Inovação Estratégica: conheça o conceito e as melhores práticas para seu negócio

Desenvolver uma inovação estratégica para garantir a competitividade e posição de destaque no mercado é a melhor escolha para as empresas que enfrentam um cenário de forte concorrência. Porém, a busca pela inovação precisa ser constante, recomeçando a cada mudança ou projeto, por não ser copiada ou superada.

Continue lendo a seguir e entenda com este artigo, por que a estratégia de inovação se tornou uma das principais políticas de negócios e como colocá-la em prática.

 

O que é Innovation Strategy?

Imagem via Elena Lukyanova/iStock

Uma estratégia de inovação (Innovation Strategy) nos negócios é definida como uma missão de inovação comum e um conjunto estruturado de atividades destinadas a apoiar o crescimento futuro de uma organização.

Essas estratégias devem delinear o objetivo das atividades de inovação de uma organização e definir as principais iniciativas que a ajudarão a atingir esse objetivo. A adesão das partes interessadas é essencial para que até mesmo a melhor estratégia de inovação seja bem-sucedida.

Por esse motivo, boas estratégias de inovação são simples, claras e facilmente compreendidas por todos os envolvidos – elas não são cheias teorias de inovação complicadas, mas concisas, acionáveis ??e acessíveis para toda a equipe.

 

Por que uma estratégia de inovação é importante?

Confira 4 principais motivos que uma estratégia de inovação pode ser eficaz para seu negócio:

  1. Esclarece prioridades: uma estratégia de inovação descreve os objetivos das atividades de inovação da organização e ajuda a concentrar os esforços para atingir objetivos.
  2. Promove o alinhamento: com um plano em ação, diversos grupos dentro de uma organização estarão todos trabalhando em direção a objetivos comuns.
  3. Inova constantemente: mesmo as empresas que começam como inovadoras devem continuar a inovar de forma estratégica.
  4. Ajuda uma empresa a alcançar o sucesso a longo prazo: sem inovação contínua, é improvável que uma empresa obtenha vantagem competitiva e mantenha os clientes engajados no longo prazo.

Métricas de Inovação para uma gestão inovadora e mais eficaz

Como desenvolver uma estratégia de inovação?

Se uma estratégia de inovação é um caminho, as ambições da organização são seu destino. Para começar a construir o plano de ação certo, você precisa definir claramente seus objetivos de negócios e articular por que deseja inovar em primeiro lugar. Uma boa estratégia de inovação definirá claramente sua ambição de crescimento estratégico, recursos táticos e capacidades operacionais.

Sua estratégia de inovação deve formar a ponte entre sua missão, visão e intenção corporativa de alto nível e as atividades diárias da equipe. Para isso, saiba quem será realmente responsável por fazer as coisas acontecerem, capture e estruture essas informações com um plano de governança claro e aprovado.

Reprodução de AAA Inovação

 

6 elementos para uma boa estratégia de inovação

Como a estratégia de inovação requer esforços de desenvolvimento e testes para gerenciar esse processo precisa garantir tanto assertividade na coleta e análise de dados quanto agilidade. Para isso, separamos 6 elementos para uma boa estratégia de inovação:

Reprodução de AAA Inovação

 

Leve a Inovação Estratégica para sua empresa com a AAA Inovação!

Sair da versão mobile