos em 2021 e como conquistar elas

 

Soft Skills (habilidades comportamentais) essenciais procuradas

Em um mundo que passa por uma série de revoluções tecnológicas acontecendo de forma muito rápida, o que fará total diferença para o futuro profissional serão as Soft Skills, as habilidades comportamentais. Dentre as principais  habilidades que o profissional do futuro deve ter para não ficar para trás são:

O crescimento exponencial de novas tecnologias evidencia um futuro no qual uma série de empregos e funções que existem atualmente vão acabar. Segundo um estudo da Universidade de Oxford feito por Michael A. Osborne e Carl Benedikt Frey, 47% do empregos atuais têm grandes possibilidades de serem automatizados nos próximos 20 anos.

Clique aqui e confira o report completo da Gama Academy

 

Para se aprofundar no tema,  confira aula exclusiva de Allan Costa sobre o desenvolvimento de carreiras e profissionais bem sucedidos na Plataforma do AAA Inovação, clicando aqui!

Plataforma do AAA Inovação
Sair da versão mobile