[Série Tecnologia & Saúde] Ep. 3: Benefícios e Casos de Realidade Estendida no Brasil

Englobando todas os recursos oferecidos pela Realidade Virtual, Aumentada e Mista, a Realidade Estendida oferece novas experiências na Medicina do Brasil.

Oferecendo soluções para profissionais e pacientes e aprimorando a saúde no Brasil, a utilização da Realidade Estendida na Medicina tem mostrado como é possível impactar todas as pontas, através de uma só criação. Sendo um termo amplo que engloba a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e Realidade Mista, a Realidade Estendida é responsável por oferecer uma experiência completamente única para aqueles que se dispõe a testar essa tecnologia. 

Através de óculos VR e equipamentos de auxílio, o usuário se sente inserido em ambientes completamente novos, facilitando com que seu foco não seja no mundo real ou até mesmo, possibilitando que ele se veja em um futuro não tão distante. Caso não esteja familiarizado(a) com nenhum dos termos mencionados, segue abaixo uma breve relação do que cada um deles oferece:

  1. Realidade Virtual (AR) – experiência de imersão total em um ambiente virtual – de fantasia ou simulacro do mundo real – através do uso de dispositivos como os óculos VR;
  2. Realidade Aumentada (VR) – experiência que adiciona elementos digitais ao mundo real através de dispositivos como tablet ou smartphone
  3. Realidade Mista (MR) – combinação das realidades virtual e aumentada. Uma experiência em que a pessoa fica imersa num ambiente real aprimorado por elementos digitais, através do uso de óculos ou lentes especiais, como o Hololens da Microsoft.

Benefícios para a Saúde através da Realidade Virtual e Aumentada

Imagem: Shutterstock

Ainda não foram descobertas todas as possibilidades para o uso da Realidade Estendida na Medicina, visto que existem restrições e regulamentações que exigem uma série de testes, antes de oficializar novas tecnologias no setor de Saúde. Contudo, muitas aplicações já são possíveis, inclusive no Brasil, oferecendo situações únicas para pacientes e médicos:

Terapias

Através da imersão total num ambiente projetado e controlado, é possível realizar terapias para tratamento de traumas a um custo relativamente baixo;

Procedimentos invasivos

Da mesma forma o uso do VR pode viabilizar procedimentos invasivos ao paciente a partir do momento que o insere numa realidade alternativa ao do mundo real. “Transportando” o paciente para outro ambiente, é possível reduzir retrabalho e ter uma melhor adesão aos tratamentos.

Treinamentos técnicos

A imersão no ambiente virtual pode ser utilizado também para realizar treinamentos técnicos em médicos e demais profissionais na saúde diminuindo a necessidade do uso de cadáveres e/ou cobaias;

Auxílio ao profissional

Com o uso da Realidade Estendida na Medicina, profissionais de saúde podem ter o auxílio da tecnologia em centros cirúrgico, indicando por exemplo, a instrumentação correta a ser utilizada em cada momento.

Redes e Hospitais brasileiros já utilizam recursos de Realidade Estendida

A Hermes Pardini lançou mão da Realidade Virtual para quebrar um paradigma antigo: melhorar a experiência das crianças ao tomar vacinas. Com ajuda da Ogilvy Brasil, a rede de medicina diagnóstica criou um jogo em formato RPG no qual a criança fica imersa durante a aplicação da vacina.

No momento exato em que a agulha é introduzida, dentro do jogo a criança – personagem ativo – recebe um patch por ter ajudado a combater o inimigo. Nada de choro, nada de escândalos, a criança sai do consultório feliz e se sentindo um herói.

O Hospital Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo, fechou uma parceria com a startup paulistana Medroom para ensinar estudantes de cursos técnicos e tecnológicos, graduação e pós-graduação da área médica e multiprofissional de saúde.

A tecnologia vai ser utilizada para a exploração do corpo humano em 3D em aulas de anatomia e fisiologia 

Leia todos os outros artigos da Série Tecnologia & Saúde

Sair da versão mobile