Saiba quais são as Melhores e Maiores empresas do Brasil em 2021

Como assegurar resultados em meio as mudanças provocadas pela pandemia? Esse foi o grande desafio de diversas empresas desde 2020 e analisado no ranking das Melhores e Maiores Empresas de 2021 pela revista EXAME, que apresenta 626 empresas que representaram juntas R$ 3,6 trilhões receita.

Dentre os principais critérios avaliados estão:

Essa abordagem sistêmica permitiu o retrato de um conjunto de empresas que não só se destacaram financeiramente como investiram para sair do desafiador ano de 2021 mais fortes.

 

O desempenho de empresas Brasileiras

O bom desempenho no conjunto das empresas avaliadas nesta edição diante da pandemia mostra também o aprofundamento da desigualdade entre os grandes grupos e as empresas de menor porte. No momento inicial da pandemia, boa parte das empresas segurou o caixa para enfrentar as incertezas que viriam pela frente — estratégia mais difícil de ser adotada justamente pelas PMEs, que não têm fôlego para sobreviver durante vários meses com receita reduzida.

Gerdau é a melhor empresa do ano

Pelos ótimos resultados financeiros e pelas conquistas em outras frentes, a Gerdau foi escolhida a Empresa do Ano por Melhor e Maiores empresas de 2021 pela revista Exame.

­­A receita da Gerddau de 43 bilhões de reais foi quase 10% acima da registrada no ano anterior, segundo dados levantados pela escola de negócios Ibmec. O lucro antes de impostos cresceu 60% ante 2019 e fechou em 5 bilhões de reais. Ao que tudo indica, a boa fase segue em 2021. Confira a seguir mais a fundo sobre a trajetória da empresa até os dias de hoje:

 

As Melhores e Maiores de 2021

Em maior ou menor proporção, o desafio estava colocado para todos: como assegurar resultado em um ano marcado pelas profundas mudanças sociais e economicas provocadas pela pandemia.

O balanço final é mais positivo do que os prognósticos. As 626 empresas que estão na lista das melhores e maiores apresentaram crescimento médio de 9,17% em 2020. Considerado o efeito da inflação, o crescimento real foi de 4,47%. Juntas, representaram 3,6 trilhões de reais em receita.

Reprodução AAA Inovação

O segmento que melhor performou em 2020 foi o de Mineração, que neste ano contou com oito empresas no ranking e crescimento médio de 41,42%. A receita total do setor ficou em 156 bilhões de reais. O Agronegócio teve 31 companhias na lista, com uma receita combinada de 234 bilhões de reais e crescimento médio de 31,55%.

O segmento de Alimentos e Bebidas, também com 31 empresas, apresentou taxa de crescimento um pouco inferior, de 29,23%. Mas é o que apresenta a maior receita total, com 580 bilhões de reais. A maior companhia do país ainda é a Petrobras, com 272 trilhões de receita. Em comum, as empresas brasileiras deixam como legado lições de resiliência — e números além da expectativa.

O que podemos aprender com as Melhores Empresas para trabalhar no Brasil e no mundo?

Sair da versão mobile