Branding Innovation: como fazer a gestão e construir uma marca inovadora?

Se pedirmos para você pensar em uma marca de carros, de roupas ou até em um banco, algumas marcas surgirão na sua cabeça em primeiro lugar. Da mesma forma, você provavelmente já associou alguma combinação de cores a uma marca específica. Isso acontece quando as marcas se tornam memoráveis. Esse trabalho de construção das marcas é chamado de Branding

E como a inovação é um tema fundamental para marcas para inovarem de forma constante para sustentar a competitividade no mercado. Elas se tornam grandes aliadas da inovação por auxiliar na priorização de ideias, no potencial de escopo inovador e a aceitação consumidores.

Para se aprofundar no tema e entender mais sobre o conceito de Branding Innovation e a construção do branding com dicas práticas, continue lendo a seguir. 

 

O que é Branding Innovation?

Imagem via Chris_Tefme/iStock

As marcas precisam de inovação para cumprir a promessa que fazem aos consumidores, e a inovação precisa que as marcas tenham um significado. O Branding Innovation é a relação entre marcas e inovação, a qual é exercida pela melhoria do Brand Equity (valor de marca), e a potencialização de inovação através da gestão de marca.

Essa estratégia de gestão de marcas inovadoras é fundamental para ser reconhecido no mercado e também com os consumidores. Para isso, as ações da estratégia de branding precisam estar alinhadas à personalidade da marca (valores, propósito, visão, etc), de modo que essa associação aconteça para as pessoas e que a marca seja reconhecida e desejada por esses atributos.

Grandes empresas, como a Coca-Cola e o McDonalds, vêm usando as estratégias de branding para criar fortes vínculos com seus consumidores, de modo a serem as primeiras empresas escolhidas na hora da decisão de compra. Mas engana-se quem pensa que essas estratégias funcionam apenas com grandes marcas.

 

Como construir uma marca inovadora?

Imagem via Iaremenko/iStock

Com a digitalização dos negócios e o consumo acontecendo muito fortemente nas redes sociais, os consumidores estão cada vez mais próximos das empresas. Por isso, o consumidor atual quer comprar de marcas que ele valorize, que ele possa pertencer e ser parte da comunidade.

E como fazemos isso? Com o branding innovation? Por isso, vamos te apresentar cada etapa da construção do branding innovation com orientações práticas para você aplicar no seu negócio a seguir:

 

1. Autoconhecimento & Reflexão

O branding é a personalidade do seu negócio e a essência da sua marca. Com o crescimento acelerado de novas marcas inovadoras, cada vez mais buscamos comprar de marcas que nos conectamos. E nos conectamos através da imagem que elas passam do seu branding.

Construir o Branding Innovation de uma marca é quase como uma jornada intensa de autoconhecimento, só que da sua marca. Para ajudar você com isso, sugerimos responder as perguntas abaixo:

 

2. Definições da marca

Depois de fazer esse mergulho e refletir em torno da sua essência e da essência da sua marca, é hora de definir alguns pontos importantes para a sua marca:

 

Golden Circle

Provavelmente você já ouviu falar – e ele é muito falado porque funciona. O golden circle é uma direcionamento de perguntas: por quê, como e o quê. A ideia é que você faça nessa ordem mesmo e responda algumas questões sobre a existência do seu negócio. Caso você ainda não conheça a técnica, recomendo esse vídeo do Simon Sinek, que criou o golden circle.

 

Visão

A visão é o que você busca no futuro para a sua marca. Exemplo da visão da Plural: Ser uma referência na área da comunicação pela atuação completa em redes sociais, eventos e relacionamento, entregando um trabalho de qualidade com atendimento humanizado. 

 

Missão

O que a sua marca é, como ela impacta, algo mais idealizado mesmo. Exemplo da missão da Plural: Acelerar negócios no digital de todos os cantos do mundo.

 

Valores

Tudo aquilo que o seu negócio acredita e defende, quais as bandeiras que ele defende. Exemplos de alguns valores da Plural: Acreditamos que a comunicação é plural, por isso sempre pensamos de forma integrada; Flexibilidade, confiança e transparência são importantes.

