A consultoria Interbrand divulgou seu ranking anual com as 25 marcas mais valiosas do Brasil. Nesta edição, duas empresas aparecem no ranking como novidade: a Claro, com R$ 1 bilhão de valor, e a Hering, com R$ 520 milhões de valor de marca. O estudo mostra que o valor médio das marcas da lista aumentou 9% naquele ano, indicando uma rápida recuperação em resposta aos desafios da pandemia brasileira. Cinco dessas marcas alcançaram crescimento percentual de dois dígitos: Magazine Luiza (66%), Lojas Americanas (25%), Havaianas (16%) , Assaí (13%) e Renner (12%). “O que estamos percebendo são as marcas cada vez mais apostando em produtos, negócios e nicho que extrapolam sua categoria de origem. As principais ameaças e oportunidades estão fora do centro de seus setores. Por isso, olhar apenas para a sua categoria cria pontos cegos de oportunidades”, diz Rodrigo Marques, diretor executivo da Interbrand. As 25 marcas mais valiosas do Brasil O estudo deste ano considerou 137 marcas, todas as regiões do país e mais de 1000 entrevistas feitas em outubro deste ano. O ranking é feito há mais de 20 anos e as empresas que fazem parte dele precisam ser brasileiras. Confira a lista completa: Reprodução: AAA Inovação [ANÁLISE] As marcas mais valiosas do mundo em 2021, segundo a Brand Finance Como uma empresas se torna valiosa? Para nomear as empresas, a Interbrand seleciona as maiores empresas que existem no Brasil, e cumprem os seguintes cinco critérios macros: Ser uma empresa de origem brasileira; Ter informações financeiras públicas; Publicar os resultados individuais das marcas que possui; Gerar lucro econômico positivo; Atingir um índice de Força de Marca igual maior que 50 pontos. Para chegar aos valores financeiros, o levantamento utiliza metodologia de avaliação de marca feita em parceria com a London School of Economics, que analisa performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Além disso, a consultoria faz uma análise da Força de Marca, apoiada por uma pesquisa quantitativa realizada pela Provokers. A nota final deste item é baseada em dez atributos divididos em três pilares: 1. Liderança Ter clareza dos objetivos da nossa marca e como chegamos lá? Alinhamento – Estamos todos trabalhando na mesma direção? Empatia – Se movimenta com agilidade para estar a frente das expectativas? 2. Engajamento Distinção – Nós entregamos uma experiência inconfundível e inesquecível Coerência – As interações de contato fazem se lembrar da marca? Participação – Encoraja a participação, co-criação e interação dos consumidores? 3. Relevância Presença – Somos o assunto? As pessoas lembram de nós? Confiança – Nossos clientes agem com seus interesses em mente? Afinidade – Desempenhamos um papel importante na vida das pessoas? [ANÁLISE] – As marcas mais valiosas da América Latina, segundo a BrandZ Veja abaixo o evento completo de lançamento da Interbrand sobre as Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2021. Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (0) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website dezembro 14, 2021