SXSW 2022: 10 megatendências não óbvias que moldam 2022 e além

Cheio de grandes oportunidades para abrir a mente, o SXSW é um dos lugares mais legais do mundo para ver algumas tendências que ainda são uma fumacinha de vapor no horizonte se solidificarem a ponto de virarem uma nova ética.

Uma das palestras que mais atraiu o povo por aqui foi 10 Non-Obvious Megatrends Shaping 2022 and Beyond, de Rohit Bhargava, fundador da The Non-Obvious Company, e que mostrou 10 megatendências não óbvias e outras nem tanto. Para não ficar no mistério sobre quais seriam, aqui vão:

 

1. Identidade amplificada

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a forma como são percebidas online e no mundo real, o que inclui buscarem a fama até conquistarem o status de celebridade – mesmo que isso implique em serem criticadas no processo. Com isso, tendemos a querer controlar nossa identidade e avatares e como eles são percebidos nos multi e metaversos. Como você está criando a perspectiva do outro ? Em quais plataformas o seu negócio está presente e como você faz essas mudanças em cada canal?

 

2. Desgenerização

As divisões de gêneros e rótulos estão sendo substituídas por um entendimento mais fluido desta questão, forçando as pessoas a reavaliar conceitos e posicionamentos. Conhecimento instantâneo: as pessoas buscam conhecimento suficiente para suas necessidades, sem aprofundamento. Como podemos criar um mundo mais inclusivo? Como remover aos poucos os estereótipos de gênero?

 

3. Aprendizado instantâneo

É a forma das pessoas se sentirem capacitadas ou mais inteligentes aprendendo algo rapidamente. Porém, nos esquecemos de como nos aprofundar no conhecimento e tiramos o longo prazo do dicionário. Para solucionar isso, é necessário criar experiências que façam as pessoas não desistirem do processo.  Atualmente, os produtos gigantes e muito teóricos não funcionam mais. Como você pode ensinar bem, de maneira didática e específicas para as pessoas não desistirem. Como fazer as pessoas se tornarem inteligentes mais rápido?

 

 

3. Nostalgic Generation

Em inglês, essa tendência de cultivar formas “antigas” de entretenimento foi chamada de “revivalism” e seria uma forma de revisitar o passado dos tempos analógicos. Estamos sobrecarregados de tanta tecnologia e complexidade, que nos tornamos nostálgicos lembrando de um tempo que tudo era mais simples e ingênuo. 

 

4. Modo humano

Cansadas da tecnologia que nos isola, as pessoas estão dando mais valor para as experiências físicas, autênticas e “imperfeitas” criadas por pessoas de verdade. Como criar um produto mais empático e humano? Como você pode se posicionar?

 

5. Patrimônio de atenção

Na economia da informação, a atenção é a maior riqueza de alguém. Então, as pessoas estão se protegendo cada vez mais das interrupções e quem não respeita isso pode ser rejeitado. 

 

6. Tecnologia protetora

Estamos contando cada vez mais com a tecnologia preditiva que mantém o mundo mais seguro e conveniente.

 

7. Abundância de dados

A crescente geração de dados nas muitas formas pelas quais eles são coletados gera questionamentos sobre a sua utilidade.Como você pode coletar dados melhores? O que esses dados estão realmente me mostrando?

 

8. Lucro com propósito

Os consumidores e colaboradores exigem atitudes mais éticas e sustentáveis das empresas. Que ação você pode fazer para mostrar melhor os valores de sua marca?

 

9. Tecnologia protetiva

Contamos e dependemos da tecnologia para tornar nossas vidas mais convenientes e a preocupação pela privacidade só aumenta. 

 

10. Flux commerce

As divisões entre as indústrias estão desaparecendo e a disrupção dos modelos de negócios e rituais de compra e venda está cada vez mais frequente Com isso, é preciso entender se você quer ser lembrado pelo “como”, pode criar muitos negócios autênticos. Já se você for lembrado pelo “o que”, esteja preparado para ter a mesma marca a vida toda e não ser líder no mercado. 

Pode ser que algumas destas tendências estejam bem claras para algumas pessoas e que outras despertem aquela sensação “eu sabia que sabia”, mas devo dizer que o conjunto faz a gente pensar em como agir diante delas – tanto como pessoa física quanto na vida profissional ou empreendedora.

 

Sair da versão mobile