8 Inovações da China para aprender se reinventar agora mesmo

A China tem passado por um grande boom de inovação tecnológica e hoje é considerada um dos maiores centros de inovação do mundo, especialmente no quesito de softwares e hardwares. No ramo de telecomunicações, sua presença também cresce gradualmente.

Para entender mais sobre essa evolução da China, confira a seguir 8 inovações que selecionamos com o objetivo de ajudá-lo a aproveitar novas oportunidades do mercado.

 

1. Transmissões ao vivo

Marca de viagens e rede de compartilhamento de vídeo unem forças

Imagem via springwise/Tmall

A marca chinesa de viagens  Tongcheng-Elong  fez parceria com a plataforma de mídia social Kuaishou para integrar produtos de viagem como estadias em hotéis e ingressos para atrações turísticas, por exemplo com vídeos curtos e conteúdo live-streaming.

A dupla também lançou um programa de incentivo ao viajante, incentivando os usuários de Kuaishou a produzir conteúdos inspiradores em troca de promoções e ofertas especiais.

  • O que aprendemos com isso: Ao investir em canais de distribuição atuais e em novas mídias ampliará o alcance de sua marca e poderá trazer retornos lucrativos.
  • Para refletir: Como você pode reutilizar produtos existentes para envolver um novo público?

 

2. Moeda Digital

A digitalização de dinheiro oferece novas oportunidades

Imagem via Getty Images

Os prefeitos de Pequim e Xangai anunciaram 2.021 programas-piloto com o yuan digital. Nenhum detalhe foi dado até o momento, mas ambos os prefeitos sugeriram que os pilotos apoiariam planos maiores de recuperação econômica. Com mais cidades adotando rapidamente os novos meios de pagamento, a China está bem adiantada para o uso generalizado do dinheiro digital.

  • O que aprendemos com isso: será mais possível ver mudanças como essa na maneira como as pessoas encaram o dinheiro. Se antecipar essas mudanças pode ser a chave para adquirir novos clientes.
  • Para refletir: Como sua empresa pode lucrar com a digitalização de dinheiro?

 

3. Negócios Digitais

Lojistas de Chinatown recebem um impulso online

Imagem via Lovepik

A Chinatown está operando comércio online na plataforma de e-commerce Shopee. Os frequentadores do mercado podem ter acesso a decorações, alimentos e roupas tradicionais. Além disso, a Shopee forneceu aos comerciantes acesso gratuito a workshops de e-commerce da Shopee University para ajudá-los a desenvolver um negócio digital.

  • O que aprendemos com isso: As celebrações virtuais podem aumentar a motivação de colaboradores e consumidores. Além de compartilhar habilidades que irão permitir as empresas se adaptar e prosperar.
  • Para refletir: Como você pode evitar interrupções e permanecer conectado com seus clientes?
.

O primeiro robô médico qualificado do mundo

Imagem via iFlytek

Um robô movido a IA chamado Xiaoyi fez os exames de licenciamento médico notoriamente difíceis da China. O docbot foi desenvolvido pela empresa de reconhecimento de voz iFlytek e vem equipado com funções de voz inteligentes e habilidades de autoaprendizagem.

  • O que aprendemos com isso: mesmo que sua organização não tenha priorizado a automação antes, você poderia pensar em como implantá-la para administrar sua empresa com mais segurança.
  • Para refletir: onde mais poderá ser aplicado robôs para facilitar tarefas, automatizar operações ou coletar dados no futuro?

 

5. Moda é Tech

Marca de moda de luxo abre primeira loja de varejo social na China

 

Image via Burberry

A marca de moda de luxo Burberry abriu sua primeira loja de varejo social na China. Criada em parceria com a Tencent, a loja de 5.800 pés quadrados da Burberry combina uma experiência de loja física com o digital por meio do WeChat. Todas as mercadorias da loja contêm uma etiqueta com um QR Code; quanto mais códigos são lidos e quanto mais o cliente interage com a Burberry, mais ‘moeda social’ ele recebe.

O que aprendemos com isso: para fazer sua marca ficar na mente dos consumidores, torne-o personalizado. Toda a configuração da Burberry dá aos clientes a chance de se expressar e realmente moldar sua própria experiência na loja – até mesmo a iluminação do provador!

Para refletir: como você pode continuar para inovar, quando está passando por tempos difíceis?

 

6. Cidades Inteligentes

Cidade focada em um design “centrado no ser humano”

Imagem via Tecent

A Tencent está construindo Net City , um bairro sem carros em Shenzhen, que tem aproximadamente o tamanho de Midtown Manhattan. Net City pretende ter um design focado no ser humano”, já que mais espaço estará disponível para atividades e amenidades (ao invés de carros), e contará com painéis solares para energia. A empresa-mãe por trás do WeChat planeja concluir a Net City nos próximos sete anos.

 

7. Consumo consciente

Empresa cria menu baseado em vegetais

Imagem via Starbucks

A Starbucks na China fez parceria com Omnipork, Oatly and Beyond Beef (todas as empresas produtoras de laticínios veganos e alternativas de carne) para criar um menu baseado em vegetais. Como acontecia antes do COVID, essa mudança ainda atende às preocupações ambientais dos consumidores.

 

8. Experiência Virtual

Streaming foca em experiências para clientes

Imagem via Wave

A Tencent Music Entertainment (TME) anunciou sua parceria com a Wave, uma startup que hospeda shows de realidade virtual (RV) com celebridades da vida real, para trabalhar com sua divisão de transmissão ao vivo. As empresas também estão criando personagens gerados por computador conhecidos como avatares virtuais, que estão encontrando seu caminho em colaborações de marca e eventos de transmissão ao vivo.

 

Para se aprofundar ainda mais no tema, confira aula exclusiva sobre Empreendedorismo na China na Plataforma do AAA Inovação, clicando aqui!

 

Plataforma do AAA Inovação
Sair da versão mobile