Warren Buffett: as principais lições de um dos maiores investidores da história

Como um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, Warren Buffett é uma inspiração para profissionais em todos os lugares. O lendário investidor, que tem o patrimônio de 100,9 bilhões USD (2022) segundo a Forbes, comemora hoje seu 92º aniversário.

O CEO da Berkshire Hathaway, famoso por sua estratégia de investimento de longo prazo e avaliações de risco de mercado, tem muito a ensinar sobre dinheiro – afinal, ele começou a investir aos 11 anos, quando usou o dinheiro que havia economizado para comprar terras agrícolas.

Mas ele também tem muito a ensinar sobre como construir uma carreira de sucesso. Ele realizou vários trabalhos em seus primeiros anos, inclusive sendo um entregador de jornal. Ele foi rejeitado pela Harvard Business School e acabou abrindo sua própria empresa.

Aqui estão algumas lições que Buffett disse que o ajudaram a ter sucesso:

 

1. Seja consistente no longo prazo

Manter a estratégia consistente é fundamental. Com essa estratégia de longo prazo, é impossível não mencionar a importância da diversificação entre diferentes ações, setores e classes de ativos.

Com ele, seus ativos estarão protegidos com uma abordagem conservadora de investimento, aproveitando outros ativos mais ousados. Porém, todas essas aplicações devem ser devidamente balanceadas e calibradas com base no seu perfil de investidor.

 

2. Seja otimista quando todos são pessimista

Quando Buffett comprou a Berkshire Hathaway, era uma empresa têxtil falida, especializada em forro para ternos masculinos. Buffett viu a promessa, no entanto, observando padrões de preços ligados ao fechamento de fábricas da empresa. Por meio de sua liderança, a empresa conseguiu se transformar em um conglomerado multinacional.

 

3. Mantenha-se em boa companhia.

Buffett, que é amigo de longa data com o fundador da Microsoft, Bill Gates, diz que o grupo certo de amigos pode forçá-lo a alcançar objetivos profissionais maiores.

Um bom amigo inspira você a lidar com algo na sua carreira que o assusta, apresenta contatos valiosos ou recomenda bons livros ou recursos para se desenvolver.

 

4. Aproveite o processo

Buffett expressou descrença com o fato de que as pessoas aceitam empregos sucessivos que não gostam para avançar em suas carreiras. Ele acredita que a vida é muito curta e que todos devemos gastar nosso tempo e esforço no trabalho que amamos. Warren Buffett serve como prova de que quando um profissional tem os objetivos certos, ele pode realizar qualquer coisa.

 

5. Resista às modas do mercado

Você não verá Buffett investindo em ações da moda, como sites de mídia social e tecnologias em alta. O problema de Buffett é que não há como saber se eles estarão igualmente em alta daqui a cinco anos. Para ele o segredo é focar nos fundamentos das empresas e nos seus objetivos, para deixar que o longo prazo gere os resultados.

 

6. Aprimore suas habilidades

Nos primeiros dias de sua carreira, Buffett tinha pavor de falar em público. Reconhecendo que seria necessário para atingir seus objetivos, matriculou-se em um renomado curso ministrado por Dale Carnegie. Hoje, ele diz regularmente aos jovens empreendedores que a capacidade de se comunicar de forma eficaz é essencial para o sucesso.

 

7. Faça o tempo trabalhar ao seu favor

O tempo é um dos principais aliados de um investidor, pois os juros compostos não afetarão muito sua renda no curto prazo. Mas, no longo prazo, eles acabam sendo os principais responsáveis ??por multiplicar seu patrimônio. Esse é um conceito que Warren Buffett reforçou depois de ler Fisher, que, como vimos, foi um de seus principais mentores.

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile