Liderança Inovadora: conheça as 5 principais prioridades na Era Digital

“Liderança é a capacidade de traduzir a visão em realidade” – Warren Bennis

O conceito de liderança inovadora é muito debatido no mundo dos negócios. Quando muitas empresas ainda optam por estratégias mais tradicionais, a maioria de novos negócios investem na inovação e no pensamento do futuro para atingir o sucesso, engajando colaboradores e incentivando equipes de trabalho. Para entender mais como se tornar um líder inovador e superar desafios do mercado de trabalho, continue lendo a seguir.

 

Qual a diferença entre chefes e líderes?

Primeiramente é preciso estar claro a diferença entre um líder e chefe. É incrível como algumas pessoas acreditam que uma vez que conquistam um determinado título, os colaboradores automaticamente irão se conformar e ouvir. Confira a seguir 4 atitudes que demonstram essas diferenças:

Ser líder é saber enxergar como o seu desempenho, atitudes e comportamentos afetam os outros. Já um chefe torna-se líder, quando entende que todos os colaboradores podem ter papéis de protagonistas e os inspira a buscarem isso.

Do começo da carreira à liderança: como mulheres fazem a diferença no mercado?

 

O que é uma liderança inovadora?

Imagem via SB/IStock

Uma liderança inovadora é aquela em que o líder exerce o papel de visionário criativo, ou seja, é movido pela busca constante por novas ideias, motivando todos ao seu redor a serem criativos e inovadores, sem pressões ou medo de errar. Além de exercer o papel de facilitador e guia para transformar ideias em realidade.

Sendo assim, uma liderança inovadora incentiva o trabalho cooperativo na  autonomia e confiança. E também, exerce um grande diferencial na nova forma de trabalho adotada devido a pandemia do COVID-19.

Com inovação e transformação digital, a liderança foi impulsionada a adaptar-se, buscando extrair de seus subordinados a cooperação mútua, exercendo a confiança e liderando a equipe de forma eficaz, produtiva e agradável.

Motores de Inovação: como líderes podem obter melhores resultados?

 

5 prioridades para Líderes Inovadores

Ao longo da pandemia, as empresas se adaptaram amplamente a novas formas de trabalhar. Com isso, a pandemia revelou e acelerou uma série de tendências que desempenharão um papel fundamental na configuração da futura economia global. Segundo pesquisa elaborada pela Mckinsey, líderes irão precisar adotar essas cinco prioridades que estão moldando o futuro:

 

1. Foco na velocidade

A pandemia forçou muitas organizações a agir rapidamente. Agora, a prioridade é manter essa velocidade projetando-a na organização. Pense na velocidade como um músculo a ser desenvolvido. Invista em novas tecnologias de colaboração. Antecipe mudanças na demanda. Concentre-se nos resultados.

 

2. Estratégia no centro da sustentabilidade

As empresas podem agir para garantir que a sustentabilidade seja mais do que uma palavra da moda. Uma possibilidade é considerar o investimento em tecnologias que sugam carbono da atmosfera. Não se engane: dados os compromissos atuais e futuros, o clima será uma forma cada vez mais importante de criar vantagem competitiva.

 

3. Cultivar talentos

O talento é o recurso natural mais importante e as empresas líderes mostram como desenvolvê-lo. Eles treinam e capacitam pequenas equipes; implantar talentos com base nas habilidades, não na hierarquia; e preencher lacunas por meio de treinamento e desenvolvimento. Conclusão: uma melhor experiência do funcionário oferece melhores resultados.

 

Guia do CEO: Como se tornar um(a) líder ainda mais relevante

 

4. Operar com propósito

Os funcionários querem trabalhar em lugares que tenham um propósito – e irão embora se não o encontrarem. As empresas que executam com propósito têm mais probabilidade de gerar valor a longo prazo. E as pessoas esperam que os negócios façam mais do que ganhar dinheiro para os acionistas – embora isso seja essencial.

 

5. Adotar serviços em nuvem

O potencial da nuvem para criar valor está claro há muito tempo, mas agora seus recursos estão se tornando baseados na realidade. Ao permitir velocidade e escala, a nuvem é crítica para a inovação.

 

Aprenda com um dos CEOs mais inspiradores do mundo, que foi responsável de reiventar a companhia que enfrentava uma fase desafiadora de transição. Confira a seguir o resumo do livro Hit Refresh, sobre a trajetória espetacular de Satya Nadella, CEO da Microsoft, clicando aqui!

Resumo do livro, Hit Refresh – Satya Nadella
Sair da versão mobile