Ano Novo Chinês 2023: conheça as 8 principais tendências tecnológicas

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No horóscopo chinês, 2023 será o ano do coelho, o quarto signo no ciclo de 12 animais do zodíaco chinês. Diferentemente do que acontece no ocidente, o Ano Novo Chinês ocorrerá no dia 22 de janeiro. Isso ocorre porque o calendário chinês – também conhecido como calendário lunar – segue as fases da Lua. Assim, somente se inicia um novo ano quando o satélite realiza 12 ciclos completos.

De antitruste a segurança de dados, empréstimos online a mineração de criptomoedas e jogos a aprendizado online, os reguladores atingiram tudo, e em 2023 podemos esperar outros movimentos contra os gigantes da tecnologia da China. Mas os empreendedores de tecnologia da China são resilientes e ainda inovadores para abrir novos caminhos.

 

7 tendências da China em 2023

Segundo o site Protocol,  especialistas apontam quais são as inovações tecnológicas e tendências que esperam para o ano de 2023, dentre elas estão:

 

1. China pode liderar o jogo do metaverso

Imagem via Sharon Shi

O metaverso não é apenas uma das gírias da internet mais populares na China, mas é na verdade uma das áreas onde a China tem muitas vantagens. Lisa Cosmas Hanson, fundadora e presidente da Niko Partners, uma empresa de consultoria e pesquisa de mercado que cobre o mercado de jogos da Ásia, acredita que as empresas chinesas de jogos estão se posicionando para assumir um papel de liderança na construção do metaverso.

“Os videogames de serviço ao vivo vêm construindo esse conceito de metaverso há vários anos, e empresas com experiência em desenvolvimento de videogames e mídia social terão uma vantagem ao entrar nesse espaço”, disse Hanson ao Protocol. “Empresas como a Tencent, em essência, estão construindo o metaverso há muito tempo.”

 

2. Crescimento da tecnologia climática

“A China já está liderando a transição energética global”, diz Yue Cao, do Overseas Development Institute. “Uma das razões pelas quais somos capazes de implantar tecnologia verde chinesa é cada vez mais barata.”

O governo da China priorizou políticas para aumentar a energia renovável e outros esforços de descarbonização. Em outubro de 2021, Pequim prometeu tomar medidas para levar as emissões de carbono a um pico antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060. Isso apresenta uma oportunidade para empresas do setor de tecnologia climática. E também, inclui fabricantes de veículos de nova energia e seus fornecedores de baterias.

 

3. Um possível boom de tecnologia de código aberto

O ano de 2022 foi excepcional para a criação de tecnologia de código aberto da China, segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), que expressou altas expectativas de alto nível para o setor. Especificamente, até 2025, Pequim quer ter duas a três comunidades de código aberto que tenham influência global.

No início de dezembro, o MIIT emitiu orientações sobre o avanço e modernização da infraestrutura de tecnologia industrial da China, na qual o principal regulador de tecnologia expressou seu desejo de ver um próspero ecossistema de código aberto se desenvolver nos próximos quatro anos.

 

4. Um ano crucial para a moeda digital

Imagem via Getty Images

Os governos locais e centrais lançaram vários programas piloto ao longo de 2021 para aproximar a moeda digital do banco central chinês da adoção total. Em 2022, o Banco Popular da China lançou sua moeda digital globalmente durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Neste ano devemos ver o quão bem o yuan digital se manterá tanto como produto quanto como peça de tecnologia financeira de infraestrutura. Ele sinalizará para outros países que experimentam suas próprias moedas digitais do banco central se será um modelo que implica a influência global da China em geral.

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5. Os regulamentos aumentam

Ao longo de 2021, testemunhamos os reguladores chineses aplicarem uma série de multas antitruste aos gigantes da tecnologia da China, incluindo Alibaba, Meituan, Tencent e ByteDance. No final do ano, a saída da empresa de compartilhamento de caronas DiDi dos EUA marcou o início de sua queda potencial e uma era de um regime de supervisão de segurança mais rígido que poderia moldar a forma como os gigantes de tecnologia chineses conduzem as atividades de seus negócios.

 

6. Social Commerce

A tendência parece seguir o mesmo caminho que em 2021, as duas empresas, Tencent e Alibaba, criaram seus ecossistemas digitais que comandam 90% do comércio eletrônico, 85% do uso de mídia social e 85% do mercado de pagamentos online na China. O social commerce não é uma novidade nem uma tendência para o futuro: ele já está aqui e faz parte da receita das marcas.

 

7. As regras de algoritmo

Falando em regulamentos técnicos, Xiaomeng Lu, diretora da prática de geotecnologia do Eurasia Group, disse ao Protocol que está animada para assistir ao esforço em evolução da China para moldar o cenário regulatório global de algoritmos. A Cyberspace da China propôs um conjunto de regras de algoritmo projetadas para restringir o uso de recomendações algorítmicas pelas empresas de tecnologia e oferecer transparência aos usuários.

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8. A governança de Inteligência Artificial

Por conta de Pequim se esforçar para aplicar a IA na economia e na sociedade da China, as palavras “Governança de IA” e “IA ética” se tornaram duas palavras-chave que aparecem com frequência em documentos de políticas governamentais e documentos corporativos.

Nos últimos seis meses, os regulares chineses divulgaram uma série de propostas, incluindo o conjunto de regras de algoritmo, que começarão a transformar a governança de IA. Essas regras preliminares, em conjunto com a recém-aprovada Lei de Segurança de Dados e a Lei de Proteção de Informações Pessoais, terão grandes implicações para as empresas de IA.

 

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