Governo do Japão lançou a iniciativa Sociedade 5.0 após população idosa do país chegar a 28,4%

Imagem retirada do Shutterstock, produzida por Suptar

Frente ao maior índice de idosos, 28,4% da população total, o governo japonês precisou desenvolver uma estratégia de crescimento chamada Sociedade 5.0.

Após registrar um novo recorde na quantidade de idosos no Japão (pessoas com idade igual ou superior a 65 anos) através de pesquisa feita em Setembro de 2019 pelo Ministério do Interior do Japão, que estimou 35,88 milhões de habitantes com idade avançada, 28,4% da população total do país, o governo japonês desenvolveu uma iniciativa chamada Sociedade 5.0.

Buscando criar uma sociedade capaz de solucionar internamente todos os desafios sociais, através de inovações da Indústria 4.0 (IoT, Big Data, Inteligência Artificial, robótica e economia compartilhada) dentro do âmbito social e da própria indústria, o governo japonês está se preparando para uma nova fase de sua sociedade.

De acordo com a apresentação do Ministério do Interior do Japão, a Society 5.0 busca desenvolver cidades do Japão através de inovação e tecnologia, antes de todo o mundo, com o objetivo de criar a sociedade do futuro onde valores e serviços são criados continuamente, permitindo que a população tenha uma vida mais confortável e sustentável.

Como o Japão desenvolverá a Sociedade 5.0

O governo japonês pretende criar estratégias e conexões capazes de trazer Insights em tempo real sobre a situação de vários setores do país. Utilizando informações de Big Data coletada através de Internet das Coisas (IoT), os dados serão convertidos em um novo tipo de Inteligência Artificial, que irá tornar possível atingir todos os espectros da sociedade japonesa.

Através da iniciativa de Sociedade 5.0, todas as pessoas receberão produtos e serviços de acordo com a quantidade necessária e em tempo hábil, evitando falta de recursos e principalmente, desperdício de tempo e dinheiro que poderiam ser melhor aproveitados.

O governo do Japão definiu sete prioridades para que possa preparar seu país para os próximos anos de uma sociedade que possui quase 30% de seus habitantes fora de idade produtiva:

Através delas, será possível desenvolver a nova sociedade de forma estratégica, priorizando os principais setores que levaram o país a optar por mudanças tão drásticas, baseadas em alta tecnologia.

Confira algumas das estratégias já definidas pelo Ministério do Interior do Japão, para fazer com que a Sociedade 5.0 se torne uma realidade em poucos anos:

Saúde

Imagem: Governo do Japão – https://www.japan.go.jp/

Ao conectar e compartilhar informações médicas que estão espalhadas por inúmeros hospitais, atendimento médico efetivo seria oferecido. Além disso, através do atendimento remoto, idosos e pessoas com dificuldades poderiam evitar visitas exaustivas aos hospitais, podendo interagir com médicos através de atendimento remoto. Por fim, seria possível medir e administrar dados de saúde sobre doenças cardíacas e tratamentos contínuos, podendo oferecer uma maior expectativa e qualidade de vida.

O Japão está lidando com a sociedade com o maior índice de envelhecimento do mundo. O país está sofrendo com o aumento de custos médicos e de segurança social, necessitando de atenção especial aos maiores de 65 anos de idade.

Conectar e compartilhar informações médicas entre profissionais do setor, incluindo relatos médicos de exames de rotina, tratamentos complexos e informações de asilos. Iniciar serviços de atendimento médico remoto. Utilizar Inteligência Artificial e robôs em hospitais e ambulatório para oferecer atendimento de qualidade e apoiar a independência de pacientes e médicos.

Mobilidade

Imagem: Governo do Japão – https://www.japan.go.jp/

Habitantes em regiões pouco populadas encontram dificuldades ao fazer compras e visitar hospitais, pela falta de transporte público. Contudo, através da disponibilização de veículos autônomos da Sociedade 5.0, todos poderão se transportar com maior facilidade, além de receber entregas com drones, sejam encomendas ou alimentos, fazendo com que a falta de mão-de-obra no serviço de logística e distribuição deixe de ser um problema.

O declínio da população resulta em áreas rurais pouco povoadas e sem acesso ao transporte público. O segmento de e-commerce em rápido crescimento resultou na escassez de motoristas e transportes para ambientes rurais.

Promover o uso de táxis e ônibus autônomos para fazer com que o transporte rural esteja sempre disponível. Aprimorar a eficiência dos setores de logística e distribuição, introduzindo inovações como a utilização de comboios de caminhões guiados por um único motorista e transporte através de drones.

Infraestrutura

Imagem: Governo do Japão – https://www.japan.go.jp/

Ao adotar novas tecnologias, incluindo a Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT), robôs, sensores de inspeção e sistemas de manutenção com acompanhando de mão de obra especializada, a detecção de defeitos poderá ser feita em um estágio inicial, assim como seus reparos. Dessa forma, acidentes inesperados poderiam ser minimizados, diminuindo também o tempo de construção e manutenção, aumentando a produtividade e segurança.

A deterioração da infraestrutura pública desenvolvida durante o rápido período de crescimento econômico do Japão criou uma escassez de mão de obra qualificada e um aumento no ônus financeiro para inspeção e manutenção.

Sensores, Inteligência Artificial e robótica serão utilizados para manter a qualidade e estabilidade de estradas, pontes, túneis e represas.

Comunicação

Imagem: Governo do Japão – https://www.japan.go.jp/

Remessas internacionais são extremamente trabalhosas, exigindo desperdício de tempo e pagamento de taxas bancárias. Através da tecnologia de Blockchain, será possível reduzir tempo e dinheiro investidos, além de aumentar a segurança em transações globais do ambiente de negócios.

Uma alta proporção de transações em dinheiro japonesas ainda é conduzida em espécie e procedimentos bancários são burocráticos. O uso de TI nas empresas é limitado e a instalação de serviços virtuais de pagamento é lenta.

Utilizar a tecnologia blockchain para transferência de dinheiro, aplicar interfaces de programação de aplicativos abertos (API) para empresas e startups de serviços financeiros, promover pagamento sem dinheiro físico.

Vantagens do Japão no Desenvolvimento da Nova Sociedade

Baseado em informações de saúde pública e dados médicos retirados de um sistema universal de saúde, conectado em todo o Japão, o país possui um ambiente propício para a utilização de informações capazes de guiar a indústria e a economia, através da análise de dados reais.

Conhecida como a “excelência de produção do Japão”, a cultura do monozukuri será somada aos anos de pesquisas científicas e tecnológicas do país, funcionando como vantagem na criação de produtos, analisando informações tecnológicas de Big Data e IA, que em seguida serão utilizadas para beneficiar a sociedade.

Tirando vantagem desses fatores, o governo japonês pretende, inicialmente, superar suas dificuldades em volta da diminuição de pessoas em idade produtiva, envelhecimento de comunidades locais e situações ambientais que impactam a região constantemente, como abalos sísmicos e tsunamis.

Desenvolvendo uma sociedade econômica vibrante, melhorando a produtividade e criando novos mercados, o Japão desempenhará um papel fundamental na expansão de um novo modelo de sociedade para o mundo.

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

A iniciativa da Sociedade 5.0 foi comentada por um dos principais economistas do Brasil, Ricardo Amorim, mostrando quais fatores levaram o governo japonês à buscar um avanço tão drástico de sua sociedade.

Saiba tudo sobre inovação, tecnologia e negócios do Japão, Brasil e do mundo, através da plataforma de vídeos do AAA Inovação com vídeos exclusivos enviados todos os dias, através de assinatura mensal ou anual:

A iniciativa da Sociedade 5.0 é um movimento estratégico do governo do Japão, em busca de um desenvolvimento sustentável da sociedade com o maior índice de pessoas idosas do mundo. São quase 30% de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

Sair da versão mobile