Confira os grandes vencedorores do Prêmio ECO 2022

C&A foi a grande vencedora da 39ª edição do Prêmio ECO, realizado pela Amcham Brasil. “A moda é uma forma de se expressar como indivíduo no mundo. A gente pode fazer essa história melhor, a gente pode fazer a moda com sustentabilidade”, disse Paulo Correa, CEO da C&A Brasil, em seu discurso de agradecimento.

A empresa ganhou o prêmio com o projeto Jeans Circular: trata-se de uma linha de jeans produzida pela varejista de moda em parceria com a empresa têxtil Cotton Move. As peças foram fabricadas a partir de sobras de produção e de matéria-prima do Movimento ReCiclo – programa de coleta de roupas descartadas por clientes em 185 urnas de lojas da C&A em todo o Brasil.

A coleção de 20 mil peças foi lançada pela varejista em setembro do ano passado, com preços similares aos dos produtos convencionais. A iniciativa é vista como um exemplo a ser seguido pela indústria da moda, apontada como uma das grandes vilãs na área ambiental.

 

O que é o Prêmio ECO?

A preservação do meio ambiente como elemento cada vez mais central para a competitividade das empresas brasileiras. Além da importância do papel dos líderes empresariais presentes como protagonistas na transformação do Brasil num país mais verde. O Prêmio ECO é um ponto importante na jornada e inspiração para a sociedade.

Criado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é uma iniciativa de valorização das principais empresas brasileiras comprometidas com a agenda ESG (ambiental, social e de governança). Na edição deste ano, pequenas, médias e grandes empresas inscreveram um total de 108 iniciativas. Um time de jurados formado por 47 personalidades e especialistas em sustentabilidade escolheu 28 iniciativas vencedoras de 27 empresas de diferentes portes e segmentos. Depois da premiação, todos os inscritos recebem um feeback dos especialistas.

 

Confira a lista dos projetos vencedores

 

Empresa: 3M do Brasil
Projeto: Desafio da sustentabilidade 2021
A companhia desenvolveu uma campanha para fortalecer o engajamento e a conscientização sobre sustentabilidade entre seus funcionários, por meio da gamificação. Durante oito meses, temas como pegada de carbono, consumo consciente e uso de energia foram pautas de discussões e reflexões online. A campanha incentivou mudanças de atitudes dos funcionários e suas famílias e deu visibilidade aos temas ESG.

 

Empresa: ArcelorMittal
Projeto: Uso sustentável do carvão vegetal para estratégia de descarbonização

Em busca da produção de aço com baixa emissão de gases de efeito estufa, a ArcelorMittal investiu em pesquisas e tecnologias para descarbonizar a produção do ferro. Por meio da ArcelorMittal BioFlorestas, empresa do grupo, tem fabricado carvão vegetal em substituição ao fóssil, proveniente de florestas renováveis de eucaliptos plantadas nas regiões de Minas Gerais e Bahia.

 

Empresa: Aegea Saneamento
Projeto: Integrando o lodo no conceito de economia circular na Unidade Mirante PPP

A Aegea desenvolveu, por iniciativa de seus colaboradores, o reaproveitamento do lodo, subproduto dos processos de tratamento de água e esgoto. A empresa desenvolveu um projeto piloto na Unidade de Mirante (SP), onde o material rico em matéria orgânica e nutrientes é processado e, posteriormente, reutilizado como fertilizante agrícola.

 

Empresa: CBA I Companhia Brasileira de Alumínio
Projeto: Alumínio de baixo carbono I Uso de energia renovável para redução de emissões

Em 2020, a CBA, em parceria com a CamBio Energia, transformou a Refinaria de Alumina (SP) em uma das primeiras do mundo a usar 100% do vapor proveniente de biocombustível, reduzindo as emissões de CO2 no processo produtivo do alumínio. Esse projeto envolveu a substituição de seis caldeiras movidas à óleo ou à gás natural pela instalação de uma unidade de produção à vapor, alimentada por cavacos de madeira de eucaliptos, provenientes de área de reflorestamento.

 

Empresa: Danone
Projeto: Tripla Certificação Ambiental – Fábrica de Nutrição Especializada

A fábrica de Nutrição Especializada em Poços de Caldas (MG) se tornou a primeira da Danone no mundo a conquistar a certificação da consultoria independente Carbon Trust, por atingir as metas de neutralidade de carbono, de redução do uso de água e zero resíduos para aterro.

