Saúde Mental no Trabalho: como ela afeta seu desempenho

Em tempos de tantas mudanças, pode ser difícil criar um ambiente saudável de trabalho. A segurança psicológica e bem-estar mental dos estudantes e profissionais tem se tornado uma preocupação cada vez mais frequente.

Uma pesquisa feita mostra qual a real situação dos profissionais atuais, provavelmente você irá se identificar com alguma delas:

É interessante pensar que coisas básicas se tornam uma preocupação, como pedir ajuda ou uma opinião. Para entender melhor, a criadora desse termo, a Dra. Amy Edmondson, professora de Harvard, explica sobre o que significa e como conseguir a tão desejada segurança psicológica.

O que é a Segurança Psicológica?

A segurança psicológica, diz respeito a um ambiente organizacional onde as pessoas se sentem confortáveis para falar suas opiniões, compartilhar experiências e suas ideias sem o medo de ser ignorada ou repreendida. Dessa forma, todos se sentem confortáveis e seguros para expor suas ideias diante de outros colaboradores e líderes.

Para conseguir isso, é importante criar uma cultura de franqueza, respeito e abertura para aprender e colaborar. É quando as pessoas estão no seu melhor para intensificar, aprender coletivamente e inovar, que elas demonstram um desempenho maior e resultados ainda melhores.

Veja abaixo uma representação visual de como a segurança psicológica pode afetar a performance:

Como melhorar a segurança psicológica?

1. Cultura de Feedback

Essa é a maneira mais eficaz de conseguir uma comunicação aberta e honesta entre colaborador e líder. Assim fica mais fácil, para os colaboradores, se sentirem confortáveis para expressar suas dúvidas, opiniões e ideias.

 

2. Aprender  a aprender com os erros

Para a maioria das pessoas, a falta de segurança psicológica deriva do medo de errar. Tanto pela intolerância de erros de seus superiores como sua própria cobrança excessiva. Por isso é importante aprender a aprender com os erros e encará-los como uma oportunidade de se desafiar e inovar.

 

3. Trabalhar a inteligência emocional 

Ligado ao item anterior, a inteligência emocional ajuda a diminuir a ansiedade da autocobrança. É importante para a sua segurança psicológica diminuir sua autocobrança por desenvolver sua capacidade de lidar com seus erros, e conhecer seus pontos fortes e fracos. 

Uma ajuda seria alinhar expectativas com seu líder e colegas de trabalho. Uma comunicação aberta pode nos deixar mais tranquilos e seguros.

Qual é o papel da Inteligência Emocional no ambiente corporativo?

 

4. Se desafiar e tomar riscos

Faz parte da cultura de inovação tomar riscos inteligentes. Toda ideia deve ser testada antes de ser melhorada, aplicada ou descartada. Por isso é importante que cada profissional se permita ser desafiado por si mesmo e pelos outros.

Também é papel do líder desafiar e guiar sua equipe, ensinando ao mesmo tempo que os dá autonomia para guiar a si mesmos.

 

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