Tendências do Varejo 2023: o que esperar para o varejo físico e e-commerce?

O que esperar para o varejo físico e e-commerce com base no comportamento do consumidor? Novas tendências do varejo surgem com frequência. A fim de mapear o que tem acontecido no varejo e que deve pautar o segmento em 2023, o Opinion Box e a Dito se uniram em uma pesquisa exclusiva a qual entrevistou mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil para compreender esse comportamento.

Continue lendo a seguir para descobrir como as pessoas têm feito compras, o que elas esperam das marcas de varejo e o que elas, enquanto clientes, esperam receber em termos de experiência de compra.

 

Os fatores que influenciam a compra

Quais são os principais fatores que o consumidor do e- commerce leva em consideração ao escolher uma loja ao invés de outra. Há diversos motivos que a pessoa escolhe comprar pela internet, como por exemplo o preço, praticidade e promoções, mas como é a escolha das lojas, especificamente?

Confira a seguir um mapeamento que mostra como a marca conta muito para alguns consumidores pelo o site oferecer cashback, mas o que mais pesa na decisão é se a loja oferece frete grátis. Em seguida, são as promoções e o prazo de entrega que completam o pódio.

Olhando para os dados, conseguimos notar que vários dos principais fatores que influenciam o consumidor, estão relacionados à experiência de compra. Além das questões financeiras, é fundamental garantir uma experiência positiva para o consumidor online. O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento.

 

Compras Online x Offline

Quem compra no online, segundo a pesquisa, o faz principalmente por acreditar que os preços são melhores. Além disso, a conveniência de receber em casa e a quantidade de promoções também fazem a diferença. No e-commerce, provavelmente, não vai adiantar oferecer bons preços se o seu frete for alto. O valor do frete, inclusive, é mais decisivo para desistir de uma compra do que os próprios preços altos, segundo os consumidores.

Já os critérios para escolher uma loja física são bastante particulares. Se no e-commerce os valores falam mais alto, quem trabalha com o varejo físico precisa apostar em experiências mais sensoriais.

O que mais motiva para comprar em lojas físicas é a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto. A conveniência de sair com o produto em mãos assim que compra também é importante, contra a demora da entrega das lojas online.

Para aderir do jeito certo a essas tendências, os varejistas podem aproveitar a tecnologia como um facilitador central em várias áreas dos negócios. Ela suporta a integração perfeita de canais online e offline que facilitam as jornadas de decisão do cliente. Um bom exemplo disso é o uso de QR Codes, lidos no “mundo físico” e que levam o cliente ao ambiente digital.

 

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