Como essas empresas se tornaram as mais inovadoras do mundo?

Com a rápida evolução da tecnologia e a crescente demanda por soluções inovadoras, as empresas estão cada vez mais buscando maneiras de se destacar no mercado. E em 2023, não foi diferente. Com a lista das 10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo, elaborada pelo time da Fast Company, vemos como as empresas estão se reinventando para atender às necessidades dos consumidores e do mercado.

Entre as empresas listadas, encontramos desde empresas de tecnologia como a OpenAI e a Microsoft até empresas de setores mais tradicionais, como a Tiffany & Co. Cada uma delas traz uma abordagem única e inovadora para seus respectivos setores, mostrando que a inovação é uma das chaves para o sucesso nos negócios. Neste artigo, vamos analisar algumas das principais razões pelas quais essas empresas foram selecionadas como as mais inovadoras do mundo e o que podemos aprender com ela.

 

As 10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo em 2023

1. OpenAI

Por multiplicar as formas como IA vai mudar o mundo

A empresa de tecnologia nos ensina que a inteligência artificial é uma tecnologia revolucionária que já está mudando o mundo, e que devemos continuar investindo em seu desenvolvimento e aplicação para, não só enfrentar os desafios do futuro, mas estar preparados para ele.

2. McDonald’s

Por criar momentos culturais tão viciantes quanto as batatas fritas

O gigante do fast-food está sempre reinventando a experiência do cliente, criando momentos culturais envolventes que vão além da comida, sem perder seus valores e essência. A empresa está mostrando como o sucesso de um negócio pode ser impulsionado por uma marca forte e por experiências imersivas.

3. Airbnb

Por redesenhar a plataforma para a nova era de viagens

O Airbnb nos ensina que é possível redesenhar uma estrutura e negócio para atender às necessidades dos consumidores quando ocorrem mudanças. A empresa se adaptou rapidamente às mudanças trazidas pela pandemia e inovou em sua oferta de serviços, como o trabalho remoto em locais diferentes.

4. Holdfast Collective e Patagonia

Por recrutar o capitalismo para ajudar a resolver a crise climática

A Holdfast Collective nos ensina a usar tudo o que temos ao nosso alcance para resolver problemas, como a crise climática. Também como as empresas podem se tornar agentes de mudança, comprometidos com práticas responsáveis e trabalhar para preservar o meio ambiente.

5. Nubank

Por bolar novas formas para as pessoas economizarem

O Nubank nos ensina que é possível inovar em serviços tradicionais e criar novas formas para as pessoas fazerem as coisas de sempre. A empresa se destacou ao oferecer serviços financeiros acessíveis e descomplicados, com atendimento ao cliente de qualidade e foco em experiência do usuário.

6. Microsoft

Por colocar a acessibilidade no centro dos produtos

A gigante da tecnologia nos ensina que a acessibilidade deve ser uma prioridade na criação de produtos e serviços. A empresa vem trabalhando para tornar seus produtos mais acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiências visuais ou motoras.

7. Roblox

Por ajudar o metaverso a amadurecer na fase da adolescência

A empresa de jogos nos ensina que, mesmo depois do hype, o metaverso está se tornando cada vez mais relevante e pode oferecer novas oportunidades para as empresas. A empresa vem trabalhando para amadurecer essa nova plataforma, oferecendo experiências digitais envolventes e interativas.

8. Webtoon

Por elevar o negócio dos quadrinhos a um novo patamar

A Webtoon nos ensina que é possível elevar um negócio tradicional e antigo, como o de quadrinhos, a um novo patamar, usando a tecnologia a seu favor. A empresa está inovando ao oferecer uma plataforma de publicação digital para quadrinhos, permitindo que autores independentes possam criar e distribuir suas próprias obras.

9. Ramp

Por tornar menos chato fazer relatórios de despesas

A empresa de gerenciamento de despesas nos ensina que é possível tornar processos chatos e burocráticos, como a elaboração de relatório de despesas, mais simples e eficientes, ou até mesmo um pouco divertido. A empresa oferece uma plataforma digital que facilita a gestão de despesas empresariais, tornando o processo mais ágil e fácil.

10. Tiffany & Co.

Por revigorar a marca de luxo mais tradicional dos EUA

A icônica marca de luxo, Tiffany & Co., nos ensina que é possível revitalizar marcas tradicionais, mantendo sua essência e força. A empresa está inovando ao oferecer produtos de luxo que vão além dos diamantes e joias tradicionais, como artigos para casa e acessórios de couro.

 

As 10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo em 2021

Por conta da pandemia, as empresas do mundo todo passaram por desafios. Alguns desses negócios falharam, outros simplesmente sobreviveram, se adaptaram e inovaram. Para determinar o ranking da Fast Company sobre as empresas mais inovadoras do mundo de 2021, foram analisados as empresas por setor e as quais incorporam soluções criativas de problemas e que superaram a crise.

 

Reprodução AAA Inovação

Para determinar o raking deste ano, os editores e repórteres da Fast Company analisaram as maiores empresas por setor e as quais incorporam soluções criativas de problemas para superar a crise.

As empresas mais inovadoras do mundo abordam uma sociedade refeita pela COVID-19. Dentre essas empresas, estão ocupando juntas o primeiro lugar a Pfizer-BioNTech e Moderna por fazerem as primeiras vacinas de mRNA. Outros estão nos levando a lugares totalmente diferentes como a SpaceX, empresa de Elon Musk.

Veja logo abaixo a lista das empresas nomeadas, junto com as tendências de seus negócios que estão avançando e como elas inovaram.

 

1. PFIZER-BIONTECH

Por ser a primeira a comercializar a vacina do COVID-19 de forma eficaz

A farmacêutica Pfizer sediada em Nova York e a parceira de fabricação alemã BioNTech conseguiram entregar uma vacina COVID-19 em tempo recorde, obtendo a Autorização de Uso de Emergência do FDA e distribuindo milhões de doses em menos de um ano após a sequência genética de COVID-19 ter sido obtida pela primeira vez. A primeira vacina de mRNA aprovada para qualquer doença, a vacina COVID-19 da Pfizer foi 95% eficaz após duas doses em testes.

 

1. MODERNA

Por fazer a vacina do COVID-19 que as pessoas conseguissem viajar

Uma semana após a autorização da Pfizer, o FDA concedeu sua segunda EUA para uma vacina da COVID-19 para a injeção da Moderna, com sede em Cambridge, Massachusetts, que foi mais de 94% eficaz nos testes. Como a vacina da Pfizer, a vacina de mRNA da Moderna requer duas inoculações. Mas pode ser armazenado em um freezer normal, enquanto a vacina da Pfizer deve ser mantida a menos 94ºF. Moderna tem várias outras vacinas de mRNA e terapêuticas.

 

3. SHOPIFY

Por ajudar pequenas lojas a superar a crise

A Shopify permitiu que empresas pudessem lançar operações online, convertendo seus pontos de venda em lojas de comércio eletrônico. E em seguida, destacou essas lojas locais em seu aplicativo, que permitiria aos usuários que costumam fazer compras online para apoiar sua economia local. Com isso, encerrou o ano com uma parceria que permite às lojas aceitarem pagamentos através do Alipay e com um plugin que lhes permitirá criar anúncios compráveis no TikTok.

 

4. SPACEX

Por passar competidores na corrida espacial

Em maio, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional, a primeira tripulação a ser lançada em solo dos EUA em quase uma década. Sua nave Crew Dragon transportou uma segunda tripulação de quatro astronautas para a ISS em novembro, com uma terceira missão planejada para 2021. Em 2020, a empresa atingiu a marca de 100 lançamentos de seus foguetes de carga Falcon 9 e adicionou cerca de 1.000 satélites a sua constelação Starlink e o Falcon 9 que entregou seus últimos 60 satélites estava em sua sétima viagem.

 

5. SPRINGHILL COMPANY

Por entreter as pessoas com conteúdos de Hollywood

A empresa Springhill Company, cresceu significativamente em uma potência de criação de conteúdo e arrecadou US $ 100 milhões em 2020. Além disso, apoiou a iniciativa More than a Vote para aumentar a participação eleitoral e criou curtas animados e outras mídias digitais para educar e inspirar as pessoas a se envolverem na eleição presidencial. Para este ano a empresa busca produzir mais conteúdos e fazer novos negócios com a Amazon, Disney, Universal, CNN, Sirius e muito mais.

 

6. EPICGAMES

Por desafiar as Big Techs e possuir uma visão para construir algo melhor

Fortnite, o popular jogo da Epic Games, está se esforçando para se tornar o primeiro metaverso digital: um espaço virtual compartilhado que vai além do jogo para incluir experiências de mídia. O CEO Tim Sweeney tem promovido ativamente o conceito de metaverso e, mesmo que demore anos com Fortnite apresentando concertos no jogo, estreias de trailers de filmes e entre outros eventos. Em agosto de 2020, a Epic Games processou a Apple por causa das restrições da empresa de tecnologia às compras no aplicativo.

 

7. NETFLIX

Por tornar o público negro o centro da estratégia do negócio

Bem antes dos protesto após a morte de George Floyd, a Netflix priorizou servir aos telespectadores uma ampla variedade sobre histórias negras. Em 2020, no entanto, o streaming aumentou seus esforços ao lançar o filme Uncorked, a minissérie sobre o lendário empresário Madame C.J. Walker, o filme Project Power e entre outros. Além disso, a Netflix criou um canal de mídia social chamado Strong Black Lead, para promover conteúdos que mostram aspectos da experiência negra e criar conteúdos inclusivos.

 

8. TOCK

Por restaurar a vantagem de negócios atingidos pelo coronavírus

Quando os restaurantes finos da plataforma de reservas Tock começaram a fechar seus restaurantes, a empresa lançou o Tock to Go, uma plataforma de pedidos online que ajuda os restaurantes a oferecer opções de coleta e entrega. Com o resultado, a Tock dobrou de tamanho desde março, adicionando mais de 3.000 restaurantes à plataforma e expandindo além de sua base de restaurantes finos. Em outubro, ela fez parceria com a cidade de Chicago para oferecer o Tock to Go gratuitamente a restaurantes em bairros de baixa renda para ajudar a proteger essas pequenas empresas durante a pandemia.

 

9. MICROSOFT

Por criar um sistema de resposta a emergências relacionadas aos desastres naturais.

A Microsoft não está apenas prometendo se tornar neutra em carbono até 2030, mas também, até 2050, remover todo o carbono que a empresa já emitiu desde sua fundação em 1975. Ela pretende fazer isso lançando um fundo de inovação em novas soluções climáticas, expandindo sua taxa interna de carbono e ajudando fornecedores e clientes a reduzir suas pegadas. E, para atingir o desperdício zero até 2030, é corajosamente promissor desviar pelo menos 90% de seus resíduos de aterro e tornar todos os dispositivos recicláveis.

 

10. GRAPHIKA

Por rastrear campanhas de desinformação durante as eleições americanas

Os pesquisadores da empresa de análise de redes sociais Graphika fizeram seu nome em 2020 ao relatar suspeitas de operações russas visando eleitores conservadores antes da eleição presidencial dos EUA, sinalizando os esforços do Estado chinês visando Taiwan e descobrindo desinformação global sobre COVID-19. Ao trabalhar com empresas concorrentes como Facebook, Google e Twitter, ajudaram o Graphika a identificar atividades enganosas eliminando a desinformação online.

.

Para entender mais como fazer a inovação acontecer em sua empresa. Confira o resumo completo do livro “Fazendo a inovação acontecer” do autor Rivadávia Drummond, clicando aqui!

Fazendo a inovação acontecer – Rivadávia Drummond | AAA Inovação
Sair da versão mobile