Você acha que conhece seus concorrentes? Pense novamente.

Um carro novo, vendido por uma máquina de venda automática e um robô que traz sua roupa limpa – neste artigo, vamos explorar como se preparar para novos concorrentes entrando no mercado.

Nos últimos anos, assistimos a corporações entrando em novos campos e sacudindo os mercados – e não necessariamente pelo método tradicional de fusões e aquisições.

Esse fenômeno nos ensina que uma corporação que pensa conhecer bem seus concorrentes provavelmente será surpreendida por um novo concorrente – e em breve. Por que em breve? Porque o ritmo da mudança tecnológica torna isso possível, ao contrário do passado, e porque as corporações estão constantemente buscando fontes adicionais de receita e aumentando o valor para seus clientes, que são seus ativos reais e que eles devem reter a todo custo.

Quem teria acreditado que uma empresa de varejo como a Walmart consideraria entrar no mercado de Video-on-demand e competir com especialistas da área como a Netflix? Em 2010, a empresa deu o primeiro passo em direção a isso, adquirindo a VUDU, uma empresa que fornece serviços de vídeo sob demanda.

 

Tela da Vuvu, empresa comprada pela Walmart em 2010.

Nos últimos meses, tivemos sinais de que a empresa planeja entrar no mercado com mais intensidade e oferecer serviços de Video-on-demand em uma escala que permitirá competir com os gigantes da Netflix e Amazon. Aparentemente, o gosto que tiveram em 2010 deu-lhes um apetite.

Outra gigante do varejo que está constantemente buscando novos mercados e áreas é a Alibaba, que recentemente assinou um contrato com a Ford para permitir que motoristas na China retirem carros para testes com base em seu rating de crédito.

A vending machine de carros da Ford e Alibaba.

A máquina é construída como uma máquina de venda automática, e tudo que um motorista precisa fazer é deixar um depósito e uma selfie para poder dirigir com um carro que ele recebe automaticamente, sem serviço ou representantes de vendas, por até três dias. A empresa planeja colocar essas máquinas em toda a China e oferecer os carros para venda, além de oferecer um modelo de financiamento.

Os esforços inovadores do Alibaba não param nas máquinas de venda de carros. A empresa está olhando para automação em outro campo – hoteleira.

A companhia afirmou recentemente que em breve oferecerá robôs para a indústria hoteleira, que ajudarão os funcionários executando tarefas específicas de serviço de quarto, como enviar alimentos e roupas para os quartos dos hóspedes.

Os robôs da Alibaba.

Espera-se que esses robôs liberem tempo para os funcionários, que eles podem gastar fazendo tarefas mais complexas. Se esse experimento no setor hoteleiro funcionar, poderemos estar vendo robôs em outros mercados, como em hospitais, escritórios e restaurantes.

Outro varejista que serve de modelo para a inovação corporativa que deve abalar todo um mercado é a Amazon. A Amazon se reinventou várias vezes, oferecendo novos serviços a cada vez.

Agora, a empresa está trabalhando na expansão do serviço Amazon Project, por meio do qual oferece cobertura por quebra ou roubo de itens comprados na empresa. A Amazon está agora analisando modelos de negócios e tecnologias que permitirão expandir esse serviço e oferecer um modelo de seguro baseado em tecnologia de ponta. Isso fará da Amazon um concorrente direto para as companhias de seguros.

Algumas semanas atrás, a Microsoft assinou um acordo com a Volkswagen para formar uma parceria no setor automotivo. Este não é o primeiro passo da empresa nessa direção. Esta é uma parceria importante e mais um passo dado pela gigante do software no campo de veículos inteligentes.

Microsoft e Volkswagem Automotive Cloud.

Espera-se que a parceria se concentre no campo da tecnologia em nuvem e que o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Microsoft ofereça uma variedade de serviços, desde músicas que são iniciadas automaticamente ao entrar no veículo até recursos de previsão de mau funcionamento de componentes.

As corporações estão atualmente lutando para encontrar seu lugar e expandir para novos campos. Por exemplo, quatro de dez aquisições de empresas de tecnologia no primeiro trimestre de 2018 foram conduzidas por empresas de outras áreas, ao invés daquelas que elas estão envolvidas atualmente. Isso ocorre porque as empresas estão interessadas em expandir suas esferas de negócios enquanto permanecem na vanguarda da tecnologia, se mantendo à frente de seus concorrentes e frustrando a concorrência no futuro.

Entre os campos que agora estão ameaçados pela possível entrada de concorrentes que adotam novas tecnologias estão o turismo, transporte, bancos e finanças.

No setor bancário, por exemplo, a receita de filiais físicas diminuiu à medida que modelos e plataformas tecnológicas cresceram em importância. Empresas como a Apple ou a Amazon podem oferecer financiamentos que podem abalar o mercado.

A fim de permanecer relevante em um mundo que está constantemente em movimento, as empresas devem agir com sabedoria, ver de que maneira o vento está soprando e de onde provavelmente virá a concorrência no futuro.

Em Israel foi recentemente relatado que a SuperPharm está investindo na startup BringBring, em um esforço para entrar no mercado de alimentos oferecendo entregas dentro de quatro horas.

Aqui estão as principais dicas que podem ajudar sua empresa:

Conheça sua concorrência – Saiba quem são seus principais concorrentes, o que eles oferecem e o que os torna únicos.
Conheça seus clientes – saiba quem são e tente descobrir o que eles estão procurando e o que é importante para eles. Entenda o que a experiência e o produto proporcionam e o que provavelmente fará com que eles escolham você sobre seus concorrentes.
Tente entrar em novos mercados – Não hesite em procurar novos mercados, especialmente aqueles baseados em novas tecnologias. Isso pode incluir novos clientes, outros países e até novos campos de negócios. Use sua compreensão das expectativas de seus clientes para descobrir quais serviços, produtos e tecnologias você pode oferecer.
Seja inovador – acompanhe as mais recentes tecnologias e inovações. Não hesite em criar parcerias com outras empresas, com entidades acadêmicas, com outros inovadores e especialmente com startups. As colaborações com essas entidades ajudarão sua empresa a manter seu status e até mesmo a ajudar a se reinventar antes que um novo concorrente apareça e seja muito tarde ou muito caro. Por natureza, uma parceria serve como um tipo de teste de mercado de fato que custa menos que uma fusão ou aquisição, e depois de testar o mercado, a corporação pode decidir se adota ou não a tecnologia e expande a parceria.
Olhe para o futuro – Planeje seu modelo de negócios para os próximos anos e siga as tendências do consumidor. Invista em tecnologias e identifique futuros concorrentes e outras entidades que possam influenciar o mercado antes mesmo de representarem uma ameaça para você, e lembre-se: seu principal ativo são seus clientes e, para retê-los, você deve oferecer o que eles esperam obter.

Qualquer que seja seu negócio, você deve se lembrar que seus concorrentes de hoje não são seus concorrentes de amanhã. No futuro, provavelmente no futuro próximo, surgirão novos concorrentes cuja vantagem é que eles são inovadores e rápidos para adotar as tecnologias mais recentes.

A única maneira de lidar com o desconhecido é estar na vanguarda da tecnologia.

 

Artigo originalmente escrito por Itai Green, disponível em inglês aqui.

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