7 empresas que perderam a oportunidade por não inovarem

Muitas empresas acabam sendo vendidas, falindo ou perdendo grande fatia de mercado por não inovarem no momento certo. Ao ignorar a inovação, você perderá oportunidades de reformular seus negócios e aumentar os lucros dos produtos.

Inovação não significa abandonar a alma do negócio, mas sim impulsionar a mudança mantendo a identidade e valores corporativos. Sem explorar suas possibilidades, a empresa continua a mesma enquanto seus concorrentes investem em novidades.

Entenda a seguir a importância da inovação para se manter competitivo no mercado e aprender com exemplos de empresas que faliram ou perderam valor porque falharam em inovar.  Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

 

7 empresas que perderam por não inovarem

Imagem via Danny/AdobeStoc

Para continuar inovando, conheça as empresas de grande sucesso que foram à falência por não inovarem. Com isso, você aprende algumas das mudanças de perspectiva que poderiam ter salvado esses negócios – e talvez seja o que falta na sua empresa também. Confira abaixo!

 

1. Nokia

A Nokia é uma das Big Techs mais antigas do mundo, que já foi a maior fabricante de aparelhos móveis. Porém, não foi inovadora o suficiente para se adaptar à chegada dos smartphones. Entre a década de 1990, a empresa finlandesa dominava o mercado de celular, mas isso só não bastaria para se manter líder.

Quando a Nokia resolveu atualizar o seu dispositivo já era tarde demais, o seu sistema operacional não foi aceito pelos usuários e o Android e IOS já eram os favoritos dos usuários. Em 2013, a empresa da Finlândia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft.

Reprodução AAA Inovação

2. Yahoo

No começo de sua fundação, o Yahoo dominava o mercado de mídias digitais e chegou a valer até US$ 125 bilhões. Esse é um famoso exemplo de como evitar riscos pode ser um erro. Em 2000, o Yahoo não optou por entrar no mercado de pesquisa online, e não fechou o acordo para comprar o Google e o Facebook desistiu da venda pela diminuição da oferta. Atualmente, ambas empresas que o Yahoo não quis comprar, dominam o mercado digital.

Há 10 anos atrás, a Verizon que comprou o Yahoo por US$ 4,8 bilhões, vendeu recentemente seu conglomerado de mídia, que inclui o Yahoo e a AOL por US$ 5 bilhões.  Entre os fatores que deram errado foram a falta de posicionamento e inovação que poderia ser um grande portal de pesquisa, mas optou por ser um portal de mídia.

 

3. Kodak

Após 6 anos de uma queda em espiral de suas ações, a Kodak retorna com uma nova proposta, focando na operação de farmacêuticos.

A Kodak promoveu uma revolução no mundo da fotografia e liderou o mercado mundial nos anos 80 com as máquinas de filmes fotográficos. Na década de 90, ela desenvolveu a câmera digital, mas para não perder as vendas dos modelos analógicos, a Kodak simplesmente guardou o produto. Com isso, a Kodak ignorou a inovação que ela própria criou: a revolução digital.

Aos poucos a marca foi se enfraquecendo e alguns anos depois, outras corporações lançaram câmeras digitais, o que desbancou a Kodak. A companhia perdeu competitividade no mercado. O medo de assumir um risco levou a Kodak a abrir mão de uma ideia genial.

Qual foi o real motivo da falência da Kodak? E como ela fez para retornar em 2020?

 

4. Xerox

Imagem via Getty Images

A Xerox foi uma negócio tão importante no mundo, que até hoje sua marca é sinônimo de fotocópia. Ela foi a primeira empresa a criar o PC (computador pessoal), mas na época os diretores acharam que a digitalização ficaria muito cara. apesar da tecnologia revolucionária, o computador falhou devido à falta de um aspecto comercial adequado.

Isso prova que não adianta ter uma equipe de inovação dentro da sua empresa para criar coisas sensacionais. Inovação também é gestão. Não adianta ter os melhores inovadores em sua empresa se seus gerentes não podem trazer essas inovações ao mercado.

5. Blockbuster

Reprodução AAA Inovação

A Blockbuster sobreviveu a transição do VHS para o DVD, mas ignoraram um concorrente, que hoje domina o mercado de streaming: a Netflix, que à época funcionava como uma locadora que entregava em casa os filmes.

Em 2000, o CEO da Blockbuster, John Antioco rejeitou uma parceria de negócio proposta por Reed Hastings, fundador da Netflix para se tornar uma marca online. Nessa período, a Blockbuster rejeitou a Netflix por não achar que não era um bom negócio. Hoje a Netflix vale vários bilhões. Em 2010, a Blockbuster não somente perdeu essa oportunidade, mas acabou desaparecendo do mercado

 

6. BlackBerry

Imagem via Anna Kellen Bull/TechTudo

Revolucionando o mercado, a BlackBerry inovou o mercado tecnológico. Os celulares da BlackBerry fizeram sucesso com seus teclados QWERTY nos anos 2000. Além deles, a também oferecia sistemas operacionais exclusivos para os aparelhos.

Porém , com o tempo o touchscreen não foi bem aplicado pela marca, a loja virtual perdia feio para as concorrentes e uma falha nos serviços em 2011. O declínio começou quando empresas como Apple e Samsung lançaram no mercado smartphones com aplicativos e telas sensíveis ao toque, e a BlackBerry não conseguiu acompanhar.

 

7. Atari

Imagem via NYTimes

A Atari marcou com os seus  jogos de arcade com os consoles de videogame doméstico, que definiram a indústria do entretenimento na década de 1970. Porém, os desenvolvedores enxergavam o console como uma diversão individual e não uma experiênca coletiva. Esse olhar fez com que a Atari fosse esquecida pelos usuários de video-game e se tornou algo retrô.

O que podemos aprender com isso? Os negócios estão sempre sendo desafiados por forças externas, como novas empresas no mercado, tendências, mudanças do comportamento, concorrência e outros. Porém, as empresas precisam continuar inovar para ser competitivo, se inserir em novos mercados, aumentar de receita, melhorar processos e ter colaboradores mais satisfeitos.

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