Apesar de não ser um nome recorrente nas mídias, Tencent, a gigante chinesa de tecnologia, merece estar no holofote com maior frequência.
Além de ser reconhecida como maior rede social da China e maior empresa de jogos do mundo, a gigante chinesa está muito próxima das maiores empresas do mundo (Apple, Amazon e Facebook), ocupando a nona posição na lista de maiores empresas de tecnologia do mundo, publicada na Forbes em maio de 2019.
A empresa é uma das mais jovens da lista e adquiriu o valor de mercado de US$472,1 bilhões (2019) em apenas 21 anos de existência. Um dos profissionais do AAA Inovação, Ricardo Amorim, mencionou a marca em seu Instagram:
Saiba mais sobre a Tencent e entenda como a empresa chinesa fez para ser reconhecida como o Facebook e Amazon da China.
História da Tencent: Portal de Serviços em 1998, conglomerado bilionário em 2019
A Tencent Holdings foi fundada em 1998, na cidade chinesa Shenzhen, por Ma Huateng, conhecido mundialmente como Pony Ma, que desde a fundação é presidente do conselho da Tencent e cofudandor de um dos maiores conglomerados do mundo. Com um rápido avanço através de soluções de tecnologia, a empresa foi capaz de alcançar valor de mercado de US$10 bilhões em apenas 11 anos.
Acompanhe o crescimento da gigante chinesa, desde sua fundação:
- Novembro de 1998 – Tencent é fundada por Pony Ma
- Fevereiro de 1999 – É lançado serviço de mensagem QQ
- Agosto de 2013 – Empresa entra no mercado de jogos
- Novembro de 2013 – Lançado portal global – www.QQ.com
- Junho de 2004 – Anunciado IPO na Bolsa de Valores de Hong Kong
- Maio de 2005 – Disponibilizado rede social multimídia Qzone
- Junho de 2007 – Criada a Fundação Tencent
- Junho de 2008 – Se tornou constituinte do Índice Hong Kong Hang Seng
- Dezembro de 2009 – Faturamento anual avaliado em US$1.4 trilhões
- Março de 2010 – Valor de ações da QQ ultrapassou US$100 milhões
- Janeiro de 2011 – Lançamento do Weixin
- Junho de 2011 – Estratégia de plataforma digital é iniciada
- Janeiro de 2013 – Registro de 300 milhões de usuários nas plataformas Weixin e WeChat
- Agosto de 2013 – Disponibilizado jogos mobile para QQ e WeChat
- Setembro de 2013 – Valuation da gigante chinesa ultrapassou US$100 bilhões
- Maio de 2014 – Valor de ações da QQ ultrapassou US$200 milhões
- Maio de 2015 – Conceito “Internet Plus” criado por Pony Ma é adotado nacionalmente
- Setembro de 2015 – Usuários registrados em plataformas de pagamentos online ultrapassam 200 milhões
Em 2019, a empresa possui mais de 54 mil empregados e opera como um conglomerado que atende serviços diversos, englobando rede social, sistema de pagamentos, serviços de mídia e entretenimento, smartphones, e-commerce, agência de publicidade e, recentemente, propagandas em filmes e séries em plataformas de vídeo da China.
A Tencent anunciou seu IPO (abertura de capital para o público) em 2004, na bolsa de Hong Kong, resultando em ações sendo valorizadas em mais de 11.000%.
Tencent é a maior produtora de jogos de computador do mundo, sendo responsável por títulos como King of Glory, League Of Legends, PUBG Mobile, além de ter comprado quase 50% da produtora de jogos Epic Games, detentora de um dos maiores sucessos do mercado de games e fenômenos mundiais: Fornite.
WeChat: Aplicativo que engloba mídia, finanças e até mesmo saúde
Uma das principais invenções da Tencent veio em 2011, com uma única funcionalidade: mensagens instantâneas. Buscando elevar o nível da tecnologia e competitividade do aplicativo, a empresa transformou o Weixin no primeiro dos serviços multiplataforma, mundialmente conhecido como WeChat. O super aplicativo engloba as funcionalidades que conhecemos do Facebook, WhatsApp, PayPal, CandyCrush, Tinder, Google Maps, Doctoralia e até mesmo, Amazon.
Através dessa estratégia de unir tantas opções em um só lugar, a plataforma digital ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em 2018. De acordo com o site GauchaZH, o aplicativo WeChat é responsável por 34% dos dados transmitidos na China, além de possuir mais de 1 milhão de lojas cadastradas no serviço de pagamentos WeChat Pay.
Grande parte do sucesso do aplicativo WeChat foi a estratégia de desenvolver tudo em mobile first, ou seja, 100% otimizado para ser utilizado em smartphones. Segundo o vídeo da CNBC sobre a Tencent, em 1999, a relação de computadores para pessoas na China era de 1 para cada 100 pessoas. Dessa forma, focar na usabilidade de uma nova plataforma que beneficiava usuários de smartphones, foi a jogada mais inteligente que a empresa poderia ter feito.
Em 2019, o WeChat passou por uma polêmica mundial, mostrando que o aplicativo chinês censurava conversas em tempo real, ocultando textos e imagens que envolviam discussões políticas e assuntos internacionais. A revelação resultou em várias discussões sobre a questão de privacidade de dados e também, liberdade de expressão, fazendo parte do discurso de Mark Zuckerberg na Universidade de Georgetown, que criticou aplicativos chineses na frase: “É essa a internet que nós queremos?”.
A Tencent é uma das maiores empresas chinesas e faz parte da lista de principais conglomerados do mundo, tendo criado a plataforma digital WeChat, que une vários serviços em apenas um aplicativo.