Informações Positivas sobre o Coronavírus no Brasil e Casos Recuperados no Mundo

Diante de projeções impactantes e comparações com Itália, trouxemos notícias que mostram o lado positivo da luta contra o coronavírus no Brasil e no mundo.

Diante de projeções impactantes e comparações com Itália, trouxemos notícias que mostram o lado positivo da luta contra o coronavírus no Brasil e no mundo.

Um dos maiores vírus da humanidade tem se espalhado em uma velocidade assustadora. Alcançando mais de 7 bilhões de vítimas frente aos impactos do coronavírus no Brasil e no mundo, o pessimismo é um dos maiores perigos do cenário atual.

Com casos confirmados sendo apresentados por números na casa dos milhares e um aumento lamentável no caso de óbitos na Itália, se torna rotina lidar com desânimo, preocupações cada vez maiores, discussões dentro e fora de ambientes familiares e incerteza sobre o futuro dos negócios.

Em busca de um equilíbrio entre dicas de prevenções, pronunciamentos e notícias constantes, trouxemos fatos positivos em volta da pandemia causada pelo COVID-19. De forma alguma queremos tirar a seriedade do assunto ou contrariar autoridades, pelo contrário, concordamos com as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Contudo, manter a cabeça erguida através de notícias boas é uma das formas de combate ao coronavírus. Abaixo, confira informações positivas sobre o coronavírus no Brasil e no mundo:

Casos recuperados ultrapassaram 110 mil, de acordo com Organização Mundial da Saúde

Fanamo Alma, italiana de 95 anos, foi curada do COVID-19 após duas semanas internada em hospital na província de Modena.

O jornal Gazzetta di Modena relatou o caso especial da italiana Fanamo Alma, que apesar de possuir 95 anos e estar no grupo de risco, se recuperou do coronavírus após 15 dias com apoio de equipe médica. Mesmo sendo um dos raros casos de pacientes com idade avançada que sobreviveram aos impactos da pneumonia causada pelo COVID-19, sem dúvida é a prova de que vale a pena torcer pela melhora de infectados em todo o mundo.

A notícia acima faz parte dos 113 mil casos recuperados, número que comprova que mais de uma pessoa em cada quatro infectados pelo coronavírus foi capaz de superar a doença. Com um número um pouco distante da neutralização da pandemia, que teve registro de 450 mil casos confirmados em todo os continentes, os levantamentos constantes feitos pela OMS apresentaram um crescimento considerável no número de casos recuperados.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde afirmou estar desenvolvendo pelo menos 4 tratamentos para o COVID-19, através da iniciativa Solidarity, que reuniu 10 nações para que sejam feitos testes com quatro medicamentos em busca do combate ao coronavírus. A lista inclui Argentina, Canadá, França, África do Sul, Espanha, Suiça e pretende testar tratamentos com medicamentos utilizados para malária, ebola e HIV.

Capacidade de Transmissão e Letalidade do Coronavírus estão entre as menores

Existem mais de 200 tipos de coronavírus no mundo, sendo que apenas 7 afetam seres humanos. Com exceção do SARS, MERS e COVID-19, todos os outros são endemias comuns que causam 15-30% de gripes, todos os anos.

Em comparação com outras pandemias causadas pela família coronavírus, o COVID-19 resulta em 1 morte para cada 50 infectados. Se trouxermos uma relação entre vítimas fatais e infectados, o SARS, doença respiratória que fez 770 vítimas fatais entre 2002 e 2003, possuía uma relação de 5 para 50. Já o MERS, doença aguda que levou a óbito 858 pessoas em 2012, possuía uma relação de 17 para 50.

Sendo menos transmissível que os outros vírus de sua família, o novo coronavírus possui uma taxa de mortalidade de 3.83% dos infectados, visto que de todos os que apresentaram teste positivo, 15% poderão desenvolver pneumonia ou infecção e somente 5% poderão entrar em estado crítico.

De acordo com esses dados, retirados do estudo Decoding COVID-19, produzido pelo South China Morning Post, o novo conoravírus possui uma das menores taxas, tanto de letalidade, quanto de capacidade de transmissão. Apesar do alto impacto que o vírus teve na Itália, Espanha e EUA, em alguns casos, o coronavírus pôde ser contido com medidas menos radicais e cooperação do povo, como é o caso do Japão:

O governo japonês optou por encerrar aulas, eventos públicos e aglomerações, sugerindo que população voluntariamente evitasse frequentar ambientes públicos e sair de casa. Foi possível fazer com que Japão apresentasse número estável de casos do coronavírus, mesmo sem quarentena, devido a uma cultura de prevenção do país, onde pessoas seguem uma cultura de afastamento social quando estão doentes.

Comparação entre Coronavírus no Brasil e Itália não é 100% confiável

Imagem: Vox

Recentemente, uma das principais comparações feitas foi entre o nosso país e o segundo epicentro do coronavírus, a Itália. Projeções feitas mostravam uma semelhança no crescimento diário de casos confirmados em ambos os países, após a primeira confirmação. Em 25 de Março de 2020, o Ministério da Saúde afirmou que crescimento está 33% menor do que era esperado, de acordo com previsões retiradas da expansão do vírus na Itália, Espanha e EUA. Além disso, nosso país possui 3,5 vezes mais população que o país italiano, apresentando desenvolvimento otimista para os impactos do coronavírus no Brasil.

Inclusive, de acordo com secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, o Brasil possui 2,62 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, totalizando 55 mil em todo o país. Em comparação, a Itália possui 0,83 leitos para a mesma quantia de habitantes, somando 5 mil leitos. Os números podem parecer pequenos, mas o país com um dos melhores sistemas de saúde do mudo e com mais leitos de UTI é a Alemanha, com 3,02 e 25 mil ao todo:

Além disso, o coronavírus no Brasil resultou em movimento constante de startups e empresas que deram exemplos frente ao surto do coronavírus, buscando oferecer soluções capazes de acelerar diagnósticos através de tecnologias e auxílio para empreendedores e empresas em momentos de crise. Como exemplos, temos a Hi Technologies que desenvolveu teste rápido com resultado apresentado em até 15 minutos e a inteligência artificial Robô Laura que foi disponibilizada para os principais hospitais do país. A tecnologia é capaz de trazer uma análise rápida do crescimento de casos confirmados, desenvolvendo uma previsão de demanda e capacidade de atendimento.

Sair da versão mobile