Empreendedores digitais: conheça quais são os 10 maiores do Brasil

Para quem busca aprender mais sobre empreendedorismo e quer trabalhar no digital deve estar sempre inspirado nos melhores talentos, certo? Mas você conhece os principais empreendedores digitais da atualidade?

É muito mais simples, menos caro e mais flexível aprender com aqueles que provaram que realmente entendem esse segmento de mercado e fazem um bom trabalho por tentativa e erro para chegar lá!

Com o tempo, você perceberá que os empreendedores digitais de hoje podem nos ensinar muito, ser uma fonte de inspiração para negócios inovadores e permitir que eles não desistam quando se deparam com contratempos pela primeira vez.

 

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital inclui a criação de um negócio na internet e a venda de serviços ou produtos online sem investir em espaço físico. Alguns exemplos de negócios digitais são cursos online, e-commerce, blogs, canais do YouTube e soluções técnicas gerais.

Em comparação com o mercado offline, a principal vantagem desse modelo de negócios é que você não precisa investir muito dinheiro para começar. Além disso, esse formato permite que o empresário trabalhe com maior agilidade a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Top 10 melhores empreendedores digitais do Brasil

Reprodução AAA Inovação

Há cada vez mais startups unicórnios no Brasil e promissoras iniciativas para empreendedores digitais. Se o brasileiro sempre foi percebido como inventivo e empreendedor, agora vários novos ícones são reconhecidos para se confirmar esta percepção.

A relação divulgada pelo prêmio iBest mostra quem são os empreendedores visionários que estão fazendo a diferença e construindo o Brasil do futuro. A premiação seleciona os maiores do universo digital com o apoio de um algoritmo que pesquisa e quantifica milhares de iniciativas criadas por estes, apontando os destaques do país a cada ano.

Confira os Top 10 Empreendedores Digitais do Brasil:

 

David Vélez e Cristina Junqueira

Rodrigo Capote—Bloomberg/Getty Images

Em 2013, o colombiano David Vélez e a brasileira Cristina Junqueira fundaram o Nubank. A fintech nasceu para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira, eliminando a burocracia, tarifas abusivas e o péssimo atendimento dos bancos tradicionais.

David Vélez estudou em Stanford, onde fez graduação e um MBA em negócios. Durante anos, David trabalhou no mercado financeiro dos Estados Unidos em instituições como Goldman Sachs, Morgan Stanley e General Atlantic. Sua experiência no Brasil começou quando se tornou sócio da Sequoia Capital. Quando precisou abrir uma conta num banco, percebeu os absurdos do sistema bancário no país foram o gatilho para pensar numa solução.

Cristina Junqueira possui graduação e mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), além de um MBA pela Northwestern University (Kellogg School of Management). Depois de anos trabalhando com consultoria estratégica e em bancos tradicionais, ela viu a oportunidade de fazer uma disrupção em larga escala no sistema financeiro.

 

Frederico Trajano

Imagem via Reprodução/ Facebook

Frederico Trajano é o CEO da varejista Magazine Luiza. O filho de Luiza Helena Trajano, ex-presidente da empresa, é um dos responsáveis por fazer o empreendimento se desenvolver no setor de vendas online, área que Frederico incentiva e trabalha desde 2000 e que já representa mais de 25% do faturamento da varejista.

Mesmo assim, um dos valores de Frederico Trajano é que mesmo com o crescimento do seguimento, os valores da empresa não sejam tocados, ou seja, a ideia é que independendo da rentabilidade área, o calor humano existente nas lojas físicas se mantenha.

Ele é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e antes de assumir cargos altos na holding, adquiriu experiência como analista de investimentos do Deutsche Bank, durante quatro anos.

 

João Pedro Resende

João Pedro Resende é empreendedor, CEO e fundador da startup Hotmart. É também um dos fundadores que iniciou o movimento chamado “San Pedro Valley” que começou na rua onde morava em Belo Horizonte, em um escritório compartilhado com a Rock Content.

Hoje, o San Pedro Valley é um pólo de tecnologia, abraçando centenas de startups da região e enquanto isto, a Hotmart continua expandindo em sua missão: permitir que as pessoas vivam de suas paixões.

Formado em Ciência da Computação pela PUC-MG, JP entrou na faculdade aos 17 anos e saiu aos 21 para criar a primeira empresa juntamente com outros dois sócios, sendo um deles Mateus Bicalho, que é também atual co-fundador da Hotmart.

 

Marcelo Kalim

Marcelo Kalim é sócio fundador do C6 Bank. O banco digital iniciou suas atividades em 2019, e que tem foco voltado ao varejo de alta renda, setor ainda pouco explorado no Brasil.

O empresário tem longa trajetória no setor financeiro, sendo que Marcelo Kalim é conhecido, principalmente, pelo período em que foi da BTG Pactual ocupou cargos como: Presidente do Conselho e de chefe dos comitês da instituição, tanto em âmbito nacional, como internacional. Em 2019 Kalil se juntou a outros sócios para abrir uma startup digital, o C6 Bank.

