Escola nos EUA espalhou mais de 100 ônibus com rede Wi-Fi para alunos sem acesso à internet

O ensino a distância (EAD) tem sido um dos mais importantes recursos em tempos de distanciamento, quarentena e lockdown. Até mesmo nos países mais afetados pelo novo coronavírus, a utilização de aulas online e cursos virtuais impediu que estudantes parassem no tempo.

Nos Estados Unidos, país com o pior levantamento de casos confirmados em todo o mundo, superando a marca de 650 mil testes positivos e 30 mil falecimentos até a metade de abril de 2020, todos os níveis de ensino seguem normalmente. Na cidade de Austin, capital do estado de Texas, alguns alunos encontraram dificuldades com a alternativa de ensino, pela falta de estrutura em casa.

Segundo matéria da CNN, famílias de baixa renda acabaram sofrendo com a transição para o ensino a distância. Através de uma iniciativa que custou US$600 mil dólares, a provedora de internet e empresa de tecnologia para escolas, Kajeet, ofereceu uma solução para a cidade.

Frota de ônibus com Wi-Fi foi a solução para Ensino a Distância

Através de transportes escolares equipados com Wi-Fi, a provedora de serviços tecnológicos, Kajeet, permitiu ensino a distância para alunos de Austin.

Desde a metade de Abril de 2020, a Austin Independent School District (AISD) uniu forças com a Kajeet para disponibilizar 110 ônibus escolares equipados com sistemas de Wi-Fi. Visto que os meios de transporte não estavam sendo utilizados para levar alunos para escolas, a alternativa foi transformá-los em Internet Hotspots (em português, pontos de acesso à internet).

Estrategicamente selecionando os bairros mais carentes, a escola está posicionando os veículos perto da casa de seus alunos à partir das 8 da manhã até 14 horas no período da tarde. Através de equipamentos de rede com alcance de aproximadamente 90 metros de distância, os alunos podem se conectar ao Wi-Fi usando os computadores disponibilizados pela escola.

Embora não tenham permissão para entrar no ônibus e estejam sendo aconselhados a ficar dentro de casa, os alunos podem ter que se aproximar do ônibus para obter acesso ao Wi-Fi. Contudo, devem permanecer pelo menos um metro e meio afastados de qualquer outra pessoa para seguir as diretrizes de distância social.

Projeto foi iniciado antes do surto do Coronavírus, mas foi acelerado pela ISD e Kajeet

Parceria já estava sendo desenvolvia pela escola e empresa de tecnologia mencionadas, tornando-se necessário priorizar e acelerar o processo para que alunos pudessem continuar seus estudos, mesmo frente aos impactos do COVID-19.

De acordo com Kevin Schwartz, CTO da Escola de Austin, “Enquanto nos preparamos para a possibilidade de fechamento prolongado da escola, sabemos que uma conexão com a Internet é uma tábua de salvação e um link de aprendizado para nossos alunos. O Austin ISD implantará mais de 500 ônibus escolares Kajeet habilitados para Wi-Fi em locais em todo o distrito escolar, para que os alunos possam se conectar usando os Chromebooks da escola”.

Sendo uma das principais soluções para evitar prejuízos nos estudos de milhões de alunos que podem manter seus estudos em dia, o ensino a distância também precisa de estrutura, que pode não estar disponível para pessoas mais carentes. Só no Brasil, 57% dos alunos de ensino médio estão estudando de suas casas, deixando uma grande parcela sem alternativa e sem previsão de retorno para suas escolas.

A solução oferecida pela Kajeet foi uma dos formas de tornar possível o ensino a distância até mesmo para aqueles que não possuem estrutura de internet ou computadores, através de projeto feito com a Austin Independent School District (AISD).

Sair da versão mobile