 

Frase de impacto

Essa é a frase que vai te ajudar a explicar sua empresa, a se apresentar por aí. Exemplo da nossa: Fortalecemos o seu negócio nas redes sociais com estratégia, produção de conteúdos e relacionamento. 

 

Identidade visual

É como você vai transmitir visualmente esse branding: cores, logo, fontes, elementos, etc. Muitas vezes, a identidade visual é confundida com o branding por ser o aspecto mais tangível. Mas a identidade visual é apenas uma parte da construção da marca e deve, claro, estar conectada com os demais aspectos da personalidade do negócio. 

 

Voz e linguagem

Sua marca vai dizer “pessoal” ou “prezados”? A definição de voz e linguagem é sobre a forma como você vai se comunicar com as pessoas enquanto marca. 

 

Análise da comunicação

Agora que você definiu pontos importantes da sua marca, é hora de percorrer todos os pontos de contato do cliente com a sua marca e avaliar se está tudo coerente.

 

3. Metodologias ágeis

O uso de metodologias ágeis auxilia na criação da sinergia entre o Branding e Inovação. Para Branding Innovation as metodologias têm o papel de transformar visão em valor e conectar as organizações às pessoas de forma inteligente e ser eficiente na busca por soluções de problemas. Sendo assim, podem impactar o Branding na forma estética, pensamento analítico, negócios, colaboração, problemas complexos e na forma de pensar soluções inovadoras.

É uma abordagem diferenciada, a qual é focada no ser humano e baseada na construção de técnicas empáticas de pensar e agir na hora de deixar ideias tangíveis para resolver situações complexas. Além disso, é uma das melhores formas de estabelecer diferentes modelos de interação da marca com seus consumidores.  Exemplos de metodologias ágeis que podem ser usadas: Design Thinking ou Design Sprint.

 

4. Storytelling

A utilização do storytelling para esta construção é sobre contar histórias relevantes em tempo real para envolver as pessoas em momento importantes durante e além da compra podem ser aprimoradas por meio da colaboração, conteúdo co-criado, como histórias e comentários enviados por usuários.

Essa é uma técnica de comunicação, a qual formula uma narrativa inspiradora sobre o  papel da marca para os consumidores. Para ter um relacionamento duradouro com o público é preciso  ficar atento para se reinventar, trazer sempre novas histórias, manter o frescor e relevância da marca.

Storytelling com Dados: alcance objetivos com dados e boas histórias

 

5. Inovação Aberta

As empresas que investem em Inovação Aberta rompem paradigmas e se conectam com agentes externos a empresa, que beneficia a diversidade de talentos, fonte de recursos financeiros e a pluralidade de conhecimento e ideias. Além disso, estabelece um novo olhar para cadeia de valor de um serviço ou produto.

As marcas que embarcarem no processo de inovação, ampliam o seu conceito de criatividade para além do universo da comunicação, e também aumentam o leque de referências, trazem inspiração e colaborar com agentes externos para resolver questões semelhantes.

Inovação Fechada e Inovação Aberta: quais são as principais diferenças?

 

6. Ação

Agora é hora de mudar, adaptar, revisitar. Colocar o branding em ação na comunicação, nas conversas, em cada ação que você fizer é preciso levar em consideração o que está por trás da sua marca. Lembre-se que o branding da sua marca deve aparecer em todos os pontos de contato com o consumidor: é isso que tornará ela memorável. 

O branding é norteador para tudo: redes sociais, site, materiais impressos, espaço físico, espaço virtual, assinatura de e-mail, propostas, atendimento (online ou offline), uniformes, conteúdos, interações. Não adianta você construir uma marca incrível no papel e isso não transparecer fora dele. 

Por isso, te convidamos a colocar em prática as estratégias de branding para tornar a sua marca memorável para o mercado e para os consumidores. Você vai encontrar benefícios como maior valor agregado à marca, maior conexão e vínculo com os consumidores e, consequentemente, mais desejo do que você vende. 

 

Se precisar de ajuda para construir o branding da sua marca e potencializar o seu negócio, conta com a Plural, uma empresa com o propósito de fortalecer negócios com o que sabemos e fazemos de melhor através de comunicação, eventos e relacionamento.Somos duas relações-públicas reconhecidas no mercado – Giulia Silvestre e Miriã Antunes – e já atendemos diversas organizações do BR inteiro.

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