Existem inúmeras maneiras de disseminar os insights obtidos através da análise de dados, mas nenhuma delas terá tanto impacto quanto o livro Storytelling com Dados. Em seu best-seller, Cole Nussbaumer Knafic aprimora anos de prática como gerente da equipe do Google People Analytics, ministrando cursos, workshops e consultorias sobre sua especialidade em contar histórias com foco em dados.
Ao contrário do que muita gente acredita, no mundo corporativo, a representação visual e estrategicamente contada de diferentes dados de uma empresa virou uma forte tendência e desfruta de excelentes resultados.
Principalmente por tornar possível a compreensão requisitada de gráficos, tabelas, mapas mentais, organogramas e até modelos matemáticos em 3D, de maneira dinâmica, simultânea, conectiva, evolucionária e multifacetada. Entenda mais como alcançar seus objetivos por meio do storytelling com dados lendo a seguir:
Uso do Storytelling com Dados
Imagina ter respostas assertivas sobre percentuais de mudanças no comportamento de compra dos clientes e no desempenho planejado da produtividade da empresa, para compensar a queda nas vendas devido ao COVID-19 e aumentar a participação de mercado para 2022, por exemplo.
Percebe como cada tipo de dataviz e seu respectivo enredo facilita a legibilidade e democratização das informações, estimula a colaboração de diferentes setores e profissionais, e cria necessidades de otimização?
E o melhor é que você não precisa atuar em um domínio específico de negócio para ir além das ferramentas convencionais, conquistar o valor das lições-chave propostas neste exemplar e utilizá-las de imediato na sua próxima apresentação.
Saiba se comunicar de forma profissional
Em outras palavras: nunca visto o campo da estatística, seus conceitos e complexidades foi tão bem decodificado e narrado com vários casos reais e acessíveis para impulsionar o sucesso das suas ações.
Isso inclui você empreendedor, líder, gestor, analista, acadêmico, estatístico, jornalista e profissional de marketing, que participa de informações gráficas interna e externamente, conduz tomada de decisões e influencia audiências menos técnicas.
Então por que sua organização e equipe, independente do porte e ramo de atuação, não se beneficiaram desses métodos selecionados para uma comunicação de dados mais eficaz com seu público? Antes de realmente nos aprofundarmos no tema, confira a seguir o que é Storytelling com Dados e suas principais projeções para alcançar os seus objetivos.
Conte uma história com dados
À medida que compartilhamos o que aprendemos, mais a nossa aprendizagem ganha experiência qualitativa e o mesmo vale para Storytelling com Dados.
Ou você acha que dar vida aos dados mediante histórias inspiradoras, que prendam a atenção dos espectadores, chamando-os para ação, sempre foi um mar de rosas, sem aparentes dificuldades, feedbacks críticos e erros retroativos?
Muito pelo contrário!
Por isso, para que não perca tempo e oportunidades, convidamos você a explorar em seu segmento as relevantes dicas abaixo sobre Storytelling com Dados:
1. Ninguém sabe a história de seus dados como você
A escolha cuidadosa de qual gráfico usar para transmitir precisa impressão, a adição e posicionamento de anotações e legendas e o emprego proposital de cores, podem levar seu Storytelling com Dados ao próximo nível: onde você deseja que o seu público desperte.
2. Elimine o que não é essencial
As configurações padrão das ferramentas disponíveis para atender às demandas de Storytelling com Dados são uma fonte frequente de desordem e elementos dispensáveis como bordas, linhas de grade e rótulos numéricos supérfluos.
Neste tópico, menos é mais e fazer essas alterações propícia a um design mais próximo, limpo e organizado para alinhar à fluidez da sua narração.
3. Simplifique ao máximo
Desenvolver um Storytelling com Dados sem conhecer os lugares-comuns que pretende dar destaque e sem descobrir como mostrá-los de forma esclarecedora, é idêntico a plantar em um terreno infértil e pouco iluminado: a colheita tarda e falha!
Portanto, vincule o seu texto visualmente aos dados, nem que para tal seja agrupado o excesso de informações em gráficos distintos porém enxutos.
4. Amplifique a finalidade dos dados
Quando refletimos sobre a prática de Storytelling com Dados, revelar uma grande ideia relacionada aos dados, que ajude o seu público a entender algo novo e transformador, é um propósito e tanto!
5. O poder das palavras no lugar certo
No Storytelling com Dados, palavras e títulos contextualizados são projetados em locais estratégicos nos gráficos, para que o observador não tenha que se esforçar, nem adivinhar o que está vendo.
Assim, o discurso garante que a mensagem principal não perca sua essência e não seja esquecida.
Como vimos até aqui, Storytelling com Dados auxilia profissionais de várias áreas, em seus relatórios para uma demonstração visual proativa, em reuniões de trabalho, palestras e outros canais de interação.
Ossos do ofício da nossa Era Digital, concorda?
Logo, melhorar habilidades de comunicação e análise com esse desafio, no qual dados protagonizam por meio do storytelling, significa converter informações em soluções, absorvidas por muito mais pessoas.
Acompanhe agora o passo a passo da estrutura do Storytelling com Dados para você adotar em sua jornada promissora.
Mas afinal, por onde começar?
Um bom Storytelling com Dados requer início, meio e fim que transpassam credibilidade, raciocínio convincente e conexão emocional com o público:
- Qual é a situação? Mostre os big numbers no cenário atual;
- Os prós e contras dos números: aponte os problemas e também os êxitos que os dados contam;
- Contra dados não há argumentos: deixe claro como as dores podem ser resolvidas com os dados;
- Perspectivas e previsibilidade no radar: recomende as ações a partir dos dados e especule o que pode acontecer.
É esse o ponto que nunca pode ser deixado de lado: se abrir para a realidade dos números e jamais mentir sobre eles! Vamos descobrir de vez quais são as duas lições de ouro motivadas pelo livro Storytelling com Dados?
Lições para fortalecer o seu alvo
A base para uma construção verdadeira de Storytelling com Dados está na cultura organizacional, na convivência coletiva e na polidez que você dá ao que acontece ao seu redor.
A importância do contexto
A essa altura da leitura, lá vão perguntas-chave para o seu Storytelling com Dados deslanchar: quem é seu público-alvo? O que precisa que ele saiba ou faça? Como adequar a sua linguagem ao mecanismo utilizado para se comunicar?
Veja, os dados são interessantes quando você pensa primeiro sobre os seus usuários, o que é importante para eles, e apresenta os dados de uma forma que os torna claros e acionáveis.
Aí sim o domínio do Storytelling com Dados cumpri-se, porque as pessoas dão mais valor as explicações que façam sentido para elas e que geram identificação.
Direcione onde deseja atingir
Storytelling com Dados também dispõe de configuração, enredo, ação ascendente, clímax em que as tensões atingem o seu ápice, ação de queda e enfim, resolução.
Nenhuma história criativa e bem contada deixa de ser naturalmente envolvente e o mesmo ocorre no momento de agregar os resultados analíticos a favor de nobres benefícios.
E, acima de tudo, é fundamental planejar contar histórias não para nós mesmos ou para nossos dados ou análises, mas direcionadas para a nossa platéia.
Isso expressa repensar a forma como manifestamos o Storytelling com Dados!
Segundo a autora Cole Nussbaumer Knafic, manter o público em mente durante a análise, visualização e comunicação de dados, desde os gráficos até a narrativa, nos coloca em uma posição de triunfo em motivar ações potenciais.
O que podemos extrair deste artigo e do livro na íntegra, é um grande plano de ação para aplicar o Storytelling com Dados em qualquer processo acreditável!