O Vale do Silício é, sem dúvidas, a região mais cobiçada do mundo quando falamos de tecnologia e inovação. Eu tenho certeza que, independente de você ser empreendedor, agente de inovação de uma grande empresa ou ator do ecossistema, você já ouviu falar dessa região em São Francisco, na Califórnia.
Claro, não é à toa que o Vale é tão famoso. A região concentra as principais empresas de tecnologia do mundo que, por sua vez, atraem diversos talentos globais, muito capital, instituições de ensino, entre várias outras organizações e perfis profissionais de alto escalão.
Quando falamos de internacionalização vemos vários empreendedores focando seus negócios no vale por causa dessa fama. Mas, será que essa é a melhor opção?
Nessa série de textos vamos discutir as desvantagens de focar o seu modelo de negócio para expandir no vale e mostrar quais são outros mercados ao redor do mundo que podem oferecer ainda mais benefícios para a sua empresa.
Porque o Vale é tão cobiçado?
O Silicon Valley ou, em português, Vale do Silício, é um ícone quando falamos de tecnologia e inovação. Essa região da Califórnia ficou tão famosa por ser o berço de muitas das principais empresas inovadoras do mundo, como o Google, Facebook, Uber, entre várias outras. Além disso, várias outras empresas globais também possuem operações no Vale, como a Visa e a Nokia.
Não é à toa que tantas empresas relevantes estão concentradas lá: primeiramente, duas das principais universidades dos Estados Unidos ficam na região de São Francisco, Berkeley e Stanford, concentrando um riquíssimo capital humano.
Além disso, foram instalados diversos centros de pesquisa e desenvolvimento na região durante a época da Guerra Fria, também estimulando essa alta concentração de mentes brilhantes em um só lugar.
Por fim, tanto o governo quanto as universidades locais criaram vários incentivos nessa época para estimular o empreendedorismo, registrar novas IP’s e transformar pesquisas em projetos comercializáveis.
Ecossistema de inovação e avanços tecnológicos
A combinação desses fatores fez com que o Vale do Silício criasse um ecossistema extremamente propício para a geração de novos negócios tecnológicos e do empreendedorismo digital que começou por volta dos anos 90.
A concentração da experiência adquirida com essas pesquisas e empreendimentos, incentivos locais e a alta concentração de empreendedores, pesquisadores e investidores fez com que vários negócios de sucesso mundial nascessem no Vale, além de atrair diversas outras empresas internacionais para a região.
Caso o estado da Califórnia fosse um país, ele teria a quinta maior economia do mundo, principalmente por causa das empresas que estão presentes no Vale do Silício.
E então porque NÃO focar sua empresa no Vale do Silício?
Os dados que mostramos anteriormente são impressionantes, não é mesmo? Não tem como negar – o Vale do Silício é a região mais inovadora do mundo.
O grande problema disso é que, exatamente como consequência de ser uma região tão cobiçada, ela também é a região mais competitiva do mundo. Ou seja, se você está procurando investidores para a sua empresa no Vale, por exemplo, você vai estar automaticamente competindo com milhares de empresas altamente preparadas.
Não só isso, mas se você resolver ter uma equipe no Vale, você vai estar competindo para contratar profissionais com o Google, Facebook, Twitter… e, eu te garanto, eles pagam muito bem.
Dessa maneira, será que realmente é inteligente focar nossos negócios com o objetivo de abrir uma empresa no tão sonhado Vale do Silício? Será que essa realmente é a melhor estratégia?
Separamos aqui alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração enquanto pensamos nessa possibilidade:
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Custos absurdos
Antes de tudo, é importante ressaltar que São Francisco é uma das cidades mais caras do mundo. Só para te dar uma ideia – o preço médio mensal para alugar uma casa com um quarto, que agora está em baixa por conta da pandemia relacionada ao COVID-19, é de US$ 3.280. Repito, o preço está em baixa.
Mais um exemplo simples: o salário médio para um desenvolvedor na região de São Francisco é de US$ 140.000/ano (~R$63.000/mês) – basicamente, uma equipe de dois desenvolvedores lá já é maior que o faturamento anual médio de mais de 50% das startups brasileiras.
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Competição acirrada
É importante ressaltar que, por ser uma região tão atrativa, todas as mentes mais brilhantes do mundo estão olhando para o Vale do Silício. Além de os custos serem exorbitantes, você também vai estar competindo com as grandes empresas da região para conseguir talento e investimento.
Claro, não quero dizer que você não tenha capacidade para isso, mas é muito importante refletir se o esforço e investimento que você vai precisar despender para estar no Vale realmente vale a pena.
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Esse é realmente o seu mercado-alvo?
Apesar de ser uma região extremamente conhecida e muito conectada, é importante avaliar bem se o seu produto realmente tem fit no mercado americano ou se existem outras regiões que podem receber melhor a sua solução. Parece óbvio, mas é importante mencionar que não adianta nada você despender um esforço imenso para tentar entrar no Vale se o seu produto não for interessante por lá.
Além disso, também vale ressaltar que o Vale do Silício é uma bolha dentro dos Estados Unidos e que ele não reflete exatamente o comportamento do consumidor americano. Dessa maneira, entenda bem esse fator antes de investir seu tempo e seu dinheiro nisso!
Além do Vale do Silício, quais as outras opções?
Há muito tempo várias regiões tentam se posicionar como “o novo Vale do Silício”, exatamente para tentar competir de frente com as dificuldades que citamos acima. Apesar de existir um grande buzz na comunidade tech, não existe uma resposta só para essa alternativa.
O próprio Sam Altman, presidente da Y Combinator, diz que “Não vai existir um próximo Vale do Silício – vão existir 30″. De acordo com ele, estamos vendo que a tendência é que não exista mais uma região tão densa com tanta diversidade como a de São Francisco, mas que temos diferentes polos mais espalhados e cada vez mais especializados e em áreas específicas.
Isso já é visível dentro dos próprios Estados Unidos, por exemplo, em que Boston é mundialmente conhecida na área de Health, Nova York na área de marketing e propaganda, e Austin em CleanTech.
Nos próximos posts dessa série, vamos trazer diversos ecossistemas de inovação ao redor do mundo que servem como uma alternativa (possivelmente) muito mais interessante para a sua empresa do que o Vale do Silício.
CONCLUSÃO:
O Vale do Silício é, sem dúvidas, uma região que deve ser estudada e levada em consideração. Ela é um ótimo benchmark para grandes empresas e diferentes governos ao redor do mundo.
No entanto, quando falamos de internacionalização e entrada em mercados globais, é possível que existam alternativas bem mais estratégicas para a sua empresa. Fique de olho nos próximos conteúdos e descubra várias dessas possibilidades.
Eu adoro o Vale do Silício! É o melhor lugar do mundo pra quem quer se atualizar de verdade, nesse mundo em constantes transformações.