Como se apaixonar pelo problema e não pela solução?

Hoje, dia 14 de fevereiro de 2023, se comemora o Dia de São Valentim – Valentine’s Day, em inglês, além do Dia dos Namorados, 12 de junho no Brasil. Para celebrar essa data, separamos um conteúdo incrível para todos os inovadores de plantão.

Saiba a importância e como se apaixonar pelo problema e não pela solução de um negócio. Entenda tudo isso lendo a artigo completo a seguir.

 

Apaixone-se pelo problema e não pela solução

Imagem via Falconer/theispot.com

Se apaixonar pelo problema que resolve e não pela solução desenvolvida é o primeiro passo para ser bem-sucedido no mercado. Boas ideias e negócios de sucesso só se tornam de fato reconhecidos, quando seu fundamento é resolver um problema.

O passo seguinte é falar com as pessoas que supostamente têm esse problema, entender se realmente é um problema para elas e só depois criar a solução. Se você começar pela solução, pode ser que acabe construindo algo com que ninguém se importe.

.

3 etapas para se apaixonar pelo problema

Então, como superamos nossa tendência de nos fixar em uma solução específica? A Metodologia Lean Startup fornece um processo estruturado para nos ajudar a focar no problema e, através da experimentação, encontrar a melhor solução.

 

Passo 1: Defina o problema

Primeiro, você deve ter clareza sobre o problema que está tentando resolver. Uma técnica é pensar em algo que articule como será o mundo depois que você resolver esse problema.

Mas como identificar o problema certo? Passe tempo com seus clientes. Isso o ajudará a alcançar a profunda empatia do cliente necessária para identificar problemas realmente significativos. Com isso, você poderá avaliar as diferentes soluções que você apresenta e demonstrar a paixão pelo seu problema.

Qual é o papel da Inteligência Emocional no ambiente corporativo?

 

Passo 2: teste suas soluções

Em seguida, quando você tiver ideias, descreva seu objetivo e lembre-se que antes de uma ideia ser testada, você deve esclarecer as principais hipóteses que está fazendo para que essa ideia funcione. Essas hipóteses conduzirão os experimentos que você executa no ciclo de feedback. Construir-Medir-Aprender e permitir que você aprenda rapidamente se sua ideia funcionará como está, se pode ser melhorada ou se deve ser abandonada por outra ideia.

 

Passo 3: Use a estrutura de decisão para se apaixonar pela solução certa

Finalmente, apaixonar-se pelo problema significa ter o compromisso de conquistar a empatia do cliente, considerar uma ampla gama de ideias e experimentar com seus clientes. Você deveria se sentir culpado se você se apaixonou por uma solução? Claro que não, desde que você siga um processo estruturado que permita dizer adeus a uma solução que não está funcionando e se apaixonar pela próxima que tentar!

 

Dicas para se apaixonar pelo problema

A Metodologia Lean Startup fornece um processo estruturado para nos ajudar a focar no problema e, através da experimentação, encontrar a melhor solução.

 

1. Seja claro sobre o problema que você está tentando resolver

Uma técnica é redigir uma declaração de visão que articule como será o mundo depois que você resolver esse problema. Por exemplo, se você está tentando resolver o problema de longas filas de segurança nos aeroportos, sua justificativa pode ser: “Nenhum passageiro esperará mais de cinco minutos para passar pela segurança”.

 

2. Não sinta a necessidade de moderar qualquer entusiasmo

Se alguma paixão serve para tornar o processo divertido e envolvente, você pode determinar um foco em uma ideia para a criação de mais soluções, escrevendo a ideia e passando para a próxima. Começar com um objetivo também é útil, por exemplo, comprometer-se a apresentar sete ideias. Isso o manterá honesto sobre continuar a idealizar, mesmo que você ache que já encontrou a resposta.

 

3. Teste, Teste e Teste

Ao determinar suas funções, faça experimentos que você executa no ciclo de feedback: Construir-Medir-Aprender, e permita aprender rapidamente se sua ideia funcionará como está, se pode ser melhorada ou se deve ser abandonada por outra ideia.

Top 15 metodologias de inovação para utilizar no seu negócio na prática

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile