Como Empresas e Pessoas Podem se Preparar para o Futuro?

Hoje, cresce cada vez mais a busca de líderes orientados por estratégias que conectam o futuro dos negócios. Para qualquer incerteza sobre o futuro, seja risco, oportunidade ou crescimento, tendemos a pensar no curto e no longo prazo simultaneamente.

Cada previsão sobre o futuro com relação a eventos prováveis (de acordo com existência de dados ou evidências), pode ser usado diversos métodos para ajudar a planejar o futuro de forma estratégica, identificar oportunidades e preparar os negócios para os anos que virão.

 

Como estar pronto para o futuro?

Imagem via Joel Filipe/Unsplash

O caso de reinventar uma organização e tomar ações ousadas nunca foi tão claro. Segundo o livro Strategy Beyond the Hockey Stick, para as empresas fazerem as duas coisas é preciso examinar as maneiras pelas quais os autores ajudam as organizações a responder a três questões centrais:

 

1. Quem somos: fortalecer a identidade

As pessoas anseiam por pertencer e querem fazer parte de algo maior do que elas. As empresas que se fixam apenas nos lucros perderão espaço para as organizações, que criam uma identidade forte que atende às necessidades dos funcionários de afiliação, coesão social, propósito e significado.

As organizações preparadas para o futuro realizam isso de três maneiras: elas deixam claro seu propósito; eles sabem como criam valor e por que são únicos; e criam culturas fortes e distintas que ajudam a atrair e reter as melhores pessoas.

 

2. Como operamos: priorizar a velocidade

Depois da identidade, as organizações precisam otimizar para aumentar a velocidade. Os modelos operacionais precisam ser rápidos, ágeis e sem atrito para criar formas de trabalho que promovam agilidade e simplicidade. Eles precisam permitir que uma rede de equipes dinâmicas e capacitadas sejam mais próximos dos clientes.

 

3. Como crescemos: Construir para escala

À medida que a conectividade e a automação aumentam e as expectativas das gerações mais jovens mudam, as empresas devem estar preparadas para uma adaptação ágil e constante se desejam crescer com alguma consistência. Além de aproveitar um ecossistema vibrante de parceiros fora dos limites tradicionais da empresa, que suportam o crescimento, inovação e aceleram o aprendizado de talentos para ter mais sucesso.

Para entender mais a fundo, confira o framework a seguir:

Reprodução AAA Inovação

 

Quais são as Empresas que estão Moldando o Futuro?

 

Como identificar oportunidades?

Ao compreender que mundo é cheio de oportunidades significativas para agir, é preciso envolver atividades de inovação mais sustentáveis em empresas. Com base nos princípios de Inovação é necessário descobrir quais são oportunidades significativas, que são identificadas pelo grau de necessidade, mudança, inovação e impacto.  

As oportunidades significativas são inovações com base em sustentabilidade e propósito. Para isso, é preciso seguir algumas regras que tenham as seguintes características:

  1. Bem-estar;
  2. Inclusão;
  3. Empoderamento;
  4. Equidade/Justiça;
  5. Diversidade.

Para orientar profissionais na identificação e atuação em oportunidades de negócios inovadores, o Purpose-Driven Innovation (PDI) é uma ferramente chave. Conheça mais detalhes a seguir:

Reprodução AAA Inovação

 

Planejando o Futuro Estrategicamente

Ao identificar tendências de uma empresa é preciso ter um bom planejamento do que pode ser feito para incluir novas coisas, redesenhar produtos ou identificar um novo segmento de clientes, de acordo com o Future Today Institute. 

Para se planejar para o futuro, é fundamental ter decisões estratégicas definidas do gráfico abaixo:

Tática & Estratégia

As decisões táticas devem se ajustar à estratégia de uma organização. Esta área é a mais familiar para os executivos de estratégia e suas equipes. As ações incluem definir prioridades, alocar recursos e fazer quaisquer mudanças de pessoal necessárias.

É por isso que você deve estar disposto a aceitar mais incertezas ao recalibrar continuamente a visão de sua organização para o futuro. Os líderes precisam estar abertos para buscar melhorar categorias de estratégia e tática à medida que encontram novas tendências de tecnologia, eventos globais, mudanças sociais e mudanças econômicas.

 

Visão

Na categoria visão, formulamos ações com base em como a liderança fará pesquisas, investimentos e como desenvolverá a força de trabalho. Mas a visão de uma organização também deve se enquadrar na última categoria: interrupção no sistema de evolução que pode ocorrer em um futuro distante.

Se os líderes não tiverem um forte senso de como seu setor deve evoluir para enfrentar os desafios das novas tecnologias, forças de mercado, regulamentação e assim por diante, então outra pessoa estará em posição de ditar os termos do seu futuro.

 

Sistema de Evolução

O final do cone dos horizontes de tempo é muito amplo, pois pode ser impossível calcular a probabilidade de esses tipos de eventos acontecerem. Portanto, as ações tomadas devem descrever a direção na qual você espera que a organização e o setor evoluam.

Conforme você ganha dados e evidências e avança em suas ações, o início do cone e sua categoria tática são sempre zerados nos dias atuais. O resultado, idealmente, é uma organização flexível que está posicionada para iterar continuamente e responder a desenvolvimentos externos.

 

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