Depois do ano de 2020, em que a humanidade se apoiou mais do que nunca nas gigantes da tecnologia ou Big Techs para nos conectar, entreter e até nos alimentar em um tempo de isolamento. Com isso, é apropriado analisar que a Apple, Amazon e Microsoft ocupam os três primeiros lugares no ranking da Fortune das empresas mais admiradas do mundo.
Porém, para elas chegarem nesta posição elas tiveram que investir em uma boa Reputação Corporativa. Isso está relacionado em não somente em pagar impostos e colaboradores de forma justa, mas sim de ser “boas cidadãs”, oferecer produtos e serviços de qualidade com registro positivo e de impacto positivo na sociedade,
Continue lendo o artigo a seguir e confira quais são as empresas mais admiradas do mundo e como elas conseguiram chegar até lá.
Quais são as 10 empresas mais admiradas do mundo?
Essas empresas listadas se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia. A Apple, o principal fornecedor de produtos eletrônicos, é o líder da lista pelo 14º ano consecutivo das empresas mais admiradas do mundo, com cerca de 3.800 executivos, diretores e analistas corporativos. Já o gigante do streaming, Netflix voltou ao top 10 em 2021.
O que as empresas mais admiradas do mundo tem em comum?
Desde 1980, a Fortune realiza essa pesquisa com os principais executivos e diretores de grandes empresas, juntamente com analistas financeiros, para identificar as empresas que tem a reputação forte em seus setores. As empresas selecionadas devem ter aproximadamente US$ 10 bilhões em receita e estar entre as maiores por receita em sua indústria.
Além disso, os avaliadores são solicitados a avaliar cada empresa elegível em cada atributo atribuindo uma pontuação de 0 a 10. As empresas tiverem a melhor classificação são definidas como as mais admiradas em seu setor. Dentre os 10 principais atributos de Reputação Corporativa avaliados foram:
- Capacidade de atrair e reter pessoas talentosas
- Qualidade de gestão
- Responsabilidade social
- Sustentabilidade
- Inovação
- Qualidade de produtos ou serviços
- Uso inteligente de ativos corporativos
- Solidez financeira
- Valor de investimento de longo prazo
- Eficácia em fazer negócios globalmente
Como ter uma Reputação empresarial?
O público tende a apoiar empresas com bom desempenho, quando são gerenciadas de maneira adequada. A reputação corporativa representa um coletivo dos comportamentos e resultados da organização, que são demosntrados pela sua capacidade de criar valor com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e outros públicos importantes. Mas como construir e gerencial estrategicamente a reputação corporativa?
1. Inovação contínua
A chave para construir e melhorar uma reputação corporativa forte é se antecipar e se adaptar às mudanças na indústria. Inovação, liderança e integridade nos negócios são os principais pilares para ter um gerenciamento da reputação corporativa.
2. Criar uma comunidade
Uma comunidade da marca é um grupo de pessoas que tem os mesmos interesses e desejam defender a marca nas mais diversas situações. Essas pessoas são importantes porque são fãs da marca e se colocam a disposição da marca, por concordar com a postura geral da marca.
3. Incentivar a transparência
A transparência é um fator chave que influencia a forma como a empresa é percebida por seus clientes, colaboradores, parceiros comerciais e investidores. Isso afeta a reputaçãodo negócio, e a maneira que os stakeholders ficam mais dispostos e confiantes para interagir com empresas que agem de forma honesta.
E quanto a educação corporativa do futuro?
Na mesma medida que a educação evolui, através de novas tecnologias e personalização de atendimento, também evoluem os futuros profissionais presentes no mercado de trabalho. Será que a sua empresa está preparada para recebê-los? Ou será que os seus colaboradores ou até mesmo a sua diretoria fará parte dessa nova era, ou ficará para trás?
Para acelerar a inovação e transformação digital da sua empresa, garantindo a evolução de todos aqueles que fazem o seu negócio todos os dias, o AAA Inovação oferece cursos, Workshops e materiais exclusivos para um futuro cada vez mais inovador. Quer fazer parte da mudança? Acesse: