Clubes de Futebol com cada vez mais relevância no digital

Recentemente, a  Sports Value , empresa especializada em marketing, negócios e comunicação esportiva, divulgou um estudo relacionado ao valor dos ativos digitais dos principais clubes da América Latina. Analisando o Ranking com os 26 clubes, chegamos a um surpreendente valor de US$115 milhões em ativos digitais. Na dianteira desta lista, o Flamengo lidera com um valor de mais de US$31 milhões. 

Esses números corroboram para a realidade cada vez mais digital em que estamos imersos. A nova geração de torcedores, em sua maioria, se difere de outras no que diz respeito ao consumo esportivo. É muito comum a interação dos torcedores com seu clube do coração por meio das redes sociais, trazendo cada vez menos relevância para as arquibancadas. 

Certamente, as receitas vindas de bilheterias continuarão sendo muito relevantes para as finanças dos clubes de futebol, no entanto, é muito contra factual ignorar a relevância que as mídias digitais têm. Confira os 10 principais clubes de futebol com ativos digitais a seguir: 

Reprodução AAA Inovação

 

Quanto valem os ativos digitais dos clubes de futebol da América Latina?

Fonte: Solitudo

Nas últimas três temporadas, a competição de clubes mais importantes do mundo, a Champions League, foi transmitida para o Brasil no Facebook. No início deste ano, o Flamengo fez toda a transmissão dos seus jogos no campeonato carioca pela FlaTV, plataforma de streaming do próprio clube. 

Recentemente, a Ligue 1 Uber Eats, o principal campeonato nacional francês, anunciou um acordo com a Amazon para transmitir seus jogos no Prime Video, plataforma de streaming da Big Tech americana. Tudo isso evidencia o quão o mercado digital está envolvido com o esporte mais relevante do mundo. 

Até mesmo o Cristiano Ronaldo, atleta da Juventus e Seleção Portuguesa de Futebol, ultrapassou a marca dos 300 milhões de seguidores no Instagram, apenas um ano e meio depois de também ser o primeiro a chegar nos 200 milhões. Para efeito de comparação, é como se todas as pessoas do Brasil e da Alemanha seguissem o craque português. 

É inegável a relevância que um atleta de alto rendimento tem no esporte no que diz respeito ao contexto extra campo. Na última semana, uma simples atitude de colocar de lado uma garrafa de Coca-Cola causou uma tremenda repercussão, daquelas de fazer inveja aos tweets de Elon Musk e a volatilidade do bitcoin.  

Sair da versão mobile