 

Empresa: Electrolux
Projeto: Programa Zero Aterro Electrolux LA

Em 2018, a fábrica da Electrolux em São Carlos (SP) recebeu a certificação do programa “Zero Resíduo para Aterro”. Para isso, foram mapeados os volumes de resíduos gerados e a destinação com objetivo de ampliar a reciclagem e o aproveitamento do descarte na cadeia de suprimentos. O programa criou um sistema de compostagem acelerada, nascendo a Horta Solidária, que abastece ONGs e instituições de caridade da região.

 

Empresa: Accor
Projeto: Programa Acolhe do Fundo de Investimento Social Privado (ISP) pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas (VMM)

A Accor Brasil, em parceria com o Instituto Avon, criou em 2020, em meio a pandemia, o Programa Acolhe para abrigar em sua rede de hotéis mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. A ação pioneira foi estruturada em seis pilares: acolhimento, acomodação, suporte emocional, treinamento e capacitação e recomeço. O programa envolveu 150 municípios e contou com o apoio do comitê interno, Riise (Programa de Equidade de Gênero e Empoderamento Feminino), composto por colaboradores voluntários da rede Accor. Ao todo, 103 mulheres e 127 acompanhantes foram acolhidos em 48 hotéis da rede.

 

Empresa: iFood
Projeto: iFood e parceiros atuando no combate à fome e ao desperdício de alimentos

O programa Todos à Mesa nasceu em 2021 com a união de grandes empresas para combater os efeitos da fome no Brasil durante a pandemia e reduzir o volume de alimentos jogados fora. A iniciativa é liderada pelo iFood e mobilizou outras nove empresas: Bauducco, Carrefour Brasil, Danone, Camil, DPA, MDias Branco, Nestlé Brasil e Lopes Supermercados e Connecting Food. O projeto já doou mais de 3.400 toneladas de alimentos para ONGs em 19 Estados do Brasil, impactando mais de 1 milhão de pessoas. Além da distribuição de comida, o grupo deseja discutir e articular um ambiente regulatório favorável à doação de alimentos no país.

 

Empresa: Grupo Sabin
Projeto: Diversidade e Inclusão no Grupo Sabin: da estratégia à prática

O Laboratório Sabin investe em políticas de diversidade e inclusão que buscam ampliar a representatividade de grupos minoritários entre os quase 7.000 funcionários da empresa, incluindo postos de liderança. Criado em 2016 e reestruturado em 2018, o programa busca fortalecer a cultura de inclusão na empresa com foco nos eixos gênero, raça, LGBTQIA+, PCDs e gerações. Para isso, tem metas claras e possui ferramentas como código de ética e guia de inclusão, além de contar com comitê e grupos de afinidade. Entre os líderes, hoje 37% são mulheres negras.

 

Empresa: PwC Brasil
Projeto: Access your Potential

O programa é parte da estratégia global da PwC e está focado na geração de oportunidades para jovens socialmente vulneráveis entre 16 e 26 anos por meio de educação e capacitação profissional. A formação dura oito semanas, é totalmente online e conta com cursos, mentorias individuais e hackathon. A iniciativa tem parceiros como FIAP, Trevisan e EF Education, além de mentores voluntários. No final da formação, parte dos jovens é selecionada para os programas de carreira da PwC. A meta é formar 2.000 jovens ao longo de cinco anos.

 

Empresa: Suzano
Projeto: Geração de Valor pela Diversidade

O programa conta com cinco grupos de afinidade: mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações. Em cada um deles há executivos da alta liderança como patrocinadores, atuando para analisar metas e propor ações. Uma das metas é ter ao menos 30% de mulheres em postos de liderança até 2025. Para reforçar esse compromisso, a empresa lançou Sustainability Linked Bonds atrelados ao desempenho. Além disso, em 2021, as lideranças passaram por letramento racial e hoje têm metas de diversidade vinculadas à remuneração variável.

 

Empresa: Schneider Electric
Projeto: Programa ESG em 360 Graus

Em 2021, a Schneider Electric lançou uma estratégia de ESG composta por seis compromissos assumidos para o período de 2021-2025: descarbonização; eficiência no uso de recursos naturais; governança e ética; valorização dos funcionários e ambiente inclusivo; sustentabilidade para todos; qualificação e desenvolvimento de todas as gerações.

 

Empresa: GEO Biogas & Tech
Projeto: Net Zero Now

A Geo Elétrica Tamboara foi inaugurada em 2012 em parceria com a Usina Coopcana e tornou-se a primeira unidade de geração de biogás no Brasil a partir de resíduos de cana de açúcar. Em 2021, esta unidade representou 96% do faturamento do grupo. O sucesso deu origem à construção de outras duas unidades, Raízen Geo Biogás e Cocal Geo Biogás. Além de produzir combustíveis e biofertilizantes avançados, o projeto gerou impactos como a diminuição de emissão de gases de efeito estufa e a destinação correta de resíduos, posteriormente transformados em adubo e energia.

 

Empresa: eureciclo
Projeto: eureciclo: incentivando a cadeia de reciclagem com um sorriso

Inspirada em modelos europeus, a eureciclo nasceu em 2017 e se tornou a maior certificadora de logística reversa de embalagens do país. Com uma plataforma de tecnologia própria, ela rastreia os dados da cadeia de reciclagem e já compensou mais de 400 mil toneladas de resíduos pós-consumo. As ações têm impacto em cerca de 8 mil pessoas, que conseguem ampliar a renda e ter melhores condições de trabalho por meio dos 12 mil operadores homologados.

 

Empresa: C&A Modas
Projeto: Jeans Circular – peças feitas de coleta do Movimento ReCiclo e sobras de produção (C&A e Cotton Move)

A C&A, em parceria com a empresa têxtil Cotton Move, lançou em 2021 uma linha de jeans produzido com fibras de pós consumo, seguindo os princípios da economia circular. Por meio da plataforma da Cotton Move, foram conectados os atores do processo produtivo e de consumo relacionados à fibra de algodão, incluindo o Movimento ReCiclo lançado pela C&A em 2017, que coleta roupas descartadas em todo o Brasil. O sistema resultou na produção de mais de 20 mil peças circulares.

 

Empresa: CHT
Projeto: Revestimento Sustentável, CHT COAT, em embalagens Klabin, EcoLayer

A CHT Brasil possui uma tecnologia de barreira que substitui o plástico nas embalagens de papel, isento de fluocarbono, o que torna as embalagens mais sustentáveis. Em 2018, a empresa se juntou à Klabin para criar o Ecolayer, uma opção mais resistente, reciclável e que oferece maior tempo de validade para o produto.

 

Empresa: Sicredi União Paraná São Paulo
Projeto: Energia da União

A cooperativa já ofereceu financiamento para mais de 4 mil projetos de associados que desejam usar energia solar, com taxas especiais. Ela faz a conexão entre os associados e as empresas fornecedoras de placas fotovoltaicas. Um percentual do valor da compra é destinado ao programa União Faz a Força, com ações para fomentar a economia local e gerar renda para os parceiros que instalam as placas.

 

Empresa: CPFL Energia
Projeto: Corporate Culture Inclusion Program (CCIP): case CPFL e RGE nos hospitais

Lançado em 2019, o programa busca contribuir para a melhoria da saúde pública nas áreas de atuação da CPFL e RGE. Ele engloba três frentes de atuação: eficiência energética, ações sociais voltadas para a humanização no atendimento dos pacientes e estímulo a doações, via conta de energia. As ações de eficiência energética promoveram economia anual de cerca de R$ 11,7 milhões, o que permitiu às 325 instituições filantrópicas participantes ampliar 50 mil atendimentos do SUS por ano. Além disso, R$ 7 milhões foram arrecadados via doações na conta de luz.

 

Empresa: Electrolux
Projeto: Serviços de coleta e descarte consciente

A Electrolux lançou em 2022 um programa de coleta e descarte pioneiro em seu segmento: atrelar a entrega do novo eletrodoméstico adquirido pelo consumidor à retirada do antigo. O objetivo foi fomentar a economia circular, minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos seus produtos, especialmente os de grande porte (como refrigeradores, fogões e lavadoras) e estimular práticas sustentáveis nos consumidores. A empresa prevê a reciclagem de 12 mil produtos no primeiro ano.

 

Empresa: GRENDENE
Projeto: A recriação de futuros da Rider

Em 2021, a Rider completou 35 anos e lançou a campanha “Recriar Futuros Juntos” para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. A campanha incluiu três momentos: Newstalgia, Coleção R42021 e Fazedores do Futuro, para reapresentar as linhas de calçados produzidos de forma ecologicamente correta.

 

Empresa: HP Brasil
Projeto: Portfólio de produtos sustentáveis HP

Desde 2021, a HP Brasil intensificou investimentos para se tornar uma empresa totalmente circular. Para isso, usa tecnologias avançadas para aperfeiçoar o sistema de reciclagem e programas de reciclagem integrados ao processo de logística reversa da empresa. A ecoeficiência dos seus produtos é exemplificada pela Impressora Tanque de Tinta, que possui 40% do seu conteúdo reciclado, e a impressora HP Deskjet IA 2700, que tem a capacidade de reutilização do plástico pós consumo de até 45%.

 

Empresa: JACOBS DOUWE EGBERT (JDE)
Projeto: Agenda Canastra Sustentável: Programa de Coleta Seletiva em Piumhi (MG) e região

A empresa JDE, especializada na produção de café, criou um programa para implementar a coleta seletiva e fortalecer profissionais e associações de catadores da região da Serra da Canastra (MG). Nos últimos três anos, a renda das associações aumentou 67% e 376 toneladas de resíduos foram destinadas corretamente.

 

Empresa: Klabin
Projeto: Eukaliner

A Klabin lançou em 2021 o Eukaliner, primeiro papel kraftliner feito exclusivamente da fibra curta do eucalipto. O Eukaliner utiliza menos recursos naturais, permite a redução do consumo de vapor e tem maior densidade, resultando em embalagens mais resistentes.

 

Empresa: Microsoft Brasil
Projeto: PrevisIA: ferramenta de Inteligência Artificial que ajuda na prevenção do desmatamento da Amazônia

A Microsoft, em parceria com Imazon e Fundo Vale, lançou e disponibilizou gratuitamente em 2021 a ferramenta PrevisIA. Com inteligência artificial, a ferramenta mapeia o território e permite identificar áreas com maior risco de desmatamento, incluindo áreas indígenas, contribuindo para ações preventivas.

 

Empresa: Natura
Projeto: Portal PlenaMata: mobilização pela conservação e regeneração da Amazônia

Em parceria com MapBiomas, Hacklab e InfoAmazonia, a Natura criou o portal PlenaMata. Lançado durante a Conferência da ONU sobre o Clima em 2021, o portal permite o monitoramento da Amazônia Legal e reúne diversos dados e conteúdos informativos com objetivo de conscientizar e despertar o engajamento da sociedade em relação ao tema.

 

Empresa: Papirus
Projeto: Papirus Circular

Maior fabricante de papel cartão do Brasil, a Papirus conta com metodologia para gerar créditos de reciclagem. O processo se inicia com a homologação e a auditoria das cooperativas e fornecedores de aparas de papel pós-consumo e outros materiais reciclados, matéria-prima para a Papirus Circular. O sistema conecta os envolvidos na cadeia de embalagens: as cooperativas ganham novas fontes de receita, as gráficas diferenciam seus produtos, as marcas atendem aos requisitos de logística reversa por meio dos créditos de reciclagem e o consumidor conta com a rastreabilidade das embalagens.

 

Empresa: Raízen Energia
Projeto: Raízen amplia suas soluções renováveis e aposta na produção sustentável de biogás

Em 2020, por meio de uma joint venture com a Geo Biogás & Tech, a Raízen inaugurou no município de Guariba (SP) uma das maiores unidades de geração de biogás do mundo. A matéria-prima são resíduos agroindustriais. Com isso, obteve uma pegada ambiental 96% menor do que a do gás natural.

 

Empresa: Vittia Fertilizantes e Biológicos
Projeto: Soluções biológicas para agricultura sustentável

O Grupo Vittia inaugurou em 2020 em São Joaquim da Barra (SP) uma planta industrial destinada à fabricação de fertilizantes biológicos à base de microrganismos. Esse tipo de fertilizante oferece menos risco de contaminação ambiental e humana.

 

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