 

Fabrício Bloisi

Imagem via Marcus Steinmeyer / Movile

Um dos fundadores da Movile, grupo dono de marcas como iFood, Sympla, PlayKids e Zoop, Fabricio Bloisi é atualmente o presidente do conselho do grupo. Ocupa também o cargo de CEO do iFood desde 2019.

Fabrício Bloisi e Fábio Póvoa, colegas na graduação de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), criaram em 1998 a Intraweb, que oferecia softwares e soluções em tecnologia da informação. A empresa ficou incubada na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Cietec) e em 2001 foi comprada pela GoWapCorp.

No ano seguinte mudou o nome para Compera. Em 2007, uniu-se à Movile e adotou esse nome. Hoje, a Movile já é uma gigante no mercado mundial com milhões de usuários ativos.

 

André Penha e Gabriel Braga

Imagem via Kaszek Ventures

André Penha é o co-fundador e CTO do QuintoAndar, empresa brasileira dedicada a usar tecnologia e design para simplificar todo o processo de aluguel residencial – para proprietários e inquilinos. André se formou em Engenharia da Computação pela Unicamp, e tem mestrado em Ciência da Computação pela mesma universidade, além de um MBA pela Universidade de Stanford.

Gabriel Braga é co-cofundador e CEO do QuintoAndar, Ele é graduado em Administração, pós gradhado em Engenharia Industrial pela UFMG e possui MBA pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2012, junto com André Penha fundou a QuintoAndar.

 

Alphonse Voigt

Imagem via Pablo Contreras

Alphonse Voigt é co-fundador da empresa de pagamentos EBANX, com clientes como Spotify e Uber. O empreendedor formou-se na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em direito e pós-graduação em Direito Internacional pela UniCuritiba, atuando como advogado por mais de dez anos antes de seu empreendimento de sucesso.

Em 2009, a Astropay foi fundada com mais três amigos paraintermediar pagamentos do site PokerStars. Em 2012, vendo as dificuldades que grandes players do mercado internacional tinham para se estabelecer no Brasil, por conta da falta de experiência nos meios de pagamento, ele e seus parceiros de negócios João Del Valle e Wagner Ruiz expandiram seus negócios e fundaram o EBANX.

 

André Street

Imagem via Claudio Belli/Valor

André Street é co-fundador e presidente da Stone, fintech de processamento de pagamentos. Além disto, o empresário é um dos responsáveis por realizar o IPO do grupo na Nasdaq, medida que atraiu grandes investidores, incluindo a lenda dos negócios Warren Buffett. Com apenas 15 anos, André já cursava Direito na Universidade Cândido Mendes. Nessa mesma idade, ele fundou a Pagafácil, sua primeira empresa de processamento de pagamentos e deu início a uma trajetória profissional extremamente vitoriosa.

Em 2004, André fundou a Braspag, empresa que conectava meios de pagamentos a lojistas de comércio eletrônico. Já em 2012, André Street e Eduardo Pontes, a Stone Pagamentos foi fundada com o objetivo de oferecer serviços de adquirência multibandeiras por intermédio de máquinas de cartões, processadoras de transações realizadas por cartões de crédito, débito e voucher.

 

Sergio Furio

Imagem via TulioVidal/Divulgação

Sergio Furio é fundador e CEO da Creditas, uma startup brasileira voltada para empréstimos pessoais. Ele ingressou na ESADE Business & Law School, onde se especializou na área de administração entre os anos de 1995 e 2000. O executivo ainda possui um MBA e administração pela Universidade Cornell.

Assim, dedicou sua carreira ao setor financeiro, tendo passado por grandes instituições globais do setor. Em 2012, Furio decidiu investir em um negócio próprio. Nascia assim a Creditas, instituição financeira que tem como foco aproveitar os altos juros cobrados pelos bancos brasileiros para crescer.

 

Florian Hagenbuch e Mate Pencz

Mate Pencz e Florian Hagenbuch, fundadores da Printi e Loft

Em 2010, Florian Hagenbuch e Mate Pencz, logo após concluírem suas formações, conseguiram empregos em grandes corporações do mercado financeiro. Porém, não demorou muito para que os dois concluíssem que não era bem essa vida que queriam levar. Sendo assim, ambos decidiram vir para o Brasil em 2012.

Ao analisar que a Indústria Gráfica no Brasil  fundaram uma gráfica online chamada Printi. Quando realizaram suas pesquisas, Mate e Florian constataram que, embora gráficas de grande porte dessem conta de atender empresas do mesmo tamanho, o atendimento a pequenas e médias demandas não era lá essas coisas.. Foi exatamente nisso que resolveram atuar, encontrando aprendizados que, mais para frente, resultaram na fundação da Loft.

 

Clique aqui para ver a lista completa do prêmio iBest.

Sair da versão mobile