Richard Branson: conheça a história do CEO que criou o conglomerado Virgin

 

Quem é Richard Branson?

Imagem via Mark Mann

Richard Branson é um britânico nascido em 1950. Quando tinha 16 anos, ele largou os estudos para empreender neste mesmo período. Com a ajuda de um amigo, ele fundou a revista Student. Um ano depois do lançamento da publicação, o patrimônio de Branson era estimado em £ 50 mil.

Quando tinha por volta de 20 anos, fundou uma empresa de venda de discos entregue pelos correios. Dois anos mais tarde, abriu a uma rede de lojas físicas para vendê-los, e uma série de outros negócios gigantescos na aviação a Virgin Airlines, na hotelaria a Virgin Hotels, até mesmo no setor aeroespacial com a Virgin Galactic.

O sucesso do conglomerado Virgin deve muito à imagem pública do próprio Richard Branson, que reconhecido por seu comportamento de rockstar, com ações de marketing ousadas e por ter a ambição de quebrar distintos recordes mundiais ao longo de sua trajetória.

Sua imagem se destaca de empresários tradicionais, atraindo centenas de investidores dispostos a gastar dinheiro para usar o nome Virgin em seus negócios, expandindo assim o império do Grupo Virgin. Com isso, há tantas ofertas que a maior dificuldade é saber dizer “não”. Ele gosta de desafiar e usa a expressão “Screw it, let’s do it” (Dane-se! Vamos fazer isso).

 

Empreendedorismo na veia

Image via Virgin.com

O pai de Richard, Edward James Branson, era apaixonado por esportes, quebrou recordes de natação na época de escola, uma paixão que Richard herdaria. Edward foi soldado da cavalaria britânica na Segunda Guerra Mundial, e queria se tornar arqueólogo, mas acabou seguindo a carreira jurídica.

Por ter falhado em seu primeiro exame para advogar, a família, na década de 1950, não conseguia contar com uma renda fixa. Entrou em cena, então, o empreendedorismo de Eve Branson, mãe de Richard. Ela fabricava toalhas de mesa, lixeiras e caixas de madeira e as vendia. Também foi corretora de imóveis, policial e agente de condicional.

Antes de se casar, Eve, filha de um militar, se disfarçou de homem para conseguir se formar como piloto, mas o projeto não durou muito. Com o céu fechado para pilotas, Eve serviu na Marinha britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, Eve fez turnês na Europa como bailarina e até virou aeromoça. E foi ela quem empurrou Richard, para o rumo do empreendedorismo.

 

O primeiro empreendimento

Imagem via Virgin.com

O primeiro empreendimento de sucesso de Branson seria a revista Student. A ideia da revista surgiu quando ele ainda estava no ensino médio, em uma escola que incentivava a participação dos alunos na administração. Como ele havia muitas ideias que eram consideradas “radicais” na época, decidiu criar sua própria revista aproveitando a estrutura criada no colégio para buscar apoiadores e anunciantes.

Com pegada de dar a voz para jovens ingleses do final dos anos 1960, abordando temas controversos para a época como a Guerra do Vietnã e pautas de costumes, a primeira edição foi um sucesso. O número de estreia recebeu ilustrações do artista Gerald Scarfe, responsável pela capa do álbum The Wall, do Pink Floyd, além de trabalhar em diversas publicações como a revista The New Yorker.

Porém, com o tempo a Student passou a focar mais para o mercado da música, e Branson viu outra grande oportunidade de negócio: criar uma loja de discos. Assim, ele geraria mais receita publicitária para a revista, anunciando sua loja de discos na publicação.

 

O começo da Virgin

Imagem via Virgin.com

Ao entrar na indústria da música, Branson descobriu a existência de um acordo entre as fábricas de vinis e lojas para tabelar os preços dos discos e evitar promoções que atrapalhassem os negócios. Branson descobriu uma oportunidade de vender os discos por um preço menor despachando os discos pelo correio.

Nascia assim a Virgin Mail Order, o futuro Grupo Virgin. O nome que ficaria conhecido no mundo inteiro foi uma sugestão quase debochada de uma amiga, que apontou que todos eles eram virgens no negócio. Anunciando o serviço de entrega de discos mais baratos pela Student, a ideia pegou e os pedidos vieram rapidamente. O segredo para o sucesso do negócio estava no ambiente descolado desenhado por jovens para jovens.

Lá, os clientes poderiam se sentar, conversar, ler e ouvir música. Era um lugar para experiência da música em um modelo muito comum hoje em dia, mas bastante disruptivo naquela época, quando para se ouvir uma canção era preciso ter vitrola e discos. Com isso, a Virgin formou uma super base de clientes leais.

 

Jeff Bezos & Elon Musk: a Jornada de Gigantes até Chegar ao Topo

 

A acirrada competição entre bilionários

Richard Branson no IPO da Virgin Galactic – Imagem via Drew Angerer / Getty Images

Mas o inquieto Branson, além de licenciar sua marca, também toca alguns projetos bem de perto. Em 1997, ele resolveu dar um passo além nos negócios de transporte e criou a empresa de trens Virgin Rail Group, para participar do processo de privatização da British Rail, a rede de ferrovias do Reino Undio.

Em 2004, ele criou a Virgin Galactic, uma empresa que quer levar turistas a cerca de 100 km de altitude, em uma corrida espacial cheia de CEOs bilionários como Elon Musk, da SpaceX, e Jeff Bezos, com a sua Blue Origin. Capitalizado após o IPO em Nova York em 2019, a Virgin Galactic marcou seu primeiro voo para o dia 11 de julho, em Spaceport America, Novo México. O lançamento será transmitido nas redes sociais e no site da Virgin Galactic há um cronômetro regressivo indicando o horário da partida da aeronave.  

Esse será o 4º voo teste feito pela Virgin Galactic até aqui, e sua primeira missão com um grupo maior a bordo. Mais de 700 pessoas já reservaram sua volta ao espaço no próximo voo turístico da Virgin Galactic. As passagens, inicialmente, custaram US$250.000 cada. No entanto, os preços tendem a ser ainda maiores uma vez que a empresa começar a aceitar novas reservas para voos futuros. 

No dia 25 de junho, a Virgin conseguiu a autorização da Administração de Aviação Federal para a realização de voos comerciais com fins turísticos. A empresa planeja dar início aos seus voos comerciais em 2022. Vale notar também que Jeff Bezos irá ao espaço no dia 20 de julho juntamente com seu irmão,  vencedor da ação pública de US$28 milhões e a icônica astronauta Wally Funk. 

 

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