[ANÁLISE] – As marcas brasileiras mais valiosas de 2021, segundo a Interbrand

A consultoria Interbrand divulgou seu ranking anual com as 25 marcas mais valiosas do Brasil. Nesta edição, duas empresas aparecem no ranking como novidade: a Claro, com R$ 1 bilhão de valor, e a Hering, com R$ 520 milhões de valor de marca.

O estudo mostra que o valor médio das marcas da lista aumentou 9% naquele ano, indicando uma rápida recuperação em resposta aos desafios da pandemia brasileira. Cinco dessas marcas alcançaram crescimento percentual de dois dígitos: Magazine Luiza (66%), Lojas Americanas (25%), Havaianas (16%) , Assaí (13%) e Renner (12%).

“O que estamos percebendo são as marcas cada vez mais apostando em produtos, negócios e nicho que extrapolam sua categoria de origem.  As principais ameaças e oportunidades estão fora do centro de seus setores. Por isso, olhar apenas para a sua categoria cria pontos cegos de oportunidades”, diz Rodrigo Marques, diretor executivo da Interbrand.

 

As 25 marcas mais valiosas do Brasil

O estudo deste ano considerou 137 marcas, todas as regiões do país e mais de 1000 entrevistas feitas em outubro deste ano. O ranking é feito há mais de 20 anos e as empresas que fazem parte dele precisam ser brasileiras. Confira a lista completa:

Reprodução: AAA Inovação

 

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Como uma empresas se torna valiosa?

Para nomear as empresas, a Interbrand seleciona as maiores empresas que existem no Brasil, e cumprem os seguintes cinco critérios macros:

  1. Ser uma empresa de origem brasileira;
  2. Ter informações financeiras públicas;
  3. Publicar os resultados individuais das marcas que possui;
  4. Gerar lucro econômico positivo;
  5. Atingir um índice de Força de Marca igual maior que 50 pontos.

Para chegar aos valores financeiros, o levantamento utiliza metodologia de avaliação de marca feita em parceria com a London School of Economics, que analisa performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.

Além disso, a consultoria faz uma análise da Força de Marca, apoiada por uma pesquisa quantitativa realizada pela Provokers.  A nota final deste item é baseada em dez atributos divididos em três pilares:

 

1. Liderança

 

2. Engajamento

 

3. Relevância

 

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Veja abaixo o evento completo de lançamento da Interbrand sobre as Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2021.

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