Expectativas e Oportunidades frente aos impactos do Coronavírus na Economia

O surgimento inesperado de uma pandemia impactou, e continua impactando, todo o planeta.

Além da saúde humana, os impactos do coronavírus na economia forçaram atitudes severas e restritivas à população, o que está resultando em mudanças diretas e profundos em vendas, salários, fluxo de caixa, fornecedores e até na própria arrecadação dos países.

Este evento, também conhecido como “cisne negro”, termo cunhado por Nassim Taleb em seu livro “A Lógica do Cisne Negro. Segundo o autor, um cisne negro é um evento altamente improvável, imprevisível e impactante. É exatamente o que estamos vendo com o COVID-19 e seus efeitos.

O nível do Ibovespa atual está nos mesmos patamares (em US$) de 2008 e impeachment Dilma em 2016. De acordo com o Relatório de Mercado Focus, do BCB, a estimativa de crescimento do PIB era de 2,2% em Fevereiro de 2020, sendo que no final de março, caiu para aproximadamente 1,5% e em seguida, após novo relatório, o mercado prevê contratação de 0,48% para o PIB em 2020.

Embora os impactos do coronavírus sejam evidentes, existem diversas oportunidades neste momento atual. 

Quais oportunidades surgiram frente aos impactos do Coronavírus na Economia?

Renegociar dívidas, adaptar modelos de negócios e aprender com os momentos de crise, são oportunidades decorrentes do impacto do coronavírus na economia.

Durante momentos de crise, é extremamente importante saber observar o ambiente e identificar quais comportamentos podem te trazer benefícios. Obviamente, ver o lado negativo dos impactos do coronavírus na economia é muito mais fácil, por isso trouxe algumas oportunidades que você pode aproveitar nesse momento.

Todas dependem da sua própria ação, são sugestões de facilitações que estão sendo disponibilizadas, frente ao surto do coronavírus. O mercado sempre está “difícil”, cabe a nos, empreendedores, tirar proveito do que ele oferece:

Carência e desconto em juros por bancos e governo

Este é um bom momento para renegociar dívidas e impostos, no intuito de reduzir juros e alongar prazos. Já temos vários exemplos disso:

E seguindo a mesma lógica, os bancos tradicionais também estão flexibilizando prazos e taxas. Portanto, mexa-se e vá negociar com eles.

Se destacar com posicionamento

Aqueles que se planejaram e se prepararam, não importa seu tamanho ou setor, tenderão a sair a crise melhor do que entraram. Porém, muitos ficam pelo caminho. É triste, mas é real.

Nesse momento, onde muitos concorrentes não conseguem superar a crise, o mercado se abrirá para as empresas que ficarem. Sendo assim, você tem a oportunidade de se destacar.

Aproveite este momento para se posicionar ao lado de seus clientes, para ajudá-los a superar a crise. Use sua criatividade, gere valor, soluções, estreite o relacionamento e a parceria.

Após essa crise (sim, ela vai passar!), você e sua marca estarão mais fortes no mercado, com clientes provavelmente mais fiéis.

Comprar ativos em bolsa

A conta é simples. No final de Janeiro de 2020, o Ibovespa batia 120 mil pontos. Dois meses depois, 64 mil pontos. Uma queda vertiginosa de 46%. 

“Estamos em uma liquidação que acontece poucas vezes na vida”, diz Frederico Sampaio, diretor da Franklin Templeton, gestora que possui mais de US$ 700 bilhões em ativos sob gestão no mundo, incluindo Brasil. 

“O Brasil tem de tudo para não ter problema de risco de crédito soberano e deve sair dessa crise fortalecido”, afirmou o gestor.

Ainda nesse sentido, em coletiva virtual, em 23 de março, o presidente do BC, Campos Neto disse que “o BC está absolutamente tranquilo e o sistema financeiro nacional vai funcionar perfeitamente”.

Pense bem, com juros baixos, inflação controlada, reservas cambais altas e sistema financeiro robusto, o Brasil está bem fundamentado e é uma questão tempo até a economia retomar a normalidade.

Então, se os preços dos ativos estão descontados e os fundamentos econômicos continuam bons, temos uma janela de oportunidade para comprar ativos. 

Tirar projetos da gaveta 

Em tempos de home office, portas fechadas e reclusão, nada melhor que abrir a gaveta e tirar dela aqueles projetos que estavam cheios de poeira em cima, por falta de tempo e atenção.

Aproveite este tempo para treinar o time (online, claro!), mapear processos, trocar servidores, fazer reformas, melhorar a fachada da loja, ler e estudar conteúdos relevantes, pesquisar o mercado, conversar com clientes e o que mais estiver lá engavetado.

Testar novos modelos

Outra oportunidade diz respeito às Vendas. Se o cliente não pode ir até o produto, então o produto tem que ir até o cliente.

Alguém aí pensou em e-commerce e delivery

Pois bem, se você já estava dentro desse mundo, ótimo! Se ainda não, com os impactos do coronavírus na economia, é uma boa hora para repensar seu modelo de negócios e incluir esses canais em seu portfólio.

Leonardo, mas e quem trabalha com Serviços, como faz?

Serviços puros (que não dependem de equipamentos ou estrutura física) podem continuar a operar normalmente. É o caso de consultorias, agências de mídias, softwares, etc.

Serviços que precisam de estrutura física, como cartórios e dentistas, precisam restringir acesso e repensar a circulação das pessoas, obedecendo as orientações dos órgãos de saúde.

Fato é que, esse momento exige repensar o modelo, usar a criatividade, pesquisar outros players e boas práticas, para minimizar o impacto nas vendas e manter o fluxo de caixa saudável.

Novas formas de trabalho

Sempre fui um defensor do “menos é mais”. Menos reuniões presenciais e deslocamentos, menos trânsito, menos gastos e poluição, stress, menos reuniões sem fim, menos blá-blá e mais eficiência na comunicação, mais objetividade, etc.

Com as orientações de ficar em casa e fechar as portas, as empresas e seus profissionais estão descobrindo que é possível ser mais eficiente em sua forma de trabalhar e operar.

Vídeo conferências e telefone estão aí há anos e agora é uma boa hora para intensificar seu uso e reduzir energia e gastos desnecessários.

Revise seus números

Agora é a hora de revisar seu orçamento, enxugar gastos desnecessários e supérfluos, conhecer suas margens reais, montar seu fluxo de caixa.

Muitas empresas não conhecem a fundo seu fluxo de caixa, não tem projeções de receitas e despesas e sem isso, sinto dizer, é um voo às cegas.

Ninguém atravessa uma crise às cegas, portanto, traga à tona os números reais, pois eles vão te ajudar a sair dessa.

O que esperar daqui pra frente?

Informações recentes e essenciais para compreender os avanços do coronavírus (COVID-19) em todo o mundo, após sua descoberta na China em 2019.

Primeiro de tudo, busque informações sólidas por meio das Orientações técnicas da OMS, diretrizes oficiais para empresas e colaboradores e orientações gerais do governo.

Em segundo lugar, tenha mais calma e racionalidade. O mundo não vai acabar.

De 2021 a 2023, as projeções de crescimento do PIB mantêm-se em 2,5%, o que demonstra a expectativa de superação da crise atual. A projeção do BCB para final de 2020 é uma taxa de câmbio retornando à R$ 4,50.

Com os impactos do coronavírus na economia e a crise instalada no primeiro semestre, é criada uma demanda reprimida em função das restrições sanitárias recomendadas. 

Porém, passada a crise, as pessoas tenderão à normalidade de gastos e até compensar muitas coisas que não fizeram ou compraram anteriormente. Isso é o que chamamos de Efeito Chicote.

Sendo assim, recomendo que tome cuidado com as fake news. Desligue o WhatsApp e foque nas oportunidades acima, pois a crise vai passar e você tem agora a chance de sair dela, melhor que entrou.

Quais outras oportunidades você enxerga nesse momento? Comente abaixo.

Forte abraço e bons negócios para você!

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