E se a sua empresa pudesse se beneficiar de parcerias com outros negócios, como as startups, na criação de produtos e serviços inovadores?
Isso se chama inovação aberta, termo criado por Henry Chesbrough, professor das Universidades Harvard e Berkeley. Ele apresentou o conceito em 2003, no premiado livro Inovação Aberta. A ideia se popularizou e tem sido bastante aplicada nas empresas nos últimos anos.
Neste artigo do Distrito em parceria com a AAA Inovação, saiba o que é inovação aberta e conheça os principais benefícios de implementá-la na sua empresa!
Mas o que é inovação aberta?
O conceito faz um contraponto à inovação fechada, na qual tudo o que é necessário para inovar deve ser feito internamente — o levantamento de ideias, a pesquisa, o desenvolvimento, a divulgação.
O problema é que, neste modelo, restrito aos limites da empresa, é preciso investir grandes quantias na área de pesquisa e desenvolvimento, ou P&D. Com a inovação aberta, por outro lado, é possível aproveitar recursos externos, como a tecnologia de outras empresas, além de deixar suas inovações disponíveis para outros negócios usarem. Um grande exemplo disso, seria a tendência de grandes empresas comprando startups, para potencializar projetos pendentes.
Não se trata, no entanto, de ter livre acesso às tecnologias de outras empresas, mas sim de criar redes colaborativas entre os negócios, parcerias em que todos saem ganhando.
7 razões para sua empresa praticar a inovação aberta
1. Para fazer lançamentos mais rápido
Levando em consideração a alta concorrência e os ciclos de vida mais curtos dos produtos, fazer lançamentos rapidamente é essencial para manter-se competitivo.
Com a inovação aberta, você consegue reduzir esse tempo de desenvolvimento. Isso porque o trabalho fica dividido entre você e os parceiros de inovação, que podem ser mais especializados em determinada etapa.
2. Para reduzir os custos de lançamento
Além de mais rápidos, com a inovação aberta os seus lançamentos são, também, mais econômicos. Dividir o trabalho com outros negócios reduz o custo da inovação, o que também ajuda o seu negócio a continuar competitivo!
3. Para ter acesso a novas ideias
Quando você está fica restrito os limites do seu negócio, inovar completamente é mais difícil. Normalmente, empresas que adotam a inovação fechada fazem apenas mudanças incrementais nos produtos ou serviços.
Com a inovação aberta, por outro lado, fica mais fácil criar novas funcionalidades e entrar em novos mercados. Afinal, você terá acesso a muitas ideias diferentes!
Gerar novas ideias, aliás, é uma das principais razões pelas quais vale investir na inovação aberta. Sabe aquela ideia de que várias cabeças juntas pensam melhor? Aqui você terá diversas fontes de ideias e de conhecimento colaborando com o seu negócio. E, com a geração de tantas ideias, fica mais fácil selecionar as melhores e mais viáveis para implementar.
4. Para reduzir riscos
Lançar um produto novo no mercado pode ser arriscado, caso o lançamento não seja feito com bastante pesquisa. Com a inovação aberta, você também aumenta o product market fit — o nível de aceitação pelo mercado de um novo produto —, fazendo lançamentos que satisfaçam o desejo do seu público.
Isso porque o conhecimento dos diversos envolvidos será cruzado, reduzindo o risco de lançar algo novo que o público não quer.
5. Para aproveitar talentos externos
Nem sempre é possível ter todos os talentos do mercado na sua equipe. A inovação aberta é uma maneira de aproveitá-los mesmo assim, pois permite localizar as pessoas que tenham as ideias e a experiência que você deseja para fazer parcerias, compartilhando conhecimento.
6. Para evitar os vícios da empresa
É comum que empresas desenvolvam vícios organizacionais ao longo dos anos. Com ideias externas, você consegue evitá-los. Outros negócios podem trazer um frescor para o seu, ajudando na formação de uma cultura mais empreendedora e aberta.
7. Para ampliar os seus horizontes
Por fim, a última razão que trazemos para investir em inovação aberta é o fato de que ela amplia os horizontes do seu negócio. Com a cooperação com outros negócios do seu segmento, clientes, universidades, fornecedores e mais, é certo que você vai ampliar os seus horizontes.
Por onde começar
Se você ficou convencido da importância de investir em inovação aberta, talvez esteja se perguntando: mas por onde começar?
Isso depende de diversos fatores, como o mercado do qual faz parte e a complexidade das tecnologias que utiliza. Mas os pré-requisitos comuns são a necessidade de criar uma estratégia clara, além de uma cultura que permita a existência da inovação.
Nestes primeiros passos, pergunte-se: quais meus objetivos com a inovação aberta? A quais objetivos da empresa ele atende? Quais oportunidades eu aproveitaria, e por quê?
Uma maneira de começar é aliando-se aos centros de inovação, vinculando a sua marca às iniciativas inovadoras que esses espaços costumam fomentar.
As empresas HDI Seguros e KPMG, por exemplo, são mantenedoras e co-fundadoras do centro de inovação Distrito Fintech. Além de aliarem as marcas a esse espaço, ao fazerem parte de um programa de mantenedores de um centro de inovação, essas empresas também passam a fazer parte de um ecossistema de inovação, o que as ajuda a se relacionarem com startups, outras empresas e investidores.
E você, gostou de conhecer as razões para investir em inovação aberta? Já faz alguma parceria desse tipo na sua empresa? Para continuar aprendendo, visite o blog do Distrito. Lá publicamos as novidades sobre o mundo do empreendedorismo, tecnologia e